Sumários
Aula 14 - Apoio à participação no projeto TIORE
7 Março 2017, 14:00 • margarida moura
. Discussão sobre os projetos a desenvolver: O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando?
. Apresentação do projeto TIORE - Tradições Infantis Orais e Rítmico-Expressivas. Explicação dos instrumentos de recolha: consentimento informado e ficha de recolha... critérios de avaliação sobre as recolhas TIORE:
a) cumprimento das diferentes etapas (3v) (consentimento informado, entrevista, registo audiovisual, registo descritivo e apresentação em contexto de aula); b) qualidade do registo audiovisual (5v); c) qualidade do registo descritivo (6v); d)) qualidade da apresentação em contexto de aula (6v).
Aula 13 - Avaliação em Animação Sociocultural
7 Março 2017, 13:00 • margarida moura
AVALIAÇÃO EM DASC (diferente de controlo e igual a auto regulação)
: condicionantes (políticas, sociais, económicas e técnicas)
: funções da avaliação
: tipos de avaliação / critérios de avaliação
: objectivos da avaliação
: técnicas avaliativas: contexto, planificação, processo, resultados
. Relação atividades-conteúdos-objetivos-avaliação
. Reflexão sobre a avaliação a ser considerada nos projetos.
Referências Bibliográficas:
Cohen, E. ; Franco, R. (2006). Evaluación de proyectos sociales. 7ª ed. Siglo Veintiuno Editores. Madrid, Espanha. http://www.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=Uz7IeGnN1mkC&oi=fnd&pg=PA11&dq=desarrollo+y+evaluaci%C3%B3n+de+proyectos+socioculturales&ots=r-K6kUylGa&sig=lzA1KYOIr_eBsB1FRPvsZnKdkFs&redir_esc=y#v=onepage&q=desarrollo%20y%20evaluaci%C3%B3n%20de%20proyectos%20socioculturales&f=false Consulta em 12 março 2015
Martinez, X. (2004). A avaliação do animador sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 189-203.
Ventosa, V. (2002). Desarrollo y evaluación de proyectos socioculturales. 2ª edição. Pub. CCS. Madrid.
Aula 12 - Apresentação da tarefa formativa, "movimento e voz"
6 Março 2017, 15:00 • margarida moura
- Apresentação da tarefa formativa, Movimento e Voz, preparada, pelos estudantes, para as populações: crianças, jovens, adultos, 3ª idade, populações marginalizadas.
Critérios de avaliação: a) cumprimento do tipo de tarefa solicitada (2v) (Voz e Movimento); b) apresentação sequencial, coerente e fundamentada da atividade (5v); c) adequabilidade da atividade à população alvo (4v); d) originalidade e carácter inovador da atividade (4v); e) domínio e segurança na condução e apoio da atividade (5v).
Todos os participantes participam da avaliação formativa (auto-avaliação, avaliação recíproca e avaliação do docente).
Aula 11 - Elaboração de Projetos de Dança e Animação Sociocultural
6 Março 2017, 14:00 • margarida moura
- LOCALIZAÇÃO E COBERTURA ESPACIAL: macro e micro localização e espaço geográfico.
- O QUÊ - temáticas, conteúdo, área de intervenção.
- PORQUÊ - origem e fundamentação, razões que o justificam.
- PARA QUÊ - finalidades e objetivos (gerais, específicos).
- QUEM - responsáveis/equipa técnica e estrutura administrativa / recursos humanos.
- QUANTO – metas a alcançar (dimensão operativa dos objetivos: quanto (se quer obter), quando (prazo específico) e onde (âmbito e/ou espaço delimitado).
- PARA QUEM - destinatários / beneficiários (diretos e indiretos).
- ONDE - localização (situação no espaço), âmbito geográfico.
- COMO - atividades e tarefas; metodologia /funcionamento.
- COM QUÊ - recursos materiais e recursos financeiros.
- QUANDO - calendarização (situação no tempo).
- QUE RESULTADOS - resultados esperados, avaliação (de processo, de resultado e de impacto).Referências bibliográficas:
Ander-Egg, E.; Idáñez, Maria (1999). Como elaborar um projecto: guia para desenhar projectos sociais e culturais. Projecto Atlântida. Centro Português de investigação em história e trabalho social. Lisboa.
Vacas, M. (1997). Projectos: Concepção e Desenvolvimento. Guião de Formulário para Candidatura. Direcção Geral da Acção Social. Núcleo de Documentação Técnica e Divulgação.
Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.Aula 10 - Apoio à consecução das fichas de leitura
21 Fevereiro 2017, 14:00 • margarida moura
Apresentação das fichas de leitura em contexto de aula. Esclarecimento de dúvidas. Entrega das Fichas de Leitura e do o artigo específico (PB), via e-mail, até ao final do dia. Tarefa formativa para a próxima aula TP: movimento e voz (história, jogo mimado, cantado, ...). Grupos de 2 elementos para um máximo de 10min. Por grupo apresentar uma situação pensada para uma das populações: crianças, jovens, adultos, 3ª ou 4ª idades ou populações marginais.