Sumários

Ensaio Escrito

10 Novembro 2021, 09:00 Elisabete Monteiro

Em pequenos grupos e de forma individual, deu-se continuação à breve apresentação, seguida de discussão, dos Ensaios Escritos realizados pelos estudantes.


Consciência Corporal: expressão corporal e percepção da imagem corporal

8 Novembro 2021, 12:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Numa primeira fase os estudantes vivenciaram as seguintes tarefas:



T1- A MARIONETA “ FIOS IMAGINÁRIOS”, permite trabalhar o reconhecimento das articulações do corpo e perceção da imagem corporal. Objetivo: favorecer a perceção do corpo e um maior controlo dos movimentos articulares por meio da experimentação lúdica.

 

Exercício: 2x2 um aluno manipula e o outro é manipulado. O manipulador imagina  que os fios da marioneta estão colocadas nas articulações: pulso, cotovelo, joelho e tornozelo, e vai conduzir os movimentos do colega como se fosse uma marioneta. Troca


Em seguida, na sequência da mesma tarefa, passaram a manipular as diferentes partes do corpo. Troca


Reflexão e referência a possíveis desenvolvimentos e evoluções de acordo com diferentes faixas etárias.

(- foco nos mais novos (6-12 anos), podem usar elásticos ou fios para realizar a mesma atividade.

-Podem sugerir aos mais crescidos diferentes partes do corpo (cabeça, ombros, peito, costas, anca, joelho, pés)

- Pode ser executado com música, para tornar a atividade mais prazerosa.

- Como manipulo determinada parte do corpo, e se repercute pelas diferentes partes até à totalidade.)


T2- COMANDANTE E COMANDADO: permite trabalhar a perceção das partes do corpo e expressão corporal.Objetivo: favorecer a perceção e expressão corporal e um maior controlo dos movimentos.

 

Exercício: 2x2 um aluno será o comandante (lidera) e o outro o comandado (liderado).

 

O comandante movimentará uma parte do seu corpo (à sua escolha- deve usar pelo menos 3 partes do corpo) e o comandado deve acompanhar o  movimento do colega com outras partes do corpo à sua escolha. Troca.

 

Reflexão sobre possíveis desenvolvimentos e evolução: numa fase inicial  o comandante poderá movimentar uma parte do seu corpo e o comandado deve acompanhar com o olhar o movimento do colega.

Em seguida o comandado pode seguir o movimento do comandante com as mesmas partes do corpo ou outras partes do corpo. Pode ser feita com os pés descalço, ou não.

 

T3- O ESPELHO: permite trabalhar e desenvolver a noção de simetria e assimetria nos movimentos corporais e domínio dos movimentos na expressão corporal.

 

Exercício: 2x2 um à frente do outro, 1 move-se livremente recorrendo a todas as partes do corpo, o outro deve acompanhar imitando o colega. Troca

 

Reflexão sobre possíveis desenvolvimentos e evoluções: 1 move-se o outro observa e imita o movimento com outra parte do corpo; Podem trabalhar as diferentes partes do corpo, níveis amplitudes, dinâmicas-ritmo, fluência.(...); 1 move-se e o outro observa e depois dá a resposta e vice-versa com outras partes do corpo.

 

Em grupos, cada um propôs  o desenvolvimento de pelo menos uma destas tarefas, para de seguida aplicarem à turma. A tarefas vivenciadas durante a aula (dadas pela docente )serviram de base/ponto de partida. Apenas um grupo apresentou a sua tarefa. Reflexão, discussão e partilha de ideias sobre a proposta do grupo.

* Os grupos que não apresentaram as suas tarefas nesta aula, deveram ter consigo o material para a próxima aula.



Apresentação dos Ensaios 2

4 Novembro 2021, 12:00 Elisabete Monteiro

Em pequenos grupos e de forma individual, deu-se seguimento à breve apresentação, seguida de discussão, dos Ensaios Escritos realizados pelos estudantes.


Apresentação dos Ensaios 1

3 Novembro 2021, 09:00 Elisabete Monteiro

Em pequenos grupos e de forma individual, procedeu-se à breve apresentação, seguida de discussão, dos Ensaios Escritos realizados pelos estudantes.


O Ensaio escrito

28 Outubro 2021, 12:00 Elisabete Monteiro

A aula foi totalmente dedicada à informação e esclarecimento individualizado das dúvidas quanto ao Ensaio Académico a realizar e que deverá ser entregue via SGA, até dia 2. 11.

Fez-se ainda uma breve revisão das condições a respeitar no referido trabalho escrito.