Sumários
O factor espaço - conclusão
27 Outubro 2021, 09:00 • Elisabete Monteiro
Os estudantes vivenciaram várias situações com recurso 1º a balões e depois e depois a papel para registo gráfico do movimento. Os balões foram trabalhados desde o aquecimento, até à exploração individual e depois a pares de todos os elementos que compõem o espaço, 1º sob comando do Professor, depois por livre gestão dentro do Factor espaço.
Exploração do movimento baseado em William Forsythe
25 Outubro 2021, 12:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Aula baseada na componente teórica,abordada anteriormente sobre William Forsythe-Improvisations technologies. Os estudantes formaram vários grupos, por afinidade, de acordo com os aspetos de movimento abordados por William Forsythe.
Improvisation Technologies
21 Outubro 2021, 12:00 • Elisabete Monteiro
Os estudantes visualizaram o Improvisation Technologies de William Forsythe.
O factor Espaço seus elementos
20 Outubro 2021, 09:00 • Elisabete Monteiro
Os estudantes vivenciaram situações no âmbito da exploração do movimento, desenvolvendo o factor Espaço, nomeadamente quanto aos níveis; às direções; ao foco; à amplitude e abrangência; e à trajetórias.
Estímulos tácteis/ imaginação
18 Outubro 2021, 12:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Os estudantes fizeram as questões relativamente ao espaço ou alguma particularidade do seu dia-a dia. Tarefa solicitada na aula anterior. Os alunos através do toque/ palpação (com as mãos) focavam-se na textura, temperatura, forma e cor do objecto após experiência registam por escrito estes aspectos. Enquanto os colegas vão fazendo, ainda de olhos fechados, visualizam o objeto e a sensação dos aspetos destacados. Em seguida, a turma foi dividida em 2 grupos formando 2 semicírculos, (1 observa, o outro vivencia ). A docente passa 1 objeto (diferente entre grupos), e através do toque/ palpação (com os pés) os estudantes têm de se focar nas sensações do toque/linhas, assim que passam o objeto ao colega, levantam-se e movem-se de acordo com as sensações. O colega que observa reage ao movimento do outro. Troca. Individualmente vão imaginar /construir um objeto que não existe devem ter como base os elementos: TAMANHO, PESO, ALTURA...(textura, temperatura, forma e cor do objecto, sensações do toque/linhas) Foram realizados exercícios de exploração e incorporação do objeto: Se tivessem que o transportar com as mãos? como seria? Escolham outra parte do corpo para transportá-lo. Se o vosso corpo fosse esse objeto, como seria, como de deslocavam como estariam parados? Vocês vão ter de passar vosso objeto a um colega e devolve. Passa a outro (etc...) Balanço final das experiências vivenciadas em aula. Esclarecimento de dúvidas.
Sentados no chão, formaram um círculo e de olhos fechados passamos 3 objetos.