Sumários

O factor espaço - conclusão

27 Outubro 2021, 09:00 Elisabete Monteiro

Os estudantes vivenciaram várias situações com recurso 1º a balões e depois e depois a papel para registo gráfico do movimento. Os balões foram trabalhados desde o aquecimento, até à exploração individual e depois a pares de todos os elementos que compõem o espaço, 1º sob comando do Professor, depois por livre gestão dentro do Factor espaço.

Na 2ª parte da aula procedeu-se ao trabalho essencialmente das trajetórias espaciais, aéreas (gestos) e aos apoios com interpretação gráfica do colega e depois interpretação da grafia pelo outro elemento do par.
No final fez-se um balanço breve da aula esclarecendo as dúvidas suscitadas.


Exploração do movimento baseado em William Forsythe

25 Outubro 2021, 12:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

 Aula baseada na componente teórica,abordada anteriormente sobre William Forsythe-Improvisations technologies.  Os estudantes formaram vários grupos, por afinidade, de acordo com os aspetos de movimento abordados por William Forsythe. 


Apresentaram uma proposta de exploração e desenvolvimento dos aspetos de movimento escolhidos pelo grupo, tendo em conta a idade e o possível desenvolvimento dessas tarefas. 

Cada grupo partilhava a sua proposta, sendo que podiam por em prática com os colegas.  
A docente dá feedbacks, questiona as opções e acrescenta outras possibilidades.
Discussão de turma sobre as propostas apresentadas.


Improvisation Technologies

21 Outubro 2021, 12:00 Elisabete Monteiro

Os estudantes visualizaram o Improvisation Technologies de William Forsythe.

Foi destacado o potencial que podem ter a nível da exploração e experimentação do movimento, assim como foi destacado as eventuais adaptações que uma ferramenta deste tipo pode ter para quando se trabalha com crianças.
No final, esclareceram-se as dúvidas suscitadas.


O factor Espaço seus elementos

20 Outubro 2021, 09:00 Elisabete Monteiro

Os estudantes vivenciaram situações no âmbito da exploração do movimento, desenvolvendo o factor Espaço, nomeadamente quanto aos níveis; às direções; ao foco; à amplitude e abrangência; e à trajetórias.

Seguidamente os estudantes observaram o pequeno trabalho de composição individual elaborado, com recurso à improvisação estruturada. Por fim, divididos em pequenos grupos e utilizando o material de cada elemento e ainda cumprindo com a exploração de outros elementos do espaço dados pela docente, procederam a uma criação coletiva, com apresentação, breve análise e reflexão de toda a turma.
No final a docente sublinhou ser um imperativo que para qualquer trabalho de índole criativa que se consiga munir os estudantes com ferramentas que lhes permitam explorar e desenvolver essa mesma capacidade criativa.
Esclarecimento de dúvidas.


Estímulos tácteis/ imaginação

18 Outubro 2021, 12:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Os estudantes fizeram as questões relativamente ao espaço ou alguma particularidade do seu dia-a dia. Tarefa solicitada na aula anterior.
Sentados no chão, formaram um círculo e de olhos fechados passamos 3 objetos. 


Os alunos através do toque/ palpação (com as mãos) focavam-se na textura, temperatura, forma e cor do objecto após experiência registam por escrito estes aspectos. Enquanto os colegas vão fazendo, ainda de olhos fechados, visualizam o objeto e a sensação dos aspetos destacados. 


Em seguida, a turma foi dividida em 2 grupos formando 2 semicírculos, (1 observa, o outro vivencia ). A docente passa 1 objeto (diferente entre grupos), e  através do toque/ palpação (com os pés) os estudantes têm de se focar nas sensações do toque/linhas, assim que passam o objeto ao colega, levantam-se e movem-se de acordo com as sensações. O colega que observa reage ao movimento do outro. Troca.


Individualmente vão imaginar /construir um objeto que não existe devem  ter como base os elementos: TAMANHO, PESO, ALTURA...(textura, temperatura, forma e cor do objecto, sensações do toque/linhas)

Foram realizados exercícios de exploração e incorporação do objeto:

Se tivessem que o transportar com as mãos? como seria?

Escolham outra parte do corpo para transportá-lo. 

Se o vosso corpo fosse esse objeto, como seria, como de deslocavam como estariam parados?

Vocês vão ter de passar vosso objeto a um colega e devolve. Passa a outro (etc...)


Balanço final das experiências vivenciadas em aula. Esclarecimento de dúvidas.