Sumários

Imaginação, criatividade e compreensão da kinesfera/espaço que o corpo ocupa.

22 Novembro 2021, 12:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas


 Continuação da aula anterior.

Os alunos espalham-se pela sala, encontram o seu lugar individualmente; A docente solicita que estes imaginem que estão dentro de uma grande caixa de papelão; 

Em seguida pede que explorem todas as paredes da caixa, que vai diminuindo o seu tamanho da (metade)- 

Volta a diminuir, até que fiquem sentados/deitados no chão.

 

Em seguida, a docente pediu para que eles alterassem a forma da sua caixa, e que  a explorassem individualmente, assim como imaginassem que as paredes deixaram de ser de cartão para ser de: ferro-frio, macias- veludo, áspera, irregular com altos e baixos, parede que tem cola. 

 

Os estudantes, em grupos, tinham de apresentar uma proposta  que envolva a imagética e criatividade (soluções criativas de movimento), que permita desenvolver a consciência corporal e ou espaço, tendo em conta a evolução lógica da/das tarefas de acordo com as idades propostas por cada grupo. 


Implementação das tarefas propostas, com partilha de ideias e feedbacks por parte da docente, da lógica, pertinência e adequabilidade das tarefas apresentadas. 



Os objetivos

18 Novembro 2021, 12:00 Elisabete Monteiro

Tendo em vista a preparação da tarefa de avaliação final, os estudantes tiveram de identificar de uma serie de objetivos, como exemplos dados, a que domínio pertenciam: psicomotor; cognitivo; afetivo.

Uma vez esclarecido o domínio a que pertenciam, após algumas das dúvidas apresentadas, os estudantes a pares, teriam de escolher 2 objetivos - um de cada domínio - e criar uma situação de aprendizagem a fim de poder cumprir como o objetivo visado. Esta tarefa poderia ser ou não, dirigida a um determinado escalão etário.
No final esclareceram as dúvidas que forma colocadas. 


As qualidades de movimento

17 Novembro 2021, 09:00 Elisabete Monteiro

Sem recurso a qualquer objeto, procedeu-se à exploração individual de cada elemento de cada factor, mediante indicação progressiva da docente. Pretendeu-se seguidamente que cada estudantes escolhesse o elemento de cada factor que preferiam.

Resultado de um trabalho em pequenos grupos (3 a 4 elementos), cada grupo ciou um pequena sequência de gestos e movimentos, que teriam de demonstrar de forma síncrona. Seguidamente, na base do mesmo material do grupo, cada elemento teria de aplicar osso seus 4 elementos preferenciais (de cada fator de movimento, ou seja, Tempo, Espaço, Fluência, Peso).
A turma visionou o trabalho explorado por cada grupo.
No final procedeu-se a um breve balanço da aula, pelos estudantes.


Consciência corporal: continuação da aula anterior

15 Novembro 2021, 12:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Continuação da apresentação das tarefas solicitadas na aula prática. Reflexão, discussão, partilha de ideias sobre as propostas e possíveis desenvolvimentos. 


Vivenciaram  a seguinte tarefa: 
Caminhando em (...): permite trabalhar a percepção do corpo e auto-expressão criativa através da imaginação e da metáfora.

Exercício: Os alunos usam livremente o espaço, a docente pede para que estes caminham, sendo que o principal foco são os apoio (pés), sentir cada apoio. Em seguida pede que usem as diferentes partes do pé como apoio (parte interna e externa, calcanhar, almofada do pé, dedos, peito do pé), explorar o apoio, ter percepção do peso corporal sobre esse ponto e captar a sensação. Depois andavam de forma livre, recorrendo a diferentes velocidades e aos vários apoios trabalhados anteriormente. 

Apelando à imaginação dos estudantes,  a docente sugere que eles imaginem as seguintes superfícies: pisar a lua, pisar um chão muito fino de vidro, andar sobre mel, pisar brasas e pisar um riacho, tinham de ter em atenção a sensação dos apoios em relação aos diferentes estímulos. 
De seguida, de forma a ampliar a percepção corporal, é solicitado que os estudantes modifiquem a forma do corpo, sejam capazes de modelar o corpo de acordo com a sensação de pisar as diferentes superfícies (exercício anterior). Reflexão sobre a vivência e experiência.  


Ensaio Escrito - conclusão

11 Novembro 2021, 12:00 Elisabete Monteiro

Em pequenos grupos e de forma individual, deu-se por terminada a breve apresentação, seguida de discussão, dos Ensaios Escritos realizados pelos estudantes.