Sumários

Sites dança criativa

14 Outubro 2021, 12:00 Elisabete Monteiro

Foi realizado o visionamento de vários vídeos de dança criativa, nomeadamente: crianças 3 anos; crianças 9-11 anos e adultos, mas com a particularidade de terem sido diagnosticados com demência.

No final de cada vídeo procedeu-se à análise e discussão do visionado, essencialmente a nível de pontos fortes, bem conseguidos, i.e., adequados, mas também outros menos conseguidos. Aproveitou-se ainda para sublinhar alguns dos princípios e estratégias a nível dos escalões etários presentes.
Ao longo deste debate foram esclarecidas as dúvidas que foram suscitadas pelos estudantes.


Tema - Animais

13 Outubro 2021, 09:00 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula esclarecendo as temáticas que pudessem ser alvo de escolha no Ensaio Escrito que deverá ser enviado pelo SGA, até ao dia 3 de novembro. Os estudantes tiveram oportunidade de colocar as dúvidas suscitadas. Após este esclarecimento inicial iniciou-se a a Temática da aula propriamente dita.

A aula cumpriu com 4 fases: aquecimento (em forma jogada); desenvolvimento (improvisação); climax (trabalho de composição em pequenos grupos); apresentação/observação e análise. No final procedeu-se a uma breve síntese dos objetivos da proposta do docente.
Alertou-se ainda para a importância da utilização de materiais/recursos no âmbito da dança criativa quando a nível das crianças, aquando ao escalão etário. Foram mostrados alguns materiais, que no âmbito da temática da aula - os animais - poderiam ser aplicados/desenvolvidos para crianças dos 2 aos 5 anos.


Percepção do espaço e do outro

11 Outubro 2021, 12:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas


Foram abordadas e vivenciadas situações com o objetivo de promover o conhecimento e percepção espacial do espaço físico envolvente, os Esteiros e em relação aos outros (colegas).


A docente colocou várias questões sobre os estúdios, corredores, salas, balneários, cozinha, sendo que os estudantes de olhos fechados tinhas de responder. Em seguida, ainda deitados no chão a decente questionou-os sobre os colegas (aspeto físico, características particulares, posição em relação a eles, cores, acessórios...)


Em seguida, foi-lhes solicitada a exploração do elemento espaço: amplitude e distância. 


O espaço foi dividido em 4 “estações” , a cada uma era atribuída uma característica: perto; longe; grande; pequeno.

Os estudantes foram divididos pelas 4 estações tendo de se mover de acordo com a característica específica. Todos passam pelas mesmas estações, trocam em diagonal, trocam e diagonal acumulando as características, trocam e passam pelas estações de forma livre. 


Em seguida, foi-lhes solicitada a
exploração do elemento espaço: percursos “pathway”
Individualmente, cada estudante escolhe no espaço envolvente (estúdio A) 2 pontos, o ponto A (partida) e o ponto B (chegada). Devem seguir as seguintes diretrizes:

- Executar o percurso em Linha (ponto A ou B); No ar - níveis médio e superior (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior). Faz o inverso (B para o A)- Próximo do chão- nível inferior/baixo (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior);

- Executar o percurso em Curvilíneo (ponto A ou B); No ar - níveis médio e superior (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior). Faz o inverso (B para o A)- Próximo do chão- nível inferior/baixo (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior);


- Executar o percurso em Zig Zag (ponto A ou B); No ar - níveis médio e superior (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior). Faz o inverso (B para o A)- Próximo do chão- nível inferior/baixo (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior);


- Executar o percurso em Irregular (ponto A ou B); mix de percursos e particularidades de movimentos trabalhados anteriormente (No ar - níveis médio e superior; Próximo do chão- nível inferior/baixo; grande, pequeno, longe, próximo;


Em grupos, os estudantes com base nos exercícios anteriores criam uma pequena sequência tendo sempre presente os aspetos trabalhados: espaço: distância -percurso. Mostram à turma.


A aula terminou com o jogo das diferenças/ Atenção ao outro

Os alunos colocam-se em duas linhas em frente uns dos outros (pares).

O elemento A- observa o elemento B,

O elemento A fecha os olhos e o elemento B muda qualquer coisa em si,

O elemento A abre os olhos e tenta descobri as diferenças. TROCA


Feedback por parte da docente e partilha de opiniões e vivencias com os estudantes.



Os elementos da dança

7 Outubro 2021, 12:00 Elisabete Monteiro

Pretendia-se nesta aula o visionamento de vários vídeos no âmbito da dança criativa, mas não foi de todo possível o acesso à internet.

Assim, procedeu-se à apresentação os factores de movimento, que servirão de base ao trabalho no âmbito da dança criativa, i.e., o Corpo (mov. locomotores e não locomotores, forma do corpo, partes, base/suporte), Espaço (nível, direção, amplitude, trajectória, foco, espaço próprio e partilhável), Tempo (duração, acento, ênfase, ritmo), Energia (peso, fluência, qualidade), Relações (com pessoas - individual, par, grupo -, objetos e envolvimento). Em cada um apresentaram-se os elementos que os constituem.
À medida da sua apresentação foi sendo explicitada a sua adequação, e que forma, consoante o escalão etário em presença e/ou grau de experiência.
Esclarecimento de dúvidas 


Conhecimento do CORPO

6 Outubro 2021, 09:00 Elisabete Monteiro

Vivência de situações de aprendizagem em forma de circuito, com recurso a folhas de cenário, mas também A4 contudo a silhueta dos alunos (papel cenário), e desdenhosos próprios alunos.

Através da interpretação de cada aluno do observado, foi através do movimento que foi demonstrada essa interpretação.
Os estudantes foram divididos a pares, onde se procedeu à observação e depois à análise e discussão do observado.
Relativamente ao trabalho realizado, a turma foi dividida em 3 grupos, e cada um mostrou à restante turma.  Focou-se a questão de como através do mesmo estímulo, ponto de partida, surgem trabalhos de composição distintos.
No final procedeu-se a uma análise do vivenciado ao longo da aula e esclareceram-se as dúvidas surgidas.