Sumários

Apresentação e enquadramento conceptual

30 Setembro 2021, 12:00 Elisabete Monteiro

Apresentação da disciplina: de forma breve foram abordados, o âmbito da disciplina, os objetivos dde aprendizageme aprendizagem, a avaliação e respetivas datas das tarefas.

Procedeu-se de seguida a uma breve enquadramento conceptual, destacando os principais conceitos envolvidos, nomeadamente: de inovação, liberdade, de criação ativa (criatividade), de expressividade, interação/colaboração, destacando ainda o papel dos mediadores expressivos/estímulos.
Disciplina que se centra na criação e não na reprodução.
Foram ainda abordados alguns dos princípios que regem a dança criativa, que destaca o papel do lúdico, do brincar, materializando-se no conceito de jogo, por implicar experimentação e criatividade, mas não só:
- Plasticidade/adaptação
- Pensamento divergente
- Cooperação/comunicação
- Autonomia/decisão - desenvolvimento emocional.
Foram explicitados alguns dos mediadores e de atividades expressivas.


Vivenciar a Dança Criativa

29 Setembro 2021, 09:00 Elisabete Monteiro

Os estudantes foram avisados que a apresentação da disciplina seria feita na aula teórica.
Os estudantes vivenciaram uma serie de situações no âmbito da dança criativa, que possam contribuir para a motivação para 'estarem presentes' em aula. Foram trabalhados essencialmente exercícios de quebra gelo e outros potenciadores da atenção/concentração, conhecimento/percepção do outro e do grupo.
Foi ainda introduzida uma forma 'jogada' (com folhas de papel) culminando no desenvolvimento da atividade com recurso à imaginação e à improvisação, com e sem música.
No final, após o retorno à calma, houve um breve momento de análise e reflexão sobre o que foi vivenciado, sendo os estudantes desafiados para tentarem identificar os objetivos que tinham sido visados nas propostas realizadas.
Esclarecimento de dúvidas.


Conhecimento do outro - Gosto e Não Gosto

27 Setembro 2021, 12:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Nesta aula os estudantes trabalharam o conhecimento do outro, a atenção e a memorização, através de tarefas propostas pela docente.


1ª TAREFA- 4 em 4, cada aluno tem de dizer à vez o que gosta enquanto faz um gesto/ movimento (repetem 3x). Os colegas imitam. O mesmo aluno em seguida diz em voz alta o que não gosta (+) gesto/movimento associados. (repete 3 vezes). Os colegas imitam.


2ª TAREFA- Todos juntos realizam os 4 movimentos “gosto” seguido de “Não gosto”, revistando os gestos anteriores, pela mesma ordem. (Assim sucessivamente)


3ª TAREFA- Em roda concêntrica, cada aluno avançou e mostrou 1 movimento/gesto que ficou na memória, sendo que os colegas tinham de adivinhar de quem era esse gesto, e se era do “gosto”  ou “não gosta” (o próprio não se acusa nem responde). 


Os gestos/ movimentos que surgem, servem de base para o exercício seguinte:

4ª TAREFA- Individualmente vão explorar os movimentos: criar uma pequena frase de movimento tendo atenção as ligações entre os mesmos.(pelo menos devem usar 4 movimentos/gestos)


5ª TAREFA- Em grupos de 2-3 elementos. Um de cada vez mostra a sua frase de movimento aos outros elementos do mesmo grupo que observam e absorvem o que conseguem. Troca. Todos mostram!


6ª TAREFA- Criação colaborativa: com a memória que ficou da observação dos colegas, pegam num movimento/ gesto específico e com a parte do corpo correspondente iniciam o seu movimento-desenvolve. Pegar nos gestos e partes do corpo correspondentes para desenvolver o seu movimento. A sequência vai ser construída com base no contributo de cada um(...) Pegam no último gesto do colega e dão continuidade...transformam.


A docente sugeriu que os estudantes explorassem várias possibilidades de transição entre os movimentos.


Feedback e reflexão sobre a aula. Esclarecimento de dúvidas.