Sumários
Apresentação e enquadramento conceptual
30 Setembro 2021, 12:00 • Elisabete Monteiro
Apresentação da disciplina: de forma breve foram abordados, o âmbito da disciplina, os objetivos dde aprendizageme aprendizagem, a avaliação e respetivas datas das tarefas.
Vivenciar a Dança Criativa
29 Setembro 2021, 09:00 • Elisabete Monteiro
Conhecimento do outro - Gosto e Não Gosto
27 Setembro 2021, 12:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Nesta aula os estudantes trabalharam o conhecimento do outro, a atenção e a memorização, através de tarefas propostas pela docente.
1ª TAREFA- 4 em 4, cada aluno tem de dizer à vez o que gosta enquanto faz um gesto/ movimento (repetem 3x). Os colegas imitam. O mesmo aluno em seguida diz em voz alta o que não gosta (+) gesto/movimento associados. (repete 3 vezes). Os colegas imitam.
2ª TAREFA- Todos juntos realizam os 4 movimentos “gosto” seguido de “Não gosto”, revistando os gestos anteriores, pela mesma ordem. (Assim sucessivamente)
3ª TAREFA- Em roda concêntrica, cada aluno avançou e mostrou 1 movimento/gesto que ficou na memória, sendo que os colegas tinham de adivinhar de quem era esse gesto, e se era do “gosto” ou “não gosta” (o próprio não se acusa nem responde).
Os gestos/ movimentos que surgem, servem de base para o exercício seguinte:
4ª TAREFA- Individualmente vão explorar os movimentos: criar uma pequena frase de movimento tendo atenção as ligações entre os mesmos.(pelo menos devem usar 4 movimentos/gestos)
5ª TAREFA- Em grupos de 2-3 elementos. Um de cada vez mostra a sua frase de movimento aos outros elementos do mesmo grupo que observam e absorvem o que conseguem. Troca. Todos mostram!
6ª TAREFA- Criação colaborativa: com a memória que ficou da observação dos colegas, pegam num movimento/ gesto específico e com a parte do corpo correspondente iniciam o seu movimento-desenvolve. Pegar nos gestos e partes do corpo correspondentes para desenvolver o seu movimento. A sequência vai ser construída com base no contributo de cada um(...) Pegam no último gesto do colega e dão continuidade...transformam.
A docente sugeriu que os estudantes explorassem várias possibilidades de transição entre os movimentos.
Feedback e reflexão sobre a aula. Esclarecimento de dúvidas.