Sumários

Continuação e conclusão da aula anterior

28 Abril 2017, 09:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Realização do aquecimento em que as estudantes tinham de responder à questão "Se eu fosse um cheiro qual seria? Se eu fosse um toque e um sabor qual seria?, sendo que em simultâneo moviam-se de acordo com essas sensações.

Recorrendo às imagens captadas nas aulas anteriores (imagem geral e a perspectiva), cada uma observa durante 3 minutos a sua imagem geral e capta todos os pormenores da mesma.
Em seguida sem olhar para a imagem, recorrem a uma folha e descrevem-na do ponto de vista sensitivo. À semelhança do exercícios anterior (aquecimento), tinham de atribuir um cheiro, um sabor, um toque (....).
Juntam-se (2x2), trocam entre si a imagem da perspectiva e individualmente descrevem do ponto de vista sensitivo a imagem do colega.
Em seguida partilham os vários textos, iniciando com o texto sobre a imagem da perspectiva do outro. Em seguida cada um lê o seu texto da imagem integral e discutem sobre os vários pontos de vista e significados atribuídos a uma mesma imagem.

Breve reflexão sobre as tarefas realizadas.


Memória visual e Imagens Residuais

21 Abril 2017, 09:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Foram realizados exercícios de aquecimento recorrendo à imaginação de objetos, sensações, situações.As estudantes dentro do espaço envolvente, esteiros captaram a imagem de um objeto, elementos da natureza, pessoas (...),  destacando  um detalhe que refletisse a sua perspectiva sobre a sua escolha.

Posteriormente durante 5´ observaram e descreviam a sua imagem centrado-se nos vários sentidos( se fosse um cheiro, um sabor....).
Para finalizar cada estudante desenhava de forma abstrata a sua imagem baseada nos sentidos imaginados anteriormente, sendo que em seguida os colegas acrescentaram uma linha/traço no desenho dos restantes. 

Breve reflexão sobre a lógica  dos exercícios abordados, assim como a potencialidade destes como ponto de partida para a realização do trabalho final.




Conclusão da aula anterior

18 Abril 2017, 08:00 Elisabete Monteiro

Conclusão da temática trabalhada, chamando-se à atenção para os aspetos a ter em consideração relativamente ao trabalho final.

despoletou um estúmulo de uma imagem "Nós somos os sítio que nos faz falta".
As estudantes foram informadas que nas próximas aulas se dará apoio individualizada relativamente ao trabalho final (findamentação e respetiva apresentação).
Esclarecimento de dúvidas


Conclusão da aula anterior.

7 Abril 2017, 09:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Foram realizadas as últimas tarefas propostas pelas estudantes. 


A docente interferiu sempre que necessário dando feedbacks e sugestões assim como deu continuidade às propostas apresentadas pelas alunas. 

Foi realizado um balanço sobre a experiência, as dificuldades e ganhos que as estudantes destacam desde a escolha dos estímulos, às tarefas propostas,  à implementação das mesmas. 

A docente entregou os diários de bordo dando um feedback geral sobre os aspetos a valorizar na elaboração do mesmo. Destacamos os seguintes aspetos:  a reflexão profunda e introspectiva, que reflita um pensamento critico e fundamentado sobre as coisas/ experiências/tarefas vivenciadas, a inclusão de estímulos captados extra aula devidamente fundamentados ou com alguma reflexão e evitar a descrição das tarefas.

As estudantes tiraram ainda algumas dúvidas relativamente à visita de estudo que tem de realizar assim como relativamente à fundamentação. 


Objetos reais e criatividade

4 Abril 2017, 08:00 Elisabete Monteiro

Aquecimento.

Cada estudante apresentou um objeto e procedeu à proposta de tarefas de índole criativa e sua respetiva exploração.

Todas foram supervisionadas, aferidas, complementadas e/ou propostas outras, no seguimento do anteriormente proposto.

Apenas foi possível trabalhar 3 objetos, por toda a turma.

Tentou-se reralizar uma ponte entre as situações práticas e os respetivos objetivos a perseguir.

Reforçou-se a ideia de que o trabalho de índole criativa implica uma aferição, dádiva e disponibilidade constante facilitador do seu desenvolvimento e exploração. Esclarecimento de dúvidas.

Reflexão final.