Sumários
Exploração de objetos propostos pelas estudantes
31 Março 2017, 09:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Nesta aula, cada estudante era portador de um objeto pessoal. Individualmente apresentavam as tarefas previamente preparadas, com o objetivo de explorar e desenvolver movimento através desses objetos. As tarefas mais complexas, não eram realizadas na sua totalidade no entanto as estudantes faziam referência à continuidade desta. Tarefas acompanhadas e orientadas pela docente.
Objetos imaginários e criatividade
28 Março 2017, 08:00 • Elisabete Monteiro
Aquecimento: movem-se livremente pelo espaço, a docente passa um objeto imaginário. Sempre que este passa de mão em mão sofre alteração (em constante transformação) pelo menos durante 15´´
Turma em 3 grupos (1 objeto por grupo). De olhos fechados e através do tato dos objetos descrevem as suas características: forma (desenho; textura; temperatura). Escrever uma característica sua.
Representam a forma do objeto em movimento. Em seguida o mesmo movimento com as 3 característica (textura, temperatura e a sua característica) 4 movimentos no total
Os elementos do grupo juntam-se e desenvolvem uma frase de movimento conjunta baseada nas características. As colegas visualizam e tentam adivinhar as características (e não o que é)
2x2 (com outro elemento do grupo) cadauma imagina um objeto. escreve as suas características. move-se de acordo com estas a colega segue o movimento como se fosse o reflexo da outra. Trocam.
No final da aula foi pedido para trazerem um objeto e pensarem numa tarefa de índole criativa para a próxima aula.
Reflexão final.
Continuação da aula anterior
24 Março 2017, 09:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
As estudantes foram questionadas sobre os conteúdos abordados na aula anterior.
Com a palavra que a docente retirou no inicio da aula, cada uma tinham de escrever um verso com essa palavra estabelecendo relação com as 5 frases.
As emoções e o 'eu'
21 Março 2017, 08:00 • Elisabete Monteiro
Iniciou-se a aula com um breve aquecimento de cosnciencialização do corpo e de atenção virada para para as sensações de cada um.
Emoções e Movimento
17 Março 2017, 09:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
A aula foi iniciada com um exercício de aquecimento, em que as alunas deslocam-se no estúdio de forma aleatória e reagem com movimento às questões colocadas pela docente, por exemplo, se fosses Ex. se fosses um objeto qual serias? (animal, uma onda, uma cor....).
As estudantes tinhas de refletir sobre três questões colocadas pela docente: 1ª- "Pelo que é que elas sentem ternura?"; 2ª- O que é que as mais incomoda ou irrita? e 3ª-"Pelo que é que elas se sentem ameaçadas?. As estudantes tinham de iniciar o movimento pela expressão facial repercutindo-se posteriormente por todo o corpo. (mesma lógica para as 3 questões). Os movimentos deviam ser reflexo do que elas são e pensam.