Sumários

Exploração de objetos propostos pelas estudantes

31 Março 2017, 09:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Nesta aula, cada estudante era portador de um objeto pessoal. Individualmente apresentavam as tarefas previamente preparadas, com o objetivo de explorar e desenvolver movimento através desses objetos. As tarefas mais complexas, não eram realizadas na sua totalidade no entanto as estudantes faziam referência à continuidade desta. Tarefas acompanhadas e orientadas pela docente.


Reflexão sobre e feedback sobre as tarefas realizadas, aspetos a ter em conta (objetivo da tarefa, o tipo e quantidade de informação, gerir tempo de tarefa...). Foram também discutidas várias hipóteses de dar continuidade a essas tarefas e /ou possíveis alterações da proposta da estudante.

Nota: as estudantes que não apresentaram a tarefa na presente aula, apresentarão na próxima aula 3ªf dia 4 de abril.


Objetos imaginários e criatividade

28 Março 2017, 08:00 Elisabete Monteiro

Aquecimento: movem-se livremente pelo espaço, a docente passa um objeto imaginário. Sempre que este passa de mão em mão sofre alteração (em constante transformação) pelo menos durante 15´´

Turma em 3 grupos (1 objeto por grupo). De olhos fechados e através do tato dos objetos descrevem as suas características: forma (desenho; textura; temperatura). Escrever uma característica sua.

Representam a forma do objeto em movimento. Em seguida o mesmo movimento com as 3 característica (textura, temperatura e a sua característica) 4 movimentos no total

Os elementos do grupo juntam-se e desenvolvem uma frase de movimento conjunta baseada nas características. As colegas visualizam e tentam adivinhar as características (e não o que é)

2x2 (com outro elemento do grupo) cadauma  imagina um objeto. escreve as suas características. move-se de acordo com estas a colega segue o movimento como se fosse o reflexo da outra. Trocam.

 

No final da aula foi pedido para trazerem um objeto e pensarem numa tarefa de índole criativa para a próxima aula.

Reflexão final.


Continuação da aula anterior

24 Março 2017, 09:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

As estudantes foram questionadas sobre os conteúdos abordados na  aula anterior.

Recorrendo ao material construído na aula anterior (57 papeis com 1 palavra escrita). A docente retirou apenas 1 e as estudantes retiram 5 papeis cada uma.
Em seguida, individualmente cada estudante escrevia um verso/ uma frase para cada palavras (total 5 versos/frases). 
Com a palavra que a docente retirou no inicio da aula, cada uma tinham de escrever um verso com essa palavra estabelecendo relação com as 5 frases.  
Em seguida, constroem uma frase de movimento representativa dos seus verso (n=6). Como ponto de partida. Podiam recorrer a palavras, frases, sentido.
Mostram a sua frase a uma colega (previamente escolhida),  como uma oferta/ presente.
Reflexão crítica relativamente aos diários de bordo: as estudantes tinham de escrever um pequeno texto que refletisse o empenho, as reflexões críticas das aulas, os estímulos integrados até então, ou se tivesse de acrescentar algo, o que seria.
Breve reflexão da aula. 
Entrega dos diários de bordo para uma posterior avaliação formativa.


As emoções e o 'eu'

21 Março 2017, 08:00 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula com um breve aquecimento de cosnciencialização do corpo e de atenção virada para para as sensações de cada um.

As estudantes relembraram as frases de movimento resultantes da aula anterior, na sua revisão com o texto anteriormente elaborado.
Foi dado um verso, em que as estudantes tiveram de comnpletá-la, no mesmo sentido do texto anteriormente escrito. 
Após completarem um outro verso, que se iniciava por 'se eu pudesse...' procederam à escokha das palavras que mais significado tinham para a sua forma de sentir e de pensar. Essas palavras foram escritas em pequenos papéis (a serem trabalhadas na próxima aula).
Ainda nesta aulka eleboraram, com as palavras escolhidas, um pequeno trabalho de composição, que no fundo as representavam/com que se identificavam.
Breve balanço da aula.


Emoções e Movimento

17 Março 2017, 09:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

A aula foi iniciada com um exercício de aquecimento, em que as alunas deslocam-se no estúdio de forma aleatória e reagem com movimento às questões colocadas pela docente, por exemplo, se fosses  Ex. se fosses um objeto qual serias? (animal, uma onda, uma cor....). 


As estudantes tinhas de refletir sobre três questões colocadas pela docente:  1ª- "Pelo que é que elas sentem ternura?"; 2ª- O que é que as mais incomoda ou irrita? e 3ª-"Pelo que é que elas se sentem ameaçadas?. As estudantes tinham de iniciar o movimento pela expressão facial repercutindo-se posteriormente por todo o corpo. (mesma lógica para as 3 questões). Os movimentos deviam ser reflexo do que elas são e pensam.

As estudantes tinham de encontrar movimentos pelos quais sentissem afinidade, pelos quais  se identificassem.

Em seguida escreviam um pequeno texto  ou uma frase ou simplesmente palavras soltas, respondendo à seguinte questão: O que é que te faz falta?

Baseado no texto/ frase/ palavras e tendo como ponto de partida os movimentos pelo qual sentiam afinidade, constroem uma frase de movimento, sendo que têm de ser capazes de reconhecer a intencionalidade do seu movimento.

Formam pares e mostram as suas sequências (um faz o outro vê e troca). Quem quisesse partilhar o seu texto com o par podia fazê-lo ou não (opcional). 
Breve reflexão sobre os exercícios realizados. 
A docente fez referência à visita de estudo que tem de realizar em breve. Esclarecimento de dúvidas.

Foi solicitado que as alunas tragam para a próxima aula os textos realizados nesta sessão.