Sumários
Do gesto às emoções
14 Março 2017, 08:00 • Elisabete Monteiro
Partindo do trabalho realizado na aula anterior, as estudantes e após um breve aquecimento dirigido pela docente, um trabalho mais intrsopectivo, com permissão/respeitos pelos tempos e exploração das sensações cinéticas de cada um, passou-se à abordagem dos objetosm, enquanto personagens e posterior criação de movimento/gesto a eles ligados através da exploração por um trabalho de improvisação.
Biografia dos objetos- Criação de histórias
10 Março 2017, 09:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
As alunas foram questionadas relativamente ao conteúdo e exercícios dado na aula anterior.
Individualmente cada uma tinha de escreve a biografia/ história dos seus objetos, sendo que esta história podia ser conjunta (objeto que gosta e não gosta) se achassem que os objetos podiam estar diretamente relacionados.
Em seguida tinham de sublinhar um total de 5 palavras representativas dessa (s) história (s). Não pensam no significado mas sim em diferentes formas de dizer as palavras através de sons, sílabas,...). Em seguida exploraram diferentes movimentos baseados nessas palavras e formas de a dizer, no final obtinham 1 movimento para cada palavra. (podiam ou não recorrer a movimentos criados na aula anterior, no entanto estes apenas serviam como ponto de partida sendo que no final do exercício estariam irreconhecíveis.
Literalmente juntam os movimentos numa frase de movimento e fixam.
Aleatoriamente colocaram todos os objetos sobre uma linha imaginária e escreveram a história dos objetos. apesar de estes estarem colocados em linha as estudantes seguiam a ordem que para elas teria mais lógica (todos os objetos fazem parte da história mas com diferentes pesos, ordens.....)
Foram formados grupos de 2 elementos, sendo que cada uma partilhava a sua (s) história (s) e em conjunto encontram pontos comuns/ relação entre as 2 histórias e criam uma síntese da história conjunta, ou mesmo a " moral da história".
Para finalizar os pares criaram uma frase de movimento conjunta usando os movimentos que cada uma tinha criado no início da aula. (alteram, coexistem num só movimentos ...)
Mostraram à turma e no final referiram a frase final (moral da história conjunta).
Breve reflexão sobre o conteúdo, objetivo e pertinência dos exercícios.
O objeto e o gesto
7 Março 2017, 08:00 • Elisabete Monteiro
A aula centrou-se num trabalho a partir de um objeto que cada estudantes trouxe, um que gostam e outro que não gostam.
Som e movimento (conclusão)
3 Março 2017, 09:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
No inicio da aula as alunas escolheram um gesto que se identificam e um que não se identificam . (Fixam os gestos) Em seguida as alunas ouviram 7 músicas escolhidas pela docente e tiravam notas das mesmas para poderem identifica-las. Das 7 músicas tiveram de escolher a que mais gostaram (identificavam ) e a que menos gostam(não se identificam), pensando e escrevendo para cada uma destas a razão associada a uma sensação ou sentimento.
Moviam-se mediante a sua escolha (música + gesto + sensação) estando parados nas restantes: escolheram a música que mais gostaram, movendo-se de acordo com a sensação tendo como ponto de partida o gesto que mais gostam(escolhido no início da aula), estando parados nas restantes. Na mesma lógica, escolheram a música que menos gostaram, e movendo-se de acordo com a sensação, tendo como ponto de partida o gesto que menos gostam (escolhido no início da aula).
Repetimos o exercício, sendo que tinham de se mover nas músicas que gostavam e não gostavam de acordo com a sensação e gestos associados, mas quando estavam paradas tinham de observar as alunas que se moviam e se se identificassem com o movimento moviam-se livremente de forma improvisada. |
Exploração de som/ ritmo e movimento (continuação da aula anterior)
24 Fevereiro 2017, 09:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Foi solicitado às estudantes que que imaginassem/ sentissem e “ouvissem” a sua música favorita, cantarolavam e moviam-se como se a estivessem efetivamente a ouvir.
Em seguida as estudantes ouviam o suporte sonoro colocado pela docente e tinham de se mover seguindo a música de forma literal.
A turma foi dividida em 4 pequenos grupos (3 trios e 1 dupla).
Por grupo, as estudantes retiraram aleatoriamente um número (1-3), sendo que cada número corresponde a um estimulo diferente numa mesma música (ex. instrumentos, batidas, melodia....). Individualmente cada uma tinha de seguir exclusivamente o estímulo que lhe foi atribuído, explorando diferentes movimentos, gestos e sons.
Juntam-se ao seu grupo e mostram às colegas os seus movimentos e sons. Constroem uma frase de movimento e som conjunta.
Cada grupo mostra à turma as suas frase sem som as que assistem têm de criar som, reproduzido através do movimento das colegas, por sua vez estas seguem literalmente o ritmos imposto pelas colegas que assistem.
Individualmente cada uma cria uma frase de sons de pelo menos 8 tempos, composta por diferentes sons, intensidades (fortes, fracos, longos, curtos, pausas....). Decoram a sua frase.
A turma foi dividida em 2 grupos e partilham as estudantes partilharam as suas frases com as colegas de grupo.
Breve reflexão sobre os exercícios desenvolvidos na aula. As estudantes tiveram tempo de escrever no seu diário de bordo.