Sumários

O estímulo autivo e o gesto

21 Fevereiro 2017, 08:00 Elisabete Monteiro

A aula consistiu essencialmente em um trabalho no âmbito da percepção auditiva, pelo uso de sons gravados, produzidos diretamente pela voz, ou pela audição discriminada de várias músicas, tentando responder com movimento a esses mesmos estímulos de forma individualizada e, com especial atenção para a intensidade, volume e duração.

O som foi utilizado tanto para 'seguir', como para evidenciar ser o corpo, como instrumento, o responsável desse mesmo som.
As respostas foram em uníssono, mas também como se existisse eco.
A vivência de uma parte do corpo, escolhida por cada estudante, como propulsora do som que depois irradiava para o resto do corpo, dando qualidade dinâmica e textura ao próprio movimento, foi explorada e desenvolvida pelas alunas.

Um trabalho de composição, em pequenos grupos, com aproveitamento dos movimentos e sons dos respetivos colegas, ultimou a aula, não sem uma breve discussão das dificuldades e/ou facilidades sentidas.


Movimento-Palavra (sons)

17 Fevereiro 2017, 09:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

As alunas tiveram de lembrar a palavra estranha e a frase de movimento criadas na aula anterior. (tarefa individual)

Em seguida tinham de explorar esta frase + palavra (sons) com as seguintes características: leve e pesado, sendo que no final desta tarefa adaptavam estas características à frase de movimento inicial. (tarefa individual)

2x2 e em simultâneo cada elemento do par executa a sua frase de movimento com som, sem combinar, criam uma frase de movimento conjunta com ligações lógicas que partam da improvisação. Desta tarefa resulta uma frase de movimento conjunta.

Depois, individualmente repetem a frase conjunta, mas sem emitir som, sendo que mantém a sensação de o estar a fazer. Seguindo a lógica do exercício anterior centram-se apenas na expressão facial, mantendo a sensação de o estar e emitir som, sem que este se ouça. Ainda foi solicitado às estudantes que com a mesma frase de movimento, sem emitir som, imaginassem que estavam a gritar. No final desta tarefa tinham de escrever num papel a sensação que tiveram nesta última tarefa, de gritar sem se ouvir. (tarefa individual)

2x2 Juntam-se novamente ao mesmo par e escolhem uma das sensações entre os 2 ou uma palavra intermédia acordada pelos dois elementos.
Adaptam a frase de movimento que criaram em conjunto de acordo com a sensação escolhida pelos dois elementos.
Mostram à turma, sendo que as alunas que assistem escrevem num papel a sensação que tiveram relativamente ao que visualizaram.

Recorrem às 3 palavras que escreveram na aula anterior (objeto, sensação do próprio e dos outros) e 2x2 escrevem uma frase escrita conjunta tendo sempre presente a sensação escolhida pelos dois no exercício anterior. Individualmente, constroem uma frase de movimento usando o texto como ponto de partida , podendo recorrer a sensações vividas na aula. Mostra ao par e trocam algumas ideias relativamente a esta tarefa.

Breve reflexão sobre os exercícios e tarefas desenvolvidos.





A palavra na expressividade do gesto

14 Fevereiro 2017, 08:00 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula com um aquecimento. Retomou-se o trabalho elaborado na aula anterior, resgatando as 3 palavras: de cada uma, do outro e do objeto, tendo sido solicitado que escrevessem uma frase (com ou sem sentido) com a utilização obrigatória das 3 palavras escolhidas. transformando depois em uma frase de movimento, à qual seria adicionada uma sensação (a escolhida pelo próprio e depois outra aquando do seu trabalho a pares.)

A segir procedeu-se a um trabalho de exploração da mistura de sílabas de 3 palavras, trabalhando em conjunto o som com os gestos daí decorrentes, com apresentação ao par e depois à turma, com inclusão da frase inicial da aula.
Breve balanço e reflexão das dificuldades e facilidades sentidas.


Conhecimento, percepção espaço - temporal (continuação)

10 Fevereiro 2017, 09:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Os estudantes no inicio da aula apresentaram as questões solicitadas na aula anterior relativamente ao conhecimento de espaço.

Em seguida usaram o texto da aula anterior: um lê o seu texto em voz alta normal, de trás para a frente, a saltar uma palavra, com diferentes tons, enquanto os restantes movem-se de acordo com o que ouvem.

Depois 2x2 trocam os textos e  de forma individual movem-se com diferentes entoações, dinâmicas, terminam sem os texto e movem-se apenas de acordo com o que ficou na memória (palavra e movimento).

Mostram ao par o movimento e dizem  posteriormente as palavras escolhidas como sendo o  ponto de partida do movimento realizado. Mostram à turma individualmente enquanto os que assistem têm de escrever uma palavra relativamente ao que vêm.

Foi solicitados aos estudantes que juntassem num papel as palavras usadas nas tarefas anteriores ( do próprio e atribuídas pelos colegas), pelo menos 5 sensações sobre o espaço esteiros e pelo menos 5 objetos pessoais.   

Realizamos o jogo das diferenças.


Apresentação

7 Fevereiro 2017, 08:00 Elisabete Monteiro

Apresentação da disciplina,nomeadamente quanto ao âmbito, objetivos, organização e avaliação (tipo de tarefas e respetivas datas). Foi ainda recordado que os respetivos critérios se encontram no SGA da disciplina (comunicada ainda a password). Esclarecimento de dúvidas.

As estudantes vivenciaram várias situações práticas propostas pela docente, no sentido primeiro de aquecimento global, mas também de integração das duas alunas Erasmus. Situações como: reconhecimento/memória visual do espaço (estúdio A, ou das colegas), do jogo de 'Gosto'/'Não Gosto' (reunião por afinidades) e memorização das caraterísticas de cada, ou ainda de várias situações sobre 'a duração de um minuto'enfantizando como é relativo o tempo.
Não foi possível concluir a ultima tarefa, da leitura do texto quer escreveram, supostamente durante 1 minuto sobre o espaço envolvente.