Sumários

Técnica e Capacidades Coordenativas para Dançar

23 Abril 2018, 11:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Treino técnico e desenvolvimento das habilidades motoras. Contributos da biomecânica e da aprendizagem motora para a descrição e compreensão das técnicas corporais específicas do comportamento motor em dança. A coreografia como campo de experimentação técnica. Os modelos orientadores e a resolução de problemas. Os objectivos do treino técnico. Especialização e formação multidisciplinar. Limites da adaptabilidade motora. Etapas da preparação técnica. Aquisição, aplicação e aperfeiçoamento. O virtuosismo técnico. Noção de habilidade motora em dança. Observação do movimento e análise de erros. Identificação (dance screening) e análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural. Métodos de treino e desenvolvimento das habilidades motoras. Avaliação da técnica através da análise de habilidades-critério.
Coordenação motora e determinantes das capacidades coordenativas. Ritmo, equilíbrio, orientação espacial, diferenciação, reação, combinação. Métodos de treino das capacidades coordenativas. Relação da coordenação com as outras capacidades físicas.

Bibliografia:
- Attikov, A. (1997). La Voie du Perfectionnement en Danse Classique. Paris: Editions Chiron.

- Bläsing, B., Puttke, M. & Schack, T. (2010). The Neurocognition of Dance. Hove, East Sussex: Psychology Press.

- Cadopi, M. & Bonnery, A. (1990). Apprentissage de la Danse. Joinville-le-Pont: Éditions Actio.

- Häfelinger, U. & Scuba, V. (2010). La Coordinación y el Entrenamiento Propioceptivo. Badalona: Editorial Paidotribo.

- Laane. R.M. (1983). Danse Classique et Mécanismes Corporels. Paris: Éditions Amphora.

- Laws. K. (1984). The Physics of Dance. New York: Scchirmer Books.

- Xarez, L. (2012).Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 10 e 11).


Alinhamento postural

20 Abril 2018, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Observação de posturas e análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural. Observação do movimento e análise de erros. Propostas de correção e princípios a seguir. Análise do apoio do pé (desvios laterais), da relação pé/joelho em determinadas ações (plié e recepção após salto), alinhamento das cinturas pélvica e escapular, posição da cabeça.

Bibliografia:

- Johnson, J. (2012). Postural Assessment. Champaign, Illinois: Human Kinetics.

- Xarez, L. (2012). Treino em Dança: Questões pouco frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 12).


Postura em Dança

16 Abril 2018, 11:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

A postura como alinhamento correto e configuração dos segmentos corporais. Vantagens de uma boa postura: evitar lesões, obter máxima funcionalidade, reduzir tensões e o gasto energético. Fatores que influenciam os problemas posturais: fadiga, defeitos congénitos, excesso ou défice de peso, problemas psicológicos e fatores ambientais (mobiliário, vestuário, calçado, etc.). Alinhamento postural para dançar. Observação de posturas e análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural. Desvios da coluna (hiperlordose lombar, hipercifose dorsal, escoliose). distribuição do peso do corpo (inclinações laterais e antero-posteriores do corpo). Projeção da cabeça (à frente, atrás e lateral). Projeção dos ombros (elevação, à frente, atrás e desalinhamento). Hiperextensão, hiperflexão, valgismo e varismo dos joelhos. Pronação e supinação dos pés. Postura estática e postura dinâmica. Gestos (plié, etc.) e nas ações de saltar e de rodar. aquisição de equilíbrio estático e dinâmico. Papel dos recetores sensoriais (visual, auditivo, muscular, tendinoso, cutâneo). Alinhamentos biomecânicos eficientes para dançar: joelhos sobre o centro dos pés, arcos verticais dos pés, verticalidade da cintura pélvica (sem retroversão nem anteversão da bacia) e alinhamento da cintura pélvica com a cintura escapular.

Bibliografia:

- Clippinger, K. (2016). Dance Anatomy and Kinesiology. (2ª ed.)Champaign, Illinois: Human Kinetics.

- Johnson, J. (2012). Postural Assessment. Champaign, Illinois: Human Kinetics.

- Kendall, F.P., McCreary, E.K., Provance, P.G., Rodgers, M.M. & Romani, W.A. (2005). Muscles: Testing and Function with Posture and Pain (5ed). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.

- Krasnow, D., Monasterio, R. & Chatfield, S.J. (2001). Emerging Concepts of Posture and Alignement. Medical Problems of Performing Artists, 16, 1, 8-16.

- Welsh, T. (2009). Conditioning for Dancers. Gainesville, University Press of Florida.

- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 12).


Retorno à Calma (Cool-Down)

13 Abril 2018, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Prosseguimento do treino individualizado em relação ao skill técnico escolhido. Apresentação de exercícios para promover o retorno à calma após uma sessão de dança (aula, ensaio ou espetáculo). Análise e avaliação dos exercícios apresentados.

Bibliografia:
Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 3).


Flexibilidade para Dançar

9 Abril 2018, 11:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Teoria e metodologia do treino da flexibilidade. Conceitos básicos. Diferença entre flexibilidade e alongamento. Factores que influenciam a flexibilidade. Flexibilidade funcional. Hipermobilidade e hipomobilidade. Papel do tecido muscular e sua elasticidade. As estruturas não elásticas (ligamentos, tendões, articulações). Idade, sexo e nível de atividade física. Temperatura e efeitos do warm-up. Tipos de flexibilidade. Avaliação da flexibilidade. Métodos de treino desta capacidade. Exercícios exemplificativos dos métodos passivo, dinâmico e PNF. Desenho de programas de desenvolvimento da flexibilidade específicos para a dança (en dehors, cou-de-pied, cambré).

Bibliografia:
- Deighan, M. (2005). Flexibility in Dance. Journal of Dance Medicine and Science, 9, 1, 13-17.

- Desfor, F.G. (2003). Assessing Hypermobility in Dancers. Journal of Dance Medicine and Science, 7, 1, 17-23.

- DiTullio, M., Wilczek, L., Paulus, D. et al (1989) Comparison of Hip Rotation in Female Classical Ballet Dancers versus Female Nondancers. Medical Problems of Performing Artists, 4, 4, 154-158

- Freitas, S. R. (2010). Flexibilidade e Alongamento: um Modelo Taxonómico. Santo António dos Cavaleiros: Gnosies.

- McCormack, M. (2010). Teaching the Hypermobile Dancer. The IADMS Bulletin for Teachers, 2, 1, 5-8.

- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 9).