Sumários
Técnica e Capacidades Coordenativas para Dançar
23 Abril 2018, 11:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Treino técnico e desenvolvimento das habilidades motoras. Contributos da
biomecânica e da aprendizagem motora para a descrição e compreensão das
técnicas corporais específicas do comportamento motor em dança. A coreografia
como campo de experimentação técnica. Os modelos orientadores e a resolução de
problemas. Os objectivos do treino técnico. Especialização e formação
multidisciplinar. Limites da adaptabilidade motora. Etapas da preparação
técnica. Aquisição, aplicação e aperfeiçoamento. O virtuosismo técnico. Noção
de habilidade motora em dança. Observação do movimento e análise de erros.
Identificação (dance screening) e
análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural. Métodos de
treino e desenvolvimento das habilidades motoras. Avaliação da técnica através
da análise de habilidades-critério.
Coordenação motora e determinantes das capacidades coordenativas. Ritmo,
equilíbrio, orientação espacial, diferenciação, reação, combinação. Métodos de
treino das capacidades coordenativas. Relação da coordenação com as outras capacidades
físicas.
Bibliografia:
-
Attikov, A. (1997). La Voie du Perfectionnement en Danse Classique. Paris:
Editions Chiron.
- Bläsing, B., Puttke, M. & Schack, T. (2010). The Neurocognition of Dance. Hove, East Sussex: Psychology Press.
- Cadopi, M. & Bonnery, A. (1990). Apprentissage de la Danse. Joinville-le-Pont: Éditions Actio.
- Häfelinger, U. & Scuba, V. (2010). La Coordinación y el Entrenamiento Propioceptivo. Badalona: Editorial Paidotribo.
- Laane. R.M. (1983). Danse Classique et Mécanismes Corporels. Paris: Éditions Amphora.
- Laws. K. (1984). The Physics of Dance. New York: Scchirmer Books.
- Xarez, L. (2012).Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 10 e 11).Alinhamento postural
20 Abril 2018, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Observação
de posturas e análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural.
Observação do movimento e análise de erros. Propostas de correção e princípios
a seguir. Análise do apoio do pé (desvios laterais), da relação pé/joelho em
determinadas ações (plié e recepção
após salto), alinhamento das cinturas pélvica e escapular, posição da cabeça.
Bibliografia:
- Johnson, J. (2012). Postural Assessment. Champaign, Illinois: Human Kinetics.
- Xarez, L. (2012). Treino em Dança: Questões pouco frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 12).Postura em Dança
16 Abril 2018, 11:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
A
postura como alinhamento correto e configuração dos segmentos corporais.
Vantagens de uma boa postura: evitar lesões, obter máxima funcionalidade,
reduzir tensões e o gasto energético. Fatores que influenciam os problemas
posturais: fadiga, defeitos congénitos, excesso ou défice de peso, problemas
psicológicos e fatores ambientais (mobiliário, vestuário, calçado, etc.).
Alinhamento postural para dançar. Observação de posturas e análise dos
principais desvios em termos de alinhamento postural. Desvios da coluna
(hiperlordose lombar, hipercifose dorsal, escoliose). distribuição do peso do
corpo (inclinações laterais e antero-posteriores do corpo). Projeção da cabeça
(à frente, atrás e lateral). Projeção dos ombros (elevação, à frente, atrás e
desalinhamento). Hiperextensão, hiperflexão, valgismo e varismo dos
joelhos. Pronação e supinação dos pés. Postura estática e postura dinâmica.
Gestos (plié, etc.) e nas ações de
saltar e de rodar. aquisição de equilíbrio estático e dinâmico. Papel dos
recetores sensoriais (visual, auditivo, muscular, tendinoso, cutâneo).
Alinhamentos biomecânicos eficientes para dançar: joelhos sobre o centro dos
pés, arcos verticais dos pés, verticalidade da cintura pélvica (sem retroversão
nem anteversão da bacia) e alinhamento da cintura pélvica com a cintura
escapular.
Bibliografia:
- Clippinger, K. (2016). Dance Anatomy and Kinesiology. (2ª ed.)Champaign, Illinois: Human Kinetics.
- Johnson, J. (2012). Postural Assessment. Champaign, Illinois: Human Kinetics.
- Kendall, F.P., McCreary, E.K., Provance, P.G., Rodgers, M.M. & Romani, W.A. (2005). Muscles: Testing and Function with Posture and Pain (5ed). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
- Krasnow, D., Monasterio, R. & Chatfield, S.J. (2001). Emerging Concepts of Posture and Alignement. Medical Problems of Performing Artists, 16, 1, 8-16.
- Welsh, T. (2009). Conditioning for Dancers. Gainesville, University Press of Florida.
- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 12).Retorno à Calma (Cool-Down)
13 Abril 2018, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Prosseguimento
do treino individualizado em relação ao skill
técnico escolhido. Apresentação de exercícios para promover o retorno à calma após
uma sessão de dança (aula, ensaio ou espetáculo). Análise e avaliação dos
exercícios apresentados.
Bibliografia:
Xarez, L. (2012). Treino em dança:
Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 3).
Flexibilidade para Dançar
9 Abril 2018, 11:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Teoria
e metodologia do treino da flexibilidade. Conceitos básicos. Diferença entre
flexibilidade e alongamento. Factores
que influenciam a flexibilidade. Flexibilidade funcional. Hipermobilidade e
hipomobilidade. Papel do tecido muscular e sua elasticidade. As estruturas não
elásticas (ligamentos, tendões, articulações). Idade, sexo e nível de atividade
física. Temperatura e efeitos do warm-up.
Tipos de flexibilidade. Avaliação da flexibilidade. Métodos de treino desta
capacidade. Exercícios exemplificativos dos métodos passivo, dinâmico e PNF.
Desenho de programas de desenvolvimento da flexibilidade específicos para a
dança (en dehors, cou-de-pied, cambré).
Bibliografia:
-
Deighan, M. (2005). Flexibility in Dance. Journal
of Dance Medicine and Science, 9, 1, 13-17.
- Desfor, F.G. (2003). Assessing Hypermobility in Dancers. Journal of Dance Medicine and Science, 7, 1, 17-23.
- DiTullio, M., Wilczek, L., Paulus, D. et al (1989) Comparison of Hip Rotation in Female Classical Ballet Dancers versus Female Nondancers. Medical Problems of Performing Artists, 4, 4, 154-158
- Freitas, S. R. (2010). Flexibilidade e Alongamento: um Modelo Taxonómico. Santo António dos Cavaleiros: Gnosies.
- McCormack, M. (2010). Teaching the Hypermobile Dancer. The IADMS Bulletin for Teachers, 2, 1, 5-8.
- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 9).