Sumários
Avaliação teórica intercalar e apresentação de trabalhos (aeróbica atlética)
15 Novembro 2021, 15:00 • Helô Isa Oliveira Viana André
- Teste teórico intercalar com toda a matéria desenvolvida durante o bloco
- duração - 15min (ES1 - no final da aula, ES2 no início da aula)
- teste com perguntas rápidas da matéria dada até à data (aulas atléticas 1 e 2), juntamente com conceitos de base encontrados nos documentos de revisão existentes no SGA : estratégias de ensino, transições, progressões e step (a partir da parte "execução" em diante
- trazer computador, tablet ou telemóvel com acesso ao SGA previamente definido. Não esquecer credenciais válidas para utilização da plataforma.
- Apresentação de trabalhos em grupo:
- Em grupo, apresentar 2 faixas de aeróbica e/ou step atlético baseadas em faixas de programas pré-coreografados aconselhados com 2'30" máximo cada, incluindo:
- faixa 1 - menos intensa, incluindo passos básicos de aeróbica e /ou step que aumentam progressivamente de intensidade
- faixa 2 - mais intensa, incluindo variações de intensidade (uso de movimentos de braços, propulsões, movimentos com agachamentos, grandes deslocamentos, grande amplitude, etc.) distribuídos em períodos de esforço/recuperação activa com duração pré-definida em função da música e coreografia.
- Feedbacks sobre os trabalhos apresentados
- utilização de comandos mais completos (ordem descritiva, ordem de reforço e ordem antecipativa) - a maioria dos instrutores utilizou predomínio de ordens antecipativas isoladas, o que implica que os alunos devem esta sempre atentos para não se enganarem
- só devem utilizar comandos quando o participante consegue identificar o nome do movimento e realizar em seguida sem dúvidas, caso contrário devem encontrar um passo base reconhecido pela turma ou fazer demonstração antecipada
- todos os passos com maior intensidade ou complexidade devem ser primeiro apresentados na sua versão mais simples e menos intensa, e depois realizada a progressão correspondente para alcançar o movimento pretendido mais intenso/complexo
- deve haver preocupação em criar coreografias com simetria biomecânica e também o processo de ensino deverá respeitar essa mesma simetria. Muitos grupos fizeram pirâmide incluindo passos de liderança simples na sua estrutura. Estratégias para alternar liderança quando existe um passo de liderança simples:
- usar passo de liderança neutra na transição entre LD e LE para proporcionar a troca de liderança
- usar um passo de liderança alternada em número ímpar para fazer a troca de liderança
- trocar a liderança adicionando um toque no fim do último passo
- iniciar com um passo de liderança alternada e adicionar os passos de liderança simples a seguir (método da adição)
Avaliação teórica intercalar e apresentação de trabalhos (aeróbica atlética)
15 Novembro 2021, 13:00 • Helô Isa Oliveira Viana André
- Teste teórico intercalar com toda a matéria desenvolvida durante o bloco
- duração - 15min (ES1 - no final da aula, ES2 no início da aula)
- teste com perguntas rápidas da matéria dada até à data (aulas atléticas 1 e 2), juntamente com conceitos de base encontrados nos documentos de revisão existentes no SGA : estratégias de ensino, transições, progressões e step (a partir da parte "execução" em diante
- trazer computador, tablet ou telemóvel com acesso ao SGA previamente definido. Não esquecer credenciais válidas para utilização da plataforma.
- Apresentação de trabalhos em grupo:
- Em grupo, apresentar 2 faixas de aeróbica e/ou step atlético baseadas em faixas de programas pré-coreografados aconselhados com 2'30" máximo cada, incluindo:
- faixa 1 - menos intensa, incluindo passos básicos de aeróbica e /ou step que aumentam progressivamente de intensidade
- faixa 2 - mais intensa, incluindo variações de intensidade (uso de movimentos de braços, propulsões, movimentos com agachamentos, grandes deslocamentos, grande amplitude, etc.) distribuídos em períodos de esforço/recuperação activa com duração pré-definida em função da música e coreografia.
- Feedbacks sobre os trabalhos apresentados
- utilização de comandos mais completos (ordem descritiva, ordem de reforço e ordem antecipativa) - a maioria dos instrutores utilizou predomínio de ordens antecipativas isoladas, o que implica que os alunos devem esta sempre atentos para não se enganarem
- só devem utilizar comandos quando o participante consegue identificar o nome do movimento e realizar em seguida sem dúvidas, caso contrário devem encontrar um passo base reconhecido pela turma ou fazer demonstração antecipada
- todos os passos com maior intensidade ou complexidade devem ser primeiro apresentados na sua versão mais simples e menos intensa, e depois realizada a progressão correspondente para alcançar o movimento pretendido mais intenso/complexo
- deve haver preocupação em criar coreografias com simetria biomecânica e também o processo de ensino deverá respeitar essa mesma simetria. Muitos grupos fizeram pirâmide incluindo passos de liderança simples na sua estrutura. Estratégias para alternar liderança quando existe um passo de liderança simples:
- usar passo de liderança neutra na transição entre LD e LE para proporcionar a troca de liderança
- usar um passo de liderança alternada em número ímpar para fazer a troca de liderança
- trocar a liderança adicionando um toque no fim do último passo
- iniciar com um passo de liderança alternada e adicionar os passos de liderança simples a seguir (método da adição)
Apresentação de trabalhos em grupo - aulas atléticas do tipo martial arts
8 Novembro 2021, 15:00 • Helô Isa Oliveira Viana André
- Apresentação de trabalhos em grupo:
- Em grupo, apresentar 2 faixas de aulas atléticas do tipo Martial Arts baseadas em faixas de programas pré-coreografados aconselhados com 2'30" máximo cada, incluindo:
- faixa 1 - movimentos básicos de membros superiores - socos (incluir, no mínimo, os seguintes movimentos: jab, cross, upper cut e hook)
- faixa 2 - movimentos básicos de membros inferiores - chutos (incluir, no mínimo, os seguintes movimentos: front kick, high knee, side kick e back kick)
- Feedbacks sobre os trabalhos apresentados
- melhorar a técnica de execução - treinar em frente ao espelho seguindo as linhas orientadoras para cada movimento;
- só devem utilizar comandos quando o participante consegue identificar o nome do movimento e realizar em seguida sem dúvidas, caso contrário devem fazer demonstração antecipada;
- utilizar as técnicas de montagem conhecidas para que o ensino seja feito de forma gradual e progressiva;
- todos os passos com maior intensidade ou complexidade devem ser primeiro apresentados na sua versão mais simples e menos intensa, e depois realizada a progressão correspondente para alcançar o movimento pretendido mais intenso/complexo. Exemplos: a) high knee primeiro deve ser apresentado sem propulsão; b) jump kick primeiro aparece como front kick sem salto;
- deve haver preocupação em criar coreografias com simetria biomecânica e também o processo de ensino deverá respeitar essa mesma simetria.
- variar as posições base nas coreografias: front stance e combat stance
- Montagens coreográficas nas aulas atléticas em geral:
- Base pronta:
- ensino através de demonstração antecipada
- ensino através de comandos
- Método associativo
- introdução de um passo novo no fim da sequência anterior
- combinação de uma sequência nova no fim de outra já ensinada anteriormente
- Pirâmides de liderança simples
- Adição
- adicionar tempos a um passo de LA (repeaters)
- adicionar passos de LS a uma base de LA
- Filling spaces (exclusivo das aulas do tipo Martial Arts)
- Lento-rápido (exclusivo das aulas do tipo Martial Arts)
Apresentação de trabalhos em grupo - aulas atléticas do tipo martial arts
8 Novembro 2021, 13:00 • Helô Isa Oliveira Viana André
- Apresentação de trabalhos em grupo:
- Em grupo, apresentar 2 faixas de aulas atléticas do tipo Martial Arts baseadas em faixas de programas pré-coreografados aconselhados com 2'30" máximo cada, incluindo:
- faixa 1 - movimentos básicos de membros superiores - socos (incluir, no mínimo, os seguintes movimentos: jab, cross, upper cut e hook)
- faixa 2 - movimentos básicos de membros inferiores - chutos (incluir, no mínimo, os seguintes movimentos: front kick, high knee, side kick e back kick)
- Feedbacks sobre os trabalhos apresentados
- melhorar a técnica de execução - treinar em frente ao espelho seguindo as linhas orientadoras para cada movimento;
- só devem utilizar comandos quando o participante consegue identificar o nome do movimento e realizar em seguida sem dúvidas, caso contrário devem fazer demonstração antecipada;
- utilizar as técnicas de montagem conhecidas para que o ensino seja feito de forma gradual e progressiva;
- todos os passos com maior intensidade ou complexidade devem ser primeiro apresentados na sua versão mais simples e menos intensa, e depois realizada a progressão correspondente para alcançar o movimento pretendido mais intenso/complexo. Exemplos: a) high knee primeiro deve ser apresentado sem propulsão; b) jump kick primeiro aparece como front kick sem salto;
- deve haver preocupação em criar coreografias com simetria biomecânica e também o processo de ensino deverá respeitar essa mesma simetria.
- variar as posições base nas coreografias: front stance e combat stance
- Montagens coreográficas nas aulas atléticas em geral:
- Base pronta:
- ensino através de demonstração antecipada
- ensino através de comandos
- Método associativo
- introdução de um passo novo no fim da sequência anterior
- combinação de uma sequência nova no fim de outra já ensinada anteriormente
- Pirâmides de liderança simples
- Adição
- adicionar tempos a um passo de LA (repeaters)
- adicionar passos de LS a uma base de LA
- Filling spaces (exclusivo das aulas do tipo Martial Arts)
- Lento-rápido (exclusivo das aulas do tipo Martial Arts)
Aulas atléticas do tipo Martial Arts
25 Outubro 2021, 15:00 • Helô Isa Oliveira Viana André
- Programas pré-coreografados atléticos do tipo Martial Arts
- Formato da aula: faixas e objetivos
- Posições-base:
- Front stance
- combat stance
- Transições e pausas:
- bounce - alternado, duplo apoio, stances
- switch
- jumping jack
- cross jack
- scisors
- Deslocamentos
- Combat stance - atack, retreat, shuflle
- Front stance - atack, shuflle
- Tipos de movimentos mais usados:
- “Socos” (punch): Jab (Jb),Cross (Cs),Hook (Hk),Upper cut (UC),Descending Elbows (De),Superman punch (SMp)
- “Pontapés” (kick): Front kick (FK),Side kick (SK),Back kick (BK),Round House (RH),Push kick (PshK),Jump kick (JK),Single knee (EJ),Double Knee (DEJ),Running man (RM)
- Treinar os movimentos base em grupos e realizar correções da técnica
- Aula prática pré-coreografada:
- Faixa 1 - duração 3 min, movimentos de membros superiores (socos) - jab, cross, upper cut e hook. Combat stance e front stance
- Faixa 2 - duração 3 min, movimentos de membros inferiores (pontapés) - front kick, side kick, back kick, high knee, shuflle. Front stance e combat stance
- Estilo livre progressivo e utilização de montagens do tipo: base pronta, associativo e filling spaces
- Análise da aula apresentada e discussão das estratégias de ensino