Sumários

Prova de avaliação

24 Novembro 2016, 16:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Apresentação da terceira etapa dos trabalhos de avaliação individuais práticos. (P3)


A escolha de uma música para o movimento dançado.

24 Novembro 2016, 15:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

A escolha de uma música para o movimento dançado.


Síntese e trabalho final - fundamentação

21 Novembro 2016, 11:00 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula por fazer uma apreciação do Guião do trabalho final da disciplina, no que ao bloco de ECM diz particular respeito: salientou-se que apresenta aspectos positivos, contudo existindo outros a necessitar de serem melhorados, numa 2ª versão do Guião, aspecto natural ou expectável nesta fase, mas a ter de ser superado, nomeadamente:

- falta aliar à intenção genérica, os conceitos de movimento (fatores e elementos abordados ao longo das aulas);
- falta a estratégia de construção do trabalho, que recursos, estímulos, dúvidas e inquietações que levam a agir;
- falta a evidência  do papel/contributo de cada um (estudante) para o trabalho final (foi recordado que à partida e chegada :) cada um conhece uma música ou parte dela, melhor que qualquer um, devendo ser aproveitado por isso o trabalhado na aula do Prof. Rui)
- falta uma plena articulação entre o movimento e a opção da música. A qual depois se ouviu numa primeira montagem feita por um aluno.

Seguidamente efectuou-se um breve resumo da matéria dada, mostrando-se a síntese que desde o início consta na SGA (factores e elementos do movimento)
Cada aluno e de forma tutorial veio falar com a docente sobre a sua intenção de trabalho, e estratégia para o desenvolver, tendo a docente elucidado sobre a página de fundamentação a realizar e enviar via SGA.
Esclarecimento final de dúvidas


Relação entre música e ação motora

17 Novembro 2016, 16:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Exercício de análise auditiva direcionada para a discriminação de elementos estilísticos predominantes.


Independência e interdependência entre dança e música: a dança que segue a música e a música que segue a dança.


Desenvolvimento de exercícios de análise musical e de relação entre música e ação motora.


Estilos e Géneros Musicais

17 Novembro 2016, 15:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

A distinção e identificação de diferentes géneros musicais.

Audição de exemplos de música de diferentes épocas e estilos.