Sumários
10 Outubro 2016, 11:00
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Elisabete Monteiro
Iniciou-se a aula com um breve aquecimento, com ênfade nas ações de todo o corpo, chamanddo a atenção para as trajetórias, quer dos apoios como dos gestos.
Na base da escrita do nome próprio pelo espaço (apiois e gestos) os estudantes vivenciaram uma série de situações sendo pontualmente colocados constrangimentos. Existiu aind auma breve apresentaçºão e observação pela turma.
Recuperou-se o último exercício da aula passada, a frase com as ações e, mediante um suporte musical e um trabalho em dueto ou trio mediante uma trajetória previamente dada, houve a exploração da sequência criada, juntando com formas de selocamento em interação, mas mantendo a individualidade de cada um.
Procedeu-se ao registo video das apresentações.
No final realizou-se uma breve reflexão do trabalho realizado, esclarecendo as dúvidas colocadas.
6 Outubro 2016, 16:00
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Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Exercícios de escuta orientada: o desenvolvimento de uma escuta exclusiva e discriminatória.
As relações entre o movimento do corpo e a música: relação intrínseca (a qualidade do movimento e a sua relação dinâmica com a música) e extrínseca (a música como condicionante contextual e emocional do movimento). Exercícios práticos.
Atribuição das músicas dos trabalhos individuais.
6 Outubro 2016, 15:00
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Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Abordagem pormenorizada do modelo de análise Coreográfico-Musical proposto por Paul Hodgins.
- Relações Intrínsecas: Ritmo; Dinâmica; Textura; Estrutura; Qualitativa; Mimesis
- Relações Extrínsecas: Arquétipo; Emocional/Psicológico; Narrativa.
Visionamento de vídeos exemplificativos
3 Outubro 2016, 11:00
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Elisabete Monteiro
O conceito de ação.
Ações locomotoras e não locomotoras explorando diferentes partes, articulações e áreas do corpo.
Os estudantes vivenciaram uma sequência de movimento, tendo depois de classicá-la segundo o motif writing, enquanto declaração geral da intenção do movimento. Respetivas unidades de significação.
Foram apresentados os símbolos e explicitado como podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade criativa.
Os estudsntes iniciaram por explorar distintas formas relativamente ao deslocamento em trajetória retilínea. Toso tiveram oportunidade de observar e comprovar como ações idênticas se transformam em movimentos distintos. Houve ainda a necessidade de chamar a atenção para se preocuparem com a transformação do movimento, porque é de movimento em contextio dançado que se trata.
Com a turma procedeu-se à escrita da sequência que aprenderam com a docente, através dos símbolos dados.
A turma dividida em 3 grupos, escreveram uma pequena sequência que teve de ser transformada em movimento de forma inidvidual pelos restantes elementos. A seguir mostraram à turma, os lementos que tinham a mesma sequência.
Não foi possível terminar a tarefa, tendo de ser concluída e mostrada na próxima aula em que se começará a rticular com as noções/elementos do factor espaço.
Esclarecimento de dúvidas.
29 Setembro 2016, 16:00
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Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
A questão da relação do movimento corpóreo com a música na sua dimensão quinestésica, expressiva, afetiva, musical, psico-motora e relacional.
A exploração expressiva do parâmetro Tempo: A Métrica (compassos binários, ternários, quaternários, simples e compostos), o Ritmo (Articulação temporal dos eventos, durações relativas, discurso rítmico).