Sumários

Introdução à relação da música com o movimento.

29 Setembro 2016, 15:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

O fator Tempo como denominador comum entre a dança e a música.


Os parâmetros da análise musical.


Conceitos elementares da notação rítmica e da divisão métrica.

Análise auditiva de exemplos musicais direcionada para a discriminação da métrica, das mudanças de tempo e de padrões rítmicos característicos.


O corpo

26 Setembro 2016, 11:00 Elisabete Monteiro

Os alunos vivenciaram algumas experiências de movimento.

Avaliação diagnóstica em termos de improvisação, capacidade expressiva e de sensações, com especial incidência no corpo desenvolvimento de partes, articulações e superfícies e, respetivas  potencialidades expressivas, de presença, de articulação e de significação do movimento.
Esclarecimentos de dúvidas.
Os estudantes foram incentivados a consultar os artigos dispor´veio na SGA da da disciplina.


Introdução à relação da música com o movimento.

22 Setembro 2016, 16:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Introdução à relação da música com o movimento.

O fator Tempo como denominador comum entre a dança e a música.

Conceitos elementares da notação rítmica e da divisão métrica.

Análise auditiva de exemplos musicais direcionada para a discriminação da métrica, das mudanças de tempo e de padrões rítmicos característicos.

Exercitação prática da contagem métrica e sua incorporação no movimento.


A questão da relação do movimento corpóreo com a música na sua dimensão quinestésica, expressiva, afetiva, musical, psico-motora e relacional.

A exploração expressiva do parâmetro Tempo: A Métrica (compassos binários, ternários, quaternários, simples e compostos), o Ritmo (Articulação temporal dos eventos, durações relativas, discurso rítmico).


Apresentação do Módulo MEM

22 Setembro 2016, 15:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Apresentação do módulo: conteúdos, objetivos e metodologia de avaliação.

Indicações sobre o desenvolvimento dos trabalhos individuais e coletivos. Orientação bibliográfica.

A importância da escuta e distinção de suas várias tipologias.


Apresentação

19 Setembro 2016, 11:00 Elisabete Monteiro

Apresentação da disciplina em geral e do módulo Experiências Criativas do Movimento (ECM) em particular.

Organização, horário e normas de funcionamento.
Informação sobre os critérios de avaliação, datas e respetivas tarefas, no âmbito da avaliação contínua, assim como da percentagem de cada tarefa.
Os estudantes foram incentivados a consultar o SGA (fornecida a password de acesso)
Foram esclarecidas a dúvidas, nomeadamente no que à participação na Mostra diz respeito.
Informação sobre o quadro temporal (conteúdos) de forma genérica.
No final da aula e porque corresponde à minha direção de ano, foi eleito a delegada e sub delegada do 2º ano.