Sumários

Acompanhamento e desenvolvimento do Trabalho de Grupo.

3 Novembro 2016, 15:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Acompanhamento e desenvolvimento dos Trabalho de Grupo.


O factor Tempo e seus elementos qualificaores

31 Outubro 2016, 11:00 Elisabete Monteiro

Após um aquecimento em que foram trabalhadas distintas velocidades e durações, foi dada uma imagem/gesto de dança, a cada um dos elementos da turma, tendo de explorar outras duas formas distintas de realizá-lo. Seguidamente foram colocados uma série de constrangimentos e/ou elementos a respeitar para a exploração do factor tempo e seus elementos caracterizadores, nomeadamente, legato, staccato, presto, pausas, acentuações, crescendo, diminuendo... na base da frase de movimento inicialmente criada.

Foi ainda trabalhado no âmbito de diferentes 'locais do espaço' ter de corresponder com as características específicas definidas. 
No final procedeu-se a uma breve síntese do trabalho realizado, seus objetivos primordiais, enquandramento no âmbito da disciplina e do módulo de ECM em particular, e sua relação com a avaliação final deste módulo.
Esclarecimento de dúvidas.


A música como sugestão emocional do gesto.

27 Outubro 2016, 16:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

A exploração expressiva do parâmetro Textura Musical: Melodia, Acompanhamento, Harmonia, Monodia, Polifonia e Instrumentação.

A exploração expressiva do parâmetro Forma Musical.


A colocação dos recursos musicais ao serviço do ato performativo. O que serve na música como impulso à ação motora.


Análise auditiva

27 Outubro 2016, 15:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

A discriminação auditiva: as características tímbricas e a função dos instrumentos.


A discriminação auditiva das características genéricas do som e da música: Tessitura, Intervalos Musicais, Consonância, Dissonância, Tonalismo, Atonalismo e Harmonia.


A análise auditiva de exemplos musicais em função do parâmetro Forma Musical, sua percepção e compreensão.


O Factor Tempo como estímulo criativo

24 Outubro 2016, 11:00 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula por recordar a data do trabalho final do módulo (28 de Novembro), assim como o envio da respetiva fundamentação para a SGA (27 de Novembro). Recordou-se o que se pretendia com o trabalho e a fundamentação, assim como se incentivou a consulta do programa da disciplina.
Foram introduzidos alguns dos conceitos relativos ao factor tempo, nomeadamente a duração, a acentuação, pulsação e velocidade/duração em termos do movimento. Começou por trabalhar-se a sincronia e, mais tarde a oposição. Seguidamente procedeu-se à exploração e desenvolvimento de ritmos simples numa estratégia de pergunta resposta.
Na segunda fase foi pedido que dessem especial atenção quanto ao mood da música 'Cardiac Arrest' do album "Prophecy" de Thomas Adés (uma das músicas para a avaliação final da disciplina), mediante a audição da mesma cada estudante representou em desenho (abstrato) numa folha tentando o registo de tudo o que foi escutado, não de forma 'cronológica' mas como se da composição de um quadro se tratasse. Seguidamente, após esse registo, do que memorizaram (traçado) e da palavra ou frase que associaram, exploraram o movimento ouvindo ao mesmo tempo novamente a música, dando particular atenção ao detalhe e às diferentes camadas da música.
Depois, mediante as indicações da docente, realizaram a exploração de um motivo, com base no registo gráfico realizado anteriormente.
No final fez-se a síntese do objetivo pretendido por este tipo de abordagem, como uma das estratégias criativas que poderiam adoptar.
Esclarecimento de dúvidas.