Sumários
29 Outubro 2021, 11:00
•
Elisabete Monteiro
Vivência por parte dos estudantes de todos os elementos componentes do factor TEMPO.
As tarefas iniciaram-se individualmente (pela resposta e interpretação de diferentes sons previamente gravados), progredindo para o trabalho a pares (com o mesmo tipo de suporte sonoro).
Voltou-se para um trabalho individualizado, criando uma frase de movimento do quotidiano, explorando os elementos do Tempo. Depois, em pequenos grupos, e na base das frase criadas, os estudantes tiveram de construir um pequeno trabalho de composição, com princípio, meio e fim, com a condição desse final ser não expectável, ou mesmo surpreendente.
Finalizou-se a aula com uma breve reflexão conjunta do trabalho realizado, não tendo existido dúvidas, deu-se por terminada a aula.
28 Outubro 2021, 11:30
•
Maria João Alves
T1. Apresentação da Progressão Gp2+Gp5
27 Outubro 2021, 12:00
•
Elisabete Monteiro
A aula consistiu em concluir os aspetos que tinham ficado pendentes da aula anterior.
26 Outubro 2021, 12:00
•
Maria João Alves
Apresentação da Progressão dos Grupos 1 e Grupo 5
22 Outubro 2021, 11:00
•
Elisabete Monteiro
Procedeu-se a uma breve revisão da ferramenta de William Forsyth.
Destacou-se a sua eventual aplicação, com adaptações para distintas idades, no sentido de exploração e descoberta do movimento dançado, essencialmente no âmbito dos conceitos do Espaço.
A seguir e em pequenos grupos, os estudantes tiveram de construir, escrever uma história para um escalão etário à escolha. Essa história, de cada grupo, foi lida e ilustrada pela restante turma. Todos os grupos passaram pela mesma experiência.
No final procedeu-se à reflexão da adequabilidade das respetivas histórias para as idades a que se propunham, assim como terem sido um factor motivador e um recurso adequado para o desenvolvimento dos conceitos de Espaço.
No final desafiou-se cada grupo a pensar os elementos que não tinham sido abordados na sua respetiva história, e como os poderiam propor aos alunos, na aula seguinte, e que tipo de recursos usariam.