Sumários

A dança criativa na infância

1 Outubro 2021, 11:00 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula com a abordagem até ao 2º ano de vida - infância inicial, doas 6-7 anos  - 1ª infância tardia e depois relativamente à 2ª infância (9-10 anos).
Foram dadas ou relembradas, algumas das características a nível físico, psico-motor, cognitivo, moral, social e afetivo, informação que seguramente tiveram no âmbito do desenvolvimento/controlo motor e aprendizagem.
Sublinhou-se ser a aprendizagem uma adaptação crónica, destacando o papel da memória, para a sua estabilização.
Finalmente, recordou-se as suas fases: de aquisição,  retenção e transfer.
Na parte prática, abordou-se a necessidade de um trabalho inicial no âmbito do esquema corporal da criança, do ritmo, do equilíbrio e mais tarde da lateralidade. Form vivenciadas situações de aprendizagem a este nível.
No final procedeu-se a uma breve reflexão e ao esclarecimento de dúvidas colocadas pelos estudantes.


T1. Progressão (explicação e organização grupos) Exemplo de sequência de movimento Princípios de movimento de dança moderna

30 Setembro 2021, 11:30 Maria João Alves

T1. Progressão (explicação e organização grupos)

Exemplo  de sequência de movimento

Princípios de movimento de dança moderna


TAREFA 1 - Progressão Pedagógica
tarefa:
  • constituição de grupos (máximo 4 elementos)
  • seleção de um fator de movimento para trabalhar na progressão
  • seleção do conteúdo (dentro do fator) em cada fase da progressão

exemplo: TEMPO
1ª fase2ª fase3ª fase
mudança de velocidade lenta para rápidamudança de velocidade rápida para muito rápidamudança de lento para muito rápida e de rápida para lento

nota: no exemplo acima apenas referi 1 aspeto a trabalhar mas podem e devem seleccionar mais do que 1 aspeto para cada fase!

Necessitam de construir as vossas sequências para apresentar, respetivamente 1 sequência dançada para cada fase da progressão.
É necessário também pensar em componentes críticas e nos critérios de êxito. Não se esqueçam dos acompanhamentos musicais.

Devem entregar a progressão mencionando, de forma sintética, as características da população-alvo, o nível de prática, o tema e os subtemas trabalhados, descrevendo um quadro síntese da progressão e apresentando a descrição sumária de cada uma das 3 sequências de dança, incluindo a identificação da estrutura rítmica, as componentes críticas (máx 7) e os critérios de êxito (máx 3).

Componentes criticas e critérios de êxito

Apresentações:

Cada grupo tem disponível 40 min (total, média de 10/12min por sequência)
  • No início devem identificar o tema/subtemas
  • Durante a transmissão do movimento, o objectivo é que a turma passe pela experiência de aprender as vossas sequências, sem necessidade de perder muito tempo a explicar. Logo, deveriam conseguir fazer pelo menos 1 vez a sequência sem o professor (se possível!!!, claro).
  • No final devem explicar a vossa progressão.
Será gravada em vídeo a última execução de cada sequência.
Cuidado: devem chegar mais cedo para verificar as músicas.

No final do processo colocarei os vídeos com a gravação da vossa intervenção, o que vos permitirá ter uma visão externa preciosa para poderem evoluir. Lembro que poderão e deverão fazer comentários construtivos para se ajudarem mutuamente.

A progressão será avaliada tendo em conta os seguintes critérios:

a)   Evidência da evolução de simples para complexo nas diferentes fases (5v.)     

b)   Grau de dificuldade similar nos conteúdos selecionados para cada fase (2v.)

c)   Fluência na interligação dos movimentos/skills nos exercícios (2v.)

d)   Evidência da evolução dinâmica (princípio-meio-fim) nas sequências (2v.)

e)   Adequação do acompanhamento musical à estrutura rítmica definida (2v.)

f)    Aplicação da terminologia da forma de dança evidenciando o domínio da mesma (2v.)

g)   Correção na formulação das componentes críticas (0.75v.)

h)   Correção na formulação dos critérios de êxito (0.75v.)

i)     Especificidade das componentes críticas tendo em conta a evolução dos exercícios (1.5v.)

j)     Adequação dos critérios de êxito ao tema/subtema tratados (2v.)



Apresentação Módulo Didática da Dança Criativa

29 Setembro 2021, 12:00 Elisabete Monteiro

Apresentação do módulo de DDC. Foi esclarecido inicialmente que a dança criativa é para todos as idades, para todos, sem e com necessidades especiais. Consiste num trabalho da arte do movimento do corpo, desenvolvendo as potencialidades de cada um, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade criativa individual.

Forma ainda apresentados os principais objetivos, de forma genérica, assim como a organização e funcionamento deste módulo, inserido na disciplina de Práticas de Intervenção em Dança. Finalizou-se esta breve apresentação especificando a avaliação em regime de avaliação contínua, e respetivas datas das tarefas (que constam no Programa da disciplina). Esclarecimento de algumas dúvidas colocadas pelos estudantes.
Vivência inicial de situações de aprendizagem trabalhando essencialmente os seguintes aspetos: motivação; atenção/concentração; a percepção do outro; a cooperação e aceitação do outro com exercícios de 'ice breaker'. A seguir foram vivenciadas situações visando a improvisação mediante condições impostas (com e sem música). Foi ainda iniciado um trabalho de imaginação do objeto, e do que isso poderá facultar uma consciencialização e melhoria da qualidade do movimento. A aula finalizou com um retorno à calma e uma breve reflexão sobre o trabalho realizado, dando voz aos estudantes.


Apresentação do bloco de Didática da Dança Teatral

28 Setembro 2021, 12:00 Maria João Alves

Apresentação do Programa da UC: objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos, metodologias de ensino, organização do trabalho presencial e avaliação.