Sumários

Tema - os Animais

13 Outubro 2021, 12:00 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula esclarecendo as temáticas que pudessem ser alvo de escolha no Ensaio Escrito que deverá ser enviado pelo SGA, até ao dia 3 de novembro. Os estudantes tiveram oportunidade de colocar as dúvidas suscitadas. Após este esclarecimento inicial iniciou-se a a Temática da aula propriamente dita.

A aula cumpriu com 4 fases: aquecimento (em forma jogada); desenvolvimento (improvisação); climax (trabalho de composição em pequenos grupos); apresentação/observação e análise. No final procedeu-se a uma breve síntese dos objetivos da proposta do docente.
Alertou-se ainda para a importância da utilização de materiais/recursos no âmbito da dança criativa quando a nível das crianças, aquando ao escalão etário. Foram mostrados alguns materiais, que no âmbito da temática da aula - os animais - poderiam ser aplicados/desenvolvidos para crianças dos 2 aos 5 anos.Tema - os Animais


T1. Progressão (aferições)

12 Outubro 2021, 12:00 Maria João Alves

Continuação da tarefa 1. Progressão (aferições)


Dança Criativa - Sites

8 Outubro 2021, 11:00 Elisabete Monteiro

Foram visualizados vários sites no âmbito da dança criativa, desde as crianças de 3 anos, até aos gerontes e a pessoas com demência.

Após o visionamento de cada vídeo, foi analisado e foram discutidas as estratégias e os conteúdos que foram abordados. Chamou-se ainda a atenção para algumas das regras/normas de funcionamento a ter em atenção.
A aula foi muito participada na análise e discussão que facultou. O visionamento de vídeos foi pensado como uma estratégia, não só é motivadora para os estudantes, como permite, no tempo disponível, abordar mais conteúdos no âmbito do módulo de dança criativa.
Esclarecimento das dúvidas colocadas.


T1. Progressão (representação gráfica, acompanhamentos musicais)

7 Outubro 2021, 11:30 Maria João Alves

Contribuição da elaboração da Progressão (representação gráfica, acompanhamentos musicais)



O Corpo

6 Outubro 2021, 12:00 Elisabete Monteiro

Foram vivenciadas situações para o conhecimento do corpo, em circuito, com recurso a folhas de cenário e folha A4, onde foram previamente desenhadas a silhueta de cada aluno, assim, como desenhos livres (A4) . cada estudante, divido a pares, teria de fazer a interpretação em movimento, de cada registo gráfico. No final e antes de passar 'a outra estação', teria de trocar impressões com o seu colega.

Depois a turma foi dividida em 3 grupos e cada um mostrou à restante turma, onde se procedeu à análise do observado. Destacou-se que para o mesmo estímulo as respostas forma diferentes, o que se tornou interessante.
No final, e por solicitação dos estudantes abordou-se como o recurso utilizado se poderia adaptar ao uso da 1ª e 2ª infância, assim como para alunos com dificuldades educativas, essencialmente, de locomoção.
Esclarecimento de dúvidas.