Sumários

T3. Finalização do PA. Dúvidas PA

25 Novembro 2021, 11:30 Maria João Alves

T3. Finalização do Plano de Aula. Dúvidas e esclarecimentos.


Tutorial

24 Novembro 2021, 12:00 Elisabete Monteiro

Apoio aos estudantes para a preparação da tarefa de avaliação final realizada a pares e a enviar via SGA até dia 29.11.


T3. Elaboração PA fase aquecimento e retorno à calma

23 Novembro 2021, 12:00 Maria João Alves

T3. Elaboração Plano de Aula (fase aquecimento e retorno à calma)


As qualidades de movimento

19 Novembro 2021, 11:00 Elisabete Monteiro

Sem recurso a qualquer objeto, procedeu-se à exploração individual de cada elemento de cada factor, mediante indicação progressiva da docente. Pretendeu-se seguidamente que cada estudantes escolhesse o elemento de cada factor que preferiam.

Resultado de um trabalho em pequenos grupos (3 a 4 elementos), cada grupo ciou um pequena sequência de gestos e movimentos, que teriam de demonstrar de forma síncrona. Seguidamente, na base do mesmo material do grupo, cada elemento teria de aplicar osso seus 4 elementos preferenciais (de cada fator de movimento, ou seja, Tempo, Espaço, Fluência, Peso).
A turma visionou o trabalho explorado por cada grupo.
Ainda foi aplicado, nos 15' finais a possibilidade de construção de storytelling através de dados. Após a criação da narrativa (verbal e motora), os estudantes poderiam realizado segundo as qualidades de movimento preferenciais, situação que por falta de tempo apenas ficou como uma possibilidade de exploração.
No final procedeu-se a um breve balanço da aula, pelos estudantes.


T3. Elaboração PA fase clímax e desenvolvimento

18 Novembro 2021, 11:30 Maria João Alves

T3. Elaboração PA fase clímax e desenvolvimento

TAREFA 3 - Plano de Aula

Tarefa de grupo (2 elementos)

de elaboração de um plano de aula de dança contemporânea/moderna, com a duração mínima de 50' e máxima de 1h.

Partindo do princípio dinâmico de que a aula deve ter 4 partes constituintes (devendo em todas elas o movimento a propor ser organicamente confortável e ajustado ao nível dos alunos - evitando o cansaço e fadiga que limitem o desempenho - ter diversidade e estar planeada de uma forma progressiva em grau de dificuldade):

  1. Aquecimento/Fase Inicial (para trabalhar a totalidade do corpo e preparar em termos de atenção, motivação, concentração);
  2. Desenvolvimento/Fase Fundamental - aprendizagem ou aperfeiçoamento (em que os skills serão especificamente trabalhados e que parte poderá e deverá constar da sequência final);
  3. Sequência dançada/ Fase Clímax (em que será trabalhado o encadeamento, fluidez, capacidade expressiva e de projecção do aluno... DANÇAR!!!);
  4. Retorno à calma/ Fase Final (voltar aos níveis iniciais da aula/criar apetência para a próxima aula/(eventual) breve balanço do realizado.
No plano de aula escrito devem planear os seguintes itens (entregar aqui no SGA):
tema-subtema, população-alvo, objectivos de aula, duração total e data de aplicação da aula.
Para cada fase, identificar os exercícios e respectiva duração (tempo de prática+tempo de exposição) 
Para cada exercício: posição inicial, descrição do movimento (estrutura rítmica, movimento, componentes críticas (entre 3 de 5) e critérios de êxito (entre 1 e 3)) (por favor, sejam muito sintéticos na descrição do movimento!)

No dia da vossa apresentação, o que mais importa é:
  • brevidade e clareza na apresentação do exercício
  • sincronização entre a estrutura rítmica transmitida e os movimentos demonstrados
  • adequação do acompanhamento musical à estrutura rítmica definida coordenação entre a período de “preparação” dos exercícios e a descrição do movimento
  • pertinência das indicações transmitidas aos alunos (transmitir as CCs e CEs)

    Chama-se particular atenção para a definição dos objectivos, à terminologia (skills), às componentes críticas e critérios de êxito de forma específica à aula, aos objectivos e ao tema.


    O plano de aula será avaliado tendo em conta os seguintes critérios:

    a)    Equilíbrio na solicitação dos segmentos corporais (1v.)

    b)    Interligação fluente dos movimentos/skills nos exercícios (1v.)

    c)     Coerência entre fases da aula tendo em conta o grau de representação do tema e subtemas (4v.)

    d)    Sequência dança (originalidade, encadeamento fluente e princípio-meio-fim) (2v.)

    e)    Descrição do movimento (capacidade de síntese, ER e rigor) (1.5v.)

    f)      Aplicação da terminologia da forma de dança evidenciando o domínio da mesma (0.5v.)

    g)    Grau de dificuldade similar nos conteúdos selecionados para cada fase (1v.)

    h)    Estruturação rítmica do movimento (coordenação entre movimento e acompanhamento musical) (1.5v.)

    i)      Correção na formulação das componentes críticas (1v.)

    j)      Especificidade das componentes críticas tendo em conta a evolução dos exercícios (0.5v.)

    k)     Adequação dos critérios de êxito às características dos skills e ao nível de prática dos alunos (1v.)

    l)      Brevidade e clareza na apresentação do exercício (modelo de demonstração, colocação, duração, estratégias) (2v.)

    m)   Sincronização entre a estrutura rítmica e os movimentos demonstrados (modelo e acompanhamento na preparação e durante - contar, cantarolar, cadenciar, dicas) (1v.)

    n)    Adequação do acompanhamento musical à estrutura rítmica definida (1v.)

    o)    Pertinência das indicações transmitidas aos alunos (observação, feedback, dicas, contagens, clima e controlo) (1v.)