Sumários
T3. Finalização do PA. Dúvidas PA
25 Novembro 2021, 11:30 • Maria João Alves
T3. Finalização do Plano de Aula. Dúvidas e esclarecimentos.
Tutorial
24 Novembro 2021, 12:00 • Elisabete Monteiro
Apoio aos estudantes para a preparação da tarefa de avaliação final realizada a pares e a enviar via SGA até dia 29.11.
T3. Elaboração PA fase aquecimento e retorno à calma
23 Novembro 2021, 12:00 • Maria João Alves
T3. Elaboração Plano de Aula (fase aquecimento e retorno à calma)
As qualidades de movimento
19 Novembro 2021, 11:00 • Elisabete Monteiro
Sem recurso a qualquer objeto, procedeu-se à exploração individual de cada elemento de cada factor, mediante indicação progressiva da docente. Pretendeu-se seguidamente que cada estudantes escolhesse o elemento de cada factor que preferiam.
T3. Elaboração PA fase clímax e desenvolvimento
18 Novembro 2021, 11:30 • Maria João Alves
T3. Elaboração PA fase clímax e desenvolvimento
TAREFA 3 - Plano de Aula
Tarefa de grupo (2 elementos)
de elaboração de um plano de aula de dança contemporânea/moderna, com a duração mínima de 50' e máxima de 1h.
Partindo do princípio dinâmico de que a aula deve ter 4 partes constituintes (devendo em todas elas o movimento a propor ser organicamente confortável e ajustado ao nível dos alunos - evitando o cansaço e fadiga que limitem o desempenho - ter diversidade e estar planeada de uma forma progressiva em grau de dificuldade):
- Aquecimento/Fase Inicial (para trabalhar a totalidade do corpo e preparar em termos de atenção, motivação, concentração);
- Desenvolvimento/Fase Fundamental - aprendizagem ou aperfeiçoamento (em que os skills serão especificamente trabalhados e que parte poderá e deverá constar da sequência final);
- Sequência dançada/ Fase Clímax (em que será trabalhado o encadeamento, fluidez, capacidade expressiva e de projecção do aluno... DANÇAR!!!);
- Retorno à calma/ Fase Final (voltar aos níveis iniciais da aula/criar apetência para a próxima aula/(eventual) breve balanço do realizado.
No plano de aula escrito devem planear os seguintes itens (entregar aqui no SGA):
tema-subtema, população-alvo, objectivos de aula, duração total e data de aplicação da aula.
Para cada fase, identificar os exercícios e respectiva duração (tempo de prática+tempo de exposição)
Para cada exercício: posição inicial, descrição do movimento (estrutura rítmica, movimento, componentes críticas (entre 3 de 5) e critérios de êxito (entre 1 e 3)) (por favor, sejam muito sintéticos na descrição do movimento!)
No dia da vossa apresentação, o que mais importa é:
- brevidade e clareza na apresentação do exercício
- sincronização entre a estrutura rítmica transmitida e os movimentos demonstrados
- adequação do acompanhamento musical à estrutura rítmica definida coordenação entre a período de “preparação” dos exercícios e a descrição do movimento
- pertinência das indicações transmitidas aos alunos (transmitir as CCs e CEs)
Chama-se particular atenção para a definição dos objectivos, à terminologia (skills), às componentes críticas e critérios de êxito de forma específica à aula, aos objectivos e ao tema.
O plano de aula será avaliado tendo em conta os seguintes critérios:
a) Equilíbrio na solicitação dos segmentos corporais (1v.)
b) Interligação fluente dos movimentos/skills nos exercícios (1v.)
c) Coerência entre fases da aula tendo em conta o grau de representação do tema e subtemas (4v.)
d) Sequência dança (originalidade, encadeamento fluente e princípio-meio-fim) (2v.)
e) Descrição do movimento (capacidade de síntese, ER e rigor) (1.5v.)
f) Aplicação da terminologia da forma de dança evidenciando o domínio da mesma (0.5v.)
g) Grau de dificuldade similar nos conteúdos selecionados para cada fase (1v.)
h) Estruturação rítmica do movimento (coordenação entre movimento e acompanhamento musical) (1.5v.)
i) Correção na formulação das componentes críticas (1v.)
j) Especificidade das componentes críticas tendo em conta a evolução dos exercícios (0.5v.)
k) Adequação dos critérios de êxito às características dos skills e ao nível de prática dos alunos (1v.)
l) Brevidade e clareza na apresentação do exercício (modelo de demonstração, colocação, duração, estratégias) (2v.)
m) Sincronização entre a estrutura rítmica e os movimentos demonstrados (modelo e acompanhamento na preparação e durante - contar, cantarolar, cadenciar, dicas) (1v.)
n) Adequação do acompanhamento musical à estrutura rítmica definida (1v.)
o) Pertinência das indicações transmitidas aos alunos (observação, feedback, dicas, contagens, clima e controlo) (1v.)