Sumários

Referência ao conceito de “Condições de Prática”

28 Abril 2017, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

1)     A organização temporal das tarefas (progressões pedagógicas e níveis de prática);

2)     A repetição como meio de aquisição das tarefas ou, a condição de exercício para executar e aprender;

3)     Condições de prática intrínsecas e extrinsecas;

4)     Os diferentes factores (ou variáveis) que interferem na aquisição das tarefas e possíveis implicações para/na intervenção pedagógica.


Actividades de Intervenção Pedagógica

26 Abril 2017, 13:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45' de, respectivamente, duas de Futebol e uma de Condição Física (aplicada à Natação);

b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).


Actividades de Intervenção Pedagógica

21 Abril 2017, 11:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45' de Futebol;

b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).


As funções de ensino e a aprendizagem

21 Abril 2017, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

1) As funções de ensino:

a) de concepção / planeamento;

b) de condução / aplicação;

c)  e, de avaliação / controlo.

 

2) Importância do domínio das diferentes funções de ensino (de concepção/planeamento, de condução/aplicação, e, de avaliação/controlo) como facilitadoras da aprendizagem:

a) referência às componentes da aprendizagem;

b) referência aos factores de aprendizagem;

c) referência às operações da aprendizagem;

d) referência aos processos de aprendizagem;

e) referência a diferentes métodos de aprendizagem;

f) referência ao controlo emotivo durante a aprendizagem das tarefas motoras.


Actividades de Intervenção Pedagógica

19 Abril 2017, 13:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45' de, respectivamente, Escalada, Ténis e Condição Física aplicada à Natação;

b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).