Sumários
Referência ao conceito de “Condições de Prática”
28 Abril 2017, 08:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
1) A organização temporal das tarefas (progressões pedagógicas e níveis de prática);
2) A repetição como meio de aquisição das tarefas ou, a condição de exercício para executar e aprender;
3) Condições de prática intrínsecas e extrinsecas;
4) Os diferentes factores (ou variáveis) que interferem na aquisição das tarefas e possíveis implicações para/na intervenção pedagógica.
Actividades de Intervenção Pedagógica
26 Abril 2017, 13:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45' de, respectivamente, duas de Futebol e uma de Condição Física (aplicada à Natação);
b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);
c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;
d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;
e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;
f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).
Actividades de Intervenção Pedagógica
21 Abril 2017, 11:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45' de Futebol;
b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);
c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;
d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;
e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;
f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).
As funções de ensino e a aprendizagem
21 Abril 2017, 08:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
1) As funções de ensino:
a) de concepção / planeamento;
b) de condução / aplicação;
c) e, de avaliação / controlo.
2) Importância do domínio das diferentes funções de ensino (de concepção/planeamento, de condução/aplicação, e, de avaliação/controlo) como facilitadoras da aprendizagem:
a) referência às componentes da aprendizagem;
b) referência aos factores de aprendizagem;
c) referência às operações da aprendizagem;
d) referência aos processos de aprendizagem;
e) referência a diferentes métodos de aprendizagem;
f) referência ao controlo emotivo durante a aprendizagem das tarefas motoras.
Actividades de Intervenção Pedagógica
19 Abril 2017, 13:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45' de, respectivamente, Escalada, Ténis e Condição Física aplicada à Natação;
b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);
c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;
d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;
e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;
f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).