Sumários

Actividades de Intervenção Pedagógica

29 Março 2017, 13:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de duas sessões de prática de 45' de, respectivamente, Futebol e Condição Física (aplicada à Natação);

b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).


Actividades de Intervenção Pedagógica

24 Março 2017, 11:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45' de Futebol;

b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).


A competência de observação: particularidades

24 Março 2017, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

1) Referência ao conceito de observação como observação pedagógica;

2) A observação como competência técnica do profissional das actividades físicas e desportivas;

3) Saber observar: as diferenças entre a competência de observação de diferentes intervenientes nomeadamente, dos supervisores pedagógicos e dos supervisionados;

4) Aspectos particulares da observação:

a) Como sistema de recolha de dados;

b) As diferentes funções da observação;

c) Os diferentes tipos de observação (ocasional e sistemática);

d) Referência a diferentes metodologias de observação (directa, indirecta, estudos de caso);

5) Características de um sistema de observação (domínio, categorias, processo de notação, operações para domínio do sistema);

6) Critérios para construção de categorias (exaustividade, exclusividade e objectividade);

7) Os diferentes métodos de registo dos dados:

a) Tradicionais (eyballing, incidentes anotados, inventário/checklist, escalas de apreciação/rating scales);

b) Recomendados (registo de ocorrências/event recording, registo de duração, amostragem temporal/time simpling, placheck);

8) Referência ao índice de fidelidade de Bellack, sua utilidade, cuidados e limitações;


Actividades de Intervenção Pedagógica

22 Março 2017, 13:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de duas sessões de prática de 45' de, respectivamente, Futebol e Condição Física aplicada à Natação;

b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).

 


Actividades de Intervenção Pedagógica

17 Março 2017, 11:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de duas sessões de prática de 45' de, respectivamente, Ténis e Condição Física para Remo;

b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).