Sumários
Actividades de Intervenção Pedagógica
29 Março 2017, 13:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de duas sessões de prática de 45' de, respectivamente, Futebol e Condição Física (aplicada à Natação);
b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);
c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;
d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;
e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;
f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).
Actividades de Intervenção Pedagógica
24 Março 2017, 11:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45' de Futebol;
b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);
c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;
d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;
e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;
f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).
A competência de observação: particularidades
24 Março 2017, 08:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
1) Referência ao conceito de observação como observação pedagógica;
2) A observação como competência técnica do profissional das actividades físicas e desportivas;
3) Saber observar: as diferenças entre a competência de observação de diferentes intervenientes nomeadamente, dos supervisores pedagógicos e dos supervisionados;
4) Aspectos particulares da observação:
a) Como sistema de recolha de dados;
b) As diferentes funções da observação;
c) Os diferentes tipos de observação (ocasional e sistemática);
d) Referência a diferentes metodologias de observação (directa, indirecta, estudos de caso);
5) Características de um sistema de observação (domínio, categorias, processo de notação, operações para domínio do sistema);
6) Critérios para construção de categorias (exaustividade, exclusividade e objectividade);
7) Os diferentes métodos de registo dos dados:
a) Tradicionais (eyballing, incidentes anotados, inventário/checklist, escalas de apreciação/rating scales);
b) Recomendados (registo de ocorrências/event recording, registo de duração, amostragem temporal/time simpling, placheck);
8) Referência ao índice de fidelidade de Bellack, sua utilidade, cuidados e limitações;
Actividades de Intervenção Pedagógica
22 Março 2017, 13:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de duas sessões de prática de 45' de, respectivamente, Futebol e Condição Física aplicada à Natação;
b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);
c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;
d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;
e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;
f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).
Actividades de Intervenção Pedagógica
17 Março 2017, 11:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de duas sessões de prática de 45' de, respectivamente, Ténis e Condição Física para Remo;
b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);
c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;
d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;
e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;
f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).