Sumários

Aula prática de dança moderna

24 Abril 2017, 14:00 Maria João Alves

Aula prática de dança moderna segundo a técnica de dança moderna de Martha Graham:solo: torso bend/stretch/swing nas posições de frog e 1ª paralela; body roll downward e upward; trabalho de pés com flex/point/en dehors/en dedans, pliés em 1ª posição; a partir de 5ª posição, contract-release, espiral com extensão dos membros inferiores, pitch, deep contraction com extensão dos m.i., release com backward stretch, pitch, rotação para pretzel, side torso bend, contraction com flexão das extremidades para o centro e release com extensão das extremidades para fora do centro, torso circle, forward stretch, e upward stretch; movimentação livre para subir à vertica.de pé: toe pushes, knee flex e pequenos developpés, walks com movimento improvisado e com grand plié, queda para trás com arm circle, back arch para sentar turn elevando m.i. em attitude atrás, deslocamento em trajectória circular com apoio numa mão, sequência com projecções da bacia lateralmente, inversões dos m.s. em 2ª posições, circles do tronco, com e sem knee flex, figuras de oito com os m.s., rond-de-jambe com coordenação dos m.s., equilíbrio em attitude atrás, step fondu com turn e espiral, step piqué com turn; sequência com triplets para a frente, lateral com torso bend e volta, turn rise em arabesque, galope lateral, equilíbrio em attitude atrás, projecção da bacia com desequilíbrio, step fondu com volta/torso bend, turn com coordenação dos m.s./extensão do m.i. à frente/desenrolar do tronco à vertical; sequência com triplets em figuras de oito, step retiré, espiral para queda lateral e volta sobre o tronco, subida à vertical por posição de joelhos, rond-de-jambe off floor com coordenação do m.i. que faz arm circle, para executar padrão de 3 passos a nível inferior com trajectória circular; piqués, step, turn arabesque com espiral em deslocamento, exercício de retorno à calma com flexões/extensões dos m.s. e alongamentos vários dos m.i.. 


aula de dança contemporânea

21 Abril 2017, 15:00 Maria João Alves

Aula de dança contemporânea com a professora Andrea Snizek


TDTIV Contemporâneo Cecília _10

20 Abril 2017, 15:30 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Desenvolvimento da composição-coreográfica para apresentar na Mostra de Dança.


Aula prática de dança moderna

7 Abril 2017, 15:00 Maria João Alves

Aula prática de dança moderna segundo a técnica de dança moderna de Martha Graham:solo: torso bend/stretch/swing nas posições de frog e 1ª paralela; body roll downward e upward; trabalho de pés com flex/point/en dehors/en dedans, pliés em 1ª posição; a partir de 5ª posição, contract-release, espiral com extensão dos membros inferiores, pitch, deep contraction com extensão dos m.i., release com backward stretch, pitch, rotação para pretzel, side torso bend, contraction com flexão das extremidades para o centro e release com extensão das extremidades para fora do centro, torso circle, forward stretch, e upward stretch; movimentação livre para subir à vertica.de pé: toe pushes, knee flex e pequenos developpés, walks com movimento improvisado e com grand plié, queda para trás com arm circle, back arch para sentar turn elevando m.i. em attitude atrás, deslocamento em trajectória circular com apoio numa mão, sequência com projecções da bacia lateralmente, inversões dos m.s. em 2ª posições, circles do tronco, com e sem knee flex, figuras de oito com os m.s., rond-de-jambe com coordenação dos m.s., equilíbrio em attitude atrás, step fondu com turn e espiral, step piqué com turn; sequência com triplets para a frente, lateral com torso bend e volta, turn rise em arabesque, galope lateral, equilíbrio em attitude atrás, projecção da bacia com desequilíbrio, step fondu com volta/torso bend, turn com coordenação dos m.s./extensão do m.i. à frente/desenrolar do tronco à vertical; sequência com triplets em figuras de oito, step retiré, espiral para queda lateral e volta sobre o tronco, subida à vertical por posição de joelhos, rond-de-jambe off floor com coordenação do m.i. que faz arm circle, para executar padrão de 3 passos a nível inferior com trajectória circular; piqués, step, turn arabesque com espiral em deslocamento, exercício de retorno à calma com flexões/extensões dos m.s. e alongamentos vários dos m.i.. 


TDT IV Contemporâneo_ Cecília _9

6 Abril 2017, 15:30 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira


Revisão oral sobre conteúdos e programa:
Início de nova fase de trabalho menos focada na exploração técnica e mais focada especialmente na criação coreográfica:
Revisão oral das principais práticas e sua associação a conteúdos técnicos desenvolvidos. 
Introdução à estrutura e tema coreográfico: 4 fases coreográficas; tema a explorar: a personalidade individual na relação de grupo

Aquecimento: 
Em circulo feito através de sugestões da professora e de todos os alunos: sequenciação da coluna, swings membros inferiores e superiores, bounces, pliés, rotações das articulações.

Exploração técnica/ aquecimento:
Prática de perceção somática:
- O uso da inspiração no movimento de subir e expiração na descida
- Movimento  "sugar" energia do contato com terra acompanhado de respiração (relevé a partir da 2º posição em plié) e "render-se" sobre a terra (plié focado na elasticidade das articulações e deixando o pélvis cair)
- Continuação desenvolvendo agora para plié no movimento de espiral para o chão e no levantar do chão
- Prática do movimento de queda em deslizamento com rotação no chão e subida à vertical
Deslocamentos espaciais: 
- Plié em deslocamentos para trás e descida ao chão
- Plié em deslocamentos laterais, suspensão e quedas laterais
- Plié em todas as direcções com jogo de encontros frontais e  transferência de peso em contratempo
Dançar em improvisação focando-se na imagética do espaço com densidade e a projecção do corpo no espaço para além de si mesmo.

Criação:
Trabalho de correções e clarificações em detalhe sobre os movimentos da frase coreográfica de grupo. Prática intensiva dos vários momentos.

Pequena sessão de feedback dos alunos em relação à aula: 
- Foi referido que a professora estava a avançar demasiado depressa com o movimento coreográfico, sem dar tempo e atenção às dificuldades de cada um. A dificuldade do material coreográfico torna-se assim um desafio demasiado grande que leva a frustração por parte dos alunos que sentem que não conseguem incorporar o movimento e desenvolver mais. Em relação a esta frustração foi ainda mencionado o medo de fazer má figura na Mostra. Acrescentou-se que esta aula foi diferente porque foi dada mais atenção a estas dificuldades, proporcionando mais confiança aos alunos.
- Foi também referido que, sem uma explicação oral sobre a finalidade tecnica dos exercícios, muitas vezes os alunos não conseguiam encontrar a razão de ser dos exercícios. Acrescentando-se que  a revisão oral desta aula os ajudou a estruturar e compreender essa relação.