Sumários

Continuação da exploração da coreografia

4 Abril 2017, 11:30 Elisabete Monteiro

Aquecimento, realizado essencialmento para preparar a frase de movimento que terão de aprender de novo, incidindo essencialmente em passagens e algum (breve) trabalho de chão. 

Continuou-se assim então depois a construção coreográfica com os estudantes, procedendo-se à exploração do movimento, mas também não só à aprendizagem de uma nova frase, como ao reforço do trabalho realizado até aqui, em termos de memorização. Constatou-se que não obstante a frequente gravação da coreografia, em cada aula - enviada posteriormente pelo Wer transfert - alguns estudantes continuam a não memorizar o trabalho anteriormente realizado. Este aspeto, não só provoca o atraso no avanço da coreografia, como impede uma correção mais individualizada para o aperfeiçoamento do aprendido até aqui. Paralelamente, e, uma vez já aprendida alguma da estrutura, procede-se à sua desconstrução, para lhe conferir um interesse dinâmico e desafio perceptivo ao intérprete, mas também ao espectador.
No final procedeu-se a uma breve conversa quanto ao possível figurino da coreografia.


Aula prática de dança moderna

3 Abril 2017, 14:00 Maria João Alves

Aula prática de dança moderna segundo a técnica de dança moderna de Martha Graham:solo: torso bend/stretch/swing nas posições de frog e 1ª paralela; body roll downward e upward; trabalho de pés com flex/point/en dehors/en dedans, pliés em 1ª posição; a partir de 5ª posição, contract-release, espiral com extensão dos membros inferiores, pitch, deep contraction com extensão dos m.i., release com backward stretch, pitch, rotação para pretzel, side torso bend, contraction com flexão das extremidades para o centro e release com extensão das extremidades para fora do centro, torso circle, forward stretch, e upward stretch; movimentação livre para subir à vertica.de pé: toe pushes, knee flex e pequenos developpés, walks com movimento improvisado e com grand plié, queda para trás com arm circle, back arch para sentar turn elevando m.i. em attitude atrás, deslocamento em trajectória circular com apoio numa mão, sequência com projecções da bacia lateralmente, inversões dos m.s. em 2ª posições, circles do tronco, com e sem knee flex, figuras de oito com os m.s., rond-de-jambe com coordenação dos m.s., equilíbrio em attitude atrás, step fondu com turn e espiral, step piqué com turn; sequência com triplets para a frente, lateral com torso bend e volta, turn rise em arabesque, galope lateral, equilíbrio em attitude atrás, projecção da bacia com desequilíbrio, step fondu com volta/torso bend, turn com coordenação dos m.s./extensão do m.i. à frente/desenrolar do tronco à vertical; sequência com triplets em figuras de oito, step retiré, espiral para queda lateral e volta sobre o tronco, subida à vertical por posição de joelhos, rond-de-jambe off floor com coordenação do m.i. que faz arm circle, para executar padrão de 3 passos a nível inferior com trajectória circular; piqués, step, turn arabesque com espiral em deslocamento, eercício de retorno à calma com flexões/extensões dos m.s. e alongamentos vários dos m.i..


Aula prática de dança moderna

31 Março 2017, 15:00 Maria João Alves

Aula prática de dança moderna segundo a técnica de dança moderna de Martha Graham:solo: torso bend/stretch/swing nas posições de frog e 1ª paralela; body roll downward e upward; trabalho de pés com flex/point/en dehors/en dedans, pliés em 1ª posição; a partir de 5ª posição, contract-release, espiral com extensão dos membros inferiores, pitch, deep contraction com extensão dos m.i., release com backward stretch, pitch, rotação para pretzel, side torso bend, contraction com flexão das extremidades para o centro e release com extensão das extremidades para fora do centro, torso circle, forward stretch, e upward stretch; movimentação livre para subir à vertica.de pé: toe pushes, knee flex e pequenos developpés, walks com movimento improvisado e com grand plié, queda para trás com arm circle, back arch para sentar turn elevando m.i. em attitude atrás, deslocamento em trajectória circular com apoio numa mão, sequência com projecções da bacia lateralmente, inversões dos m.s. em 2ª posições, circles do tronco, com e sem knee flex, figuras de oito com os m.s., rond-de-jambe com coordenação dos m.s., equilíbrio em attitude atrás, step fondu com turn e espiral, step piqué com turn; sequência com triplets para a frente, lateral com torso bend e volta, turn rise em arabesque, galope lateral, equilíbrio em attitude atrás, projecção da bacia com desequilíbrio, step fondu com volta/torso bend, turn com coordenação dos m.s./extensão do m.i. à frente/desenrolar do tronco à vertical; sequência com triplets em figuras de oito, step retiré, espiral para queda lateral e volta sobre o tronco, subida à vertical por posição de joelhos, rond-de-jambe off floor com coordenação do m.i. que faz arm circle, para executar padrão de 3 passos a nível inferior com trajectória circular; piqués, step, turn arabesque com espiral em deslocamento, exercício de retorno à calma com flexões/extensões dos m.s. e alongamentos vários dos m.i.. 


TDTIV Contemporâneo_Cecília_8

30 Março 2017, 15:30 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira


Aquecimento

Aquecimento geral partindo da imagem do movimento de respiração fluindo através do corpo. 
Movimento das articulações em isolamento e em relação; ; 
sequenciar da coluna em baixo com desenho espacial da figura 8; 
swings dos braços e pernas; 
bounces; saltos em primeira e paralelo com acento dinâmico em cima e depois em baixo, 
transferencia de peso em 2ª posição com tilt e suspensão

Exploração Técnica: espirais
Frase de movimento de espirais do tronco e braços e espirais na subida e descida para o chão
Movimentos de espirais conjugando a relação entre membros inferiores e tronco
Improvisação de movimento dançado usando espirais
Continuação do movimento dançado focado no uso  de espirais trabalhando com passagem de foco entre foco interno e foco nas relações espaciais que se geram
Continuação usando agora pequenos movimentos ou gestos dos colegas como estímulos a incorporar na sua dança

Criação:
Prática da frase coreográfica e adaptação à musica para a Mostra de Dança.
Relembrar a 1º parte da coreografia  


Aula de troca

28 Março 2017, 11:30 Elisabete Monteiro

A aula estava organizada para ser dada por outra docente, por estar em deslocação de serviço, Espanha.

Não obstante o aviso prévio e tudo acordado com a turma, apenas compareceram à aula as estudantes Erasmus.