Sumários

Metodologia do treino da tática.

16 Novembro 2016, 11:30 António Paulo Pereira Ferreira

Aplicação Prática dos Princípios Metodológicos do Treino de Conteúdos Táticos.

1 – princípio da sistematização.

2 – princípio do carácter alternativo.

3 – princípio da unidade entre a formação táctica individual e formação táctica colectiva.

4 – princípio da unidade entre a formação táctica elementar e formação táctica complexa.

5 – princípio da unidade entre a formação táctica teórica e formação táctica prática.

6 – princípio da relação óptima entre o comportamento induzido e dedutivo.

Construção de uma circulação táctica em 5x5 de um ataque de posição em basquetebol. Manipulação do número, espaço e criação de jogos reduzidos com vista à exemplificação dos referidos princípios.

Bibliografia:

Araújo, J. (1992). Basquetebol. Preparação técnica e táctica. Lisboa, FPB (consultar as páginas 18-29).

 


Estudo do fator técnico desportivo

16 Novembro 2016, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch

1.   Definição da técnica desportiva.

2.   Importância da técnica nas diferentes modalidades desportivas.

3.   Fases de aprendizagem das ações motoras.

4.   Transfer e retenção das habilidades motoras.

5.   Importância das capacidades coordenativas para aprendizagem da técnica

6.   desportiva.

7.   Aspectos metodológicos do treino técnico-tático.

8.   Os indicadores do nível da preparação técnica.

9.   Os constrangimentos no desenvolvimento da técnica desportiva

Bibliografia:

Araújo, D. (Ed.) (2005). O contexto da decisão. A acção táctica no desporto. Lisboa: Visão e Contextos.

Castelo, J., Barreto, H., Alves F., Santos, P.M., Carvalho, J., Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL.

Mesquita, I. (1997). Pedagogia do treino. A formação em jogos desportivos coletivos. Lisboa: Livros Horizonte.

Williams, A.M., Horn, R.R., Hodges, N.J.(2004). Skill acquisition. In T. Reilly & A. M. Williams (Eds.) Science and Soccer (pp. 198-213). London: Routledge Taylor and Francis Group.


Treino técnico-tático nos jogos desportivos coletivos

15 Novembro 2016, 12:30 Anna Georgievna Volossovitch

1.    Objectivos do treino técnico-tático nos desportos coletivos.

2.    Métodos de ensino nos jogos desportivos coletivos:

2.1. Método analítico;

2.2. Método global;

2.2. Método integral.

3.    Exercício como meio de treino técnico-tático nos JDC. Componentes cuja variação permite alterar a complexidade técnico-tática do exercício.

4.    Jogo como meio principal de treino.

5.    Propostas metodológicas para a organização do treino técnico-tático.

Bibliografia:

Araújo, D. (Ed.) (2005). O contexto da decisão. A acção táctica no desporto. Lisboa: Visão e Contextos.

Castelo, J., Barreto, H., Alves F., Santos, P.M., Carvalho, J., Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL.

Mesquita, I. (1997). Pedagogia do treino. A formação em jogos desportivos coletivos. Lisboa: Livros Horizonte.

Rink, J., French,K., Tjeerdsma, B. (1996). Foundation for the leaning and instruction of sport and games. Research Quarterly for Exercise and Sport, 57 (2): 132-138.

Williams, A.M., Horn, R.R., Hodges, N.J. (2004). Skill acquisition. In T. Reilly & A. M. Williams (Eds.) Science and Soccer (pp. 198-213). London: Routledge Taylor and Francis Group.


Treino técnico-tático nos jogos desportivos coletivos

15 Novembro 2016, 09:30 Anna Georgievna Volossovitch

1.    Objectivos do treino técnico-tático nos desportos coletivos.

2.    Métodos de ensino nos jogos desportivos coletivos:

2.1. Método analítico;

2.2. Método global;

2.2. Método integral.

3.    Exercício como meio de treino técnico-tático nos JDC. Componentes cuja variação permite alterar a complexidade técnico-tática do exercício.

4.    Jogo como meio principal de treino.

5.    Propostas metodológicas para a organização do treino técnico-tático.

Bibliografia:

Araújo, D. (Ed.) (2005). O contexto da decisão. A acção táctica no desporto. Lisboa: Visão e Contextos.

Castelo, J., Barreto, H., Alves F., Santos, P.M., Carvalho, J., Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL.

Mesquita, I. (1997). Pedagogia do treino. A formação em jogos desportivos coletivos. Lisboa: Livros Horizonte.

Rink, J., French,K., Tjeerdsma, B. (1996). Foundation for the leaning and instruction of sport and games. Research Quarterly for Exercise and Sport, 57 (2): 132-138.

Williams, A.M., Horn, R.R., Hodges, N.J. (2004). Skill acquisition. In T. Reilly & A. M. Williams (Eds.) Science and Soccer (pp. 198-213). London: Routledge Taylor and Francis Group.


Treino técnico-tático nos jogos desportivos coletivos

15 Novembro 2016, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch

1.    Objectivos do treino técnico-tático nos desportos coletivos.

2.    Métodos de ensino nos jogos desportivos coletivos:

2.1. Método analítico;

2.2. Método global;

2.2. Método integral.

3.    Exercício como meio de treino técnico-tático nos JDC. Componentes cuja variação permite alterar a complexidade técnico-tática do exercício.

4.    Jogo como meio principal de treino.

5.    Propostas metodológicas para a organização do treino técnico-tático.

Bibliografia:

Araújo, D. (Ed.) (2005). O contexto da decisão. A acção táctica no desporto. Lisboa: Visão e Contextos.

Castelo, J., Barreto, H., Alves F., Santos, P.M., Carvalho, J., Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL.

Mesquita, I. (1997). Pedagogia do treino. A formação em jogos desportivos coletivos. Lisboa: Livros Horizonte.

Rink, J., French,K., Tjeerdsma, B. (1996). Foundation for the leaning and instruction of sport and games. Research Quarterly for Exercise and Sport, 57 (2): 132-138.

Williams, A.M., Horn, R.R., Hodges, N.J. (2004). Skill acquisition. In T. Reilly & A. M. Williams (Eds.) Science and Soccer (pp. 198-213). London: Routledge Taylor and Francis Group.