Sumários
Metodologia do treino da tática.
16 Novembro 2016, 11:30 • António Paulo Pereira Ferreira
Aplicação Prática dos Princípios Metodológicos do Treino de Conteúdos Táticos. 1 – princípio da sistematização. 2 – princípio do carácter alternativo. 3 – princípio da unidade entre a formação táctica individual e formação táctica colectiva. 4 – princípio da unidade entre a formação táctica elementar e formação táctica complexa. 5 – princípio da unidade entre a formação táctica teórica e formação táctica prática. 6 – princípio da relação óptima entre o comportamento induzido e dedutivo. Construção de uma circulação táctica em 5x5 de um ataque de posição em basquetebol. Manipulação do número, espaço e criação de jogos reduzidos com vista à exemplificação dos referidos princípios. Bibliografia: Araújo, J. (1992). Basquetebol. Preparação técnica e táctica. Lisboa, FPB (consultar as páginas 18-29).
|
Estudo do fator técnico desportivo
16 Novembro 2016, 08:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Definição da técnica desportiva. 2. Importância da técnica nas diferentes modalidades desportivas. 3. Fases de aprendizagem das ações motoras. 4. Transfer e retenção das habilidades motoras. 5. Importância das capacidades coordenativas para aprendizagem da técnica 6. desportiva. 7. Aspectos metodológicos do treino técnico-tático. 8. Os indicadores do nível da preparação técnica. 9. Os constrangimentos no desenvolvimento da técnica desportiva |
Bibliografia: |
Araújo, D. (Ed.) (2005). O contexto da decisão. A acção táctica no desporto. Lisboa: Visão e Contextos. Castelo, J., Barreto, H., Alves F., Santos, P.M., Carvalho, J., Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL. Mesquita, I. (1997). Pedagogia do treino. A formação em jogos desportivos coletivos. Lisboa: Livros Horizonte. Williams, A.M., Horn, R.R., Hodges, N.J.(2004). Skill acquisition. In T. Reilly & A. M. Williams (Eds.) Science and Soccer (pp. 198-213). London: Routledge Taylor and Francis Group. |
Treino técnico-tático nos jogos desportivos coletivos
15 Novembro 2016, 12:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Objectivos do treino técnico-tático nos desportos coletivos. 2. Métodos de ensino nos jogos desportivos coletivos: 2.1. Método analítico; 2.2. Método global; 2.2. Método integral. 3. Exercício como meio de treino técnico-tático nos JDC. Componentes cuja variação permite alterar a complexidade técnico-tática do exercício. 4. Jogo como meio principal de treino. 5. Propostas metodológicas para a organização do treino técnico-tático. |
Bibliografia: |
Araújo, D. (Ed.) (2005). O contexto da decisão. A acção táctica no desporto. Lisboa: Visão e Contextos. Castelo, J., Barreto, H., Alves F., Santos, P.M., Carvalho, J., Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL. Mesquita, I. (1997). Pedagogia do treino. A formação em jogos desportivos coletivos. Lisboa: Livros Horizonte. Rink, J., French,K., Tjeerdsma, B. (1996). Foundation for the leaning and instruction of sport and games. Research Quarterly for Exercise and Sport, 57 (2): 132-138. Williams, A.M., Horn, R.R., Hodges, N.J. (2004). Skill acquisition. In T. Reilly & A. M. Williams (Eds.) Science and Soccer (pp. 198-213). London: Routledge Taylor and Francis Group. |
Treino técnico-tático nos jogos desportivos coletivos
15 Novembro 2016, 09:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Objectivos do treino técnico-tático nos desportos coletivos. 2. Métodos de ensino nos jogos desportivos coletivos: 2.1. Método analítico; 2.2. Método global; 2.2. Método integral. 3. Exercício como meio de treino técnico-tático nos JDC. Componentes cuja variação permite alterar a complexidade técnico-tática do exercício. 4. Jogo como meio principal de treino. 5. Propostas metodológicas para a organização do treino técnico-tático. |
Bibliografia: |
Araújo, D. (Ed.) (2005). O contexto da decisão. A acção táctica no desporto. Lisboa: Visão e Contextos. Castelo, J., Barreto, H., Alves F., Santos, P.M., Carvalho, J., Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL. Mesquita, I. (1997). Pedagogia do treino. A formação em jogos desportivos coletivos. Lisboa: Livros Horizonte. Rink, J., French,K., Tjeerdsma, B. (1996). Foundation for the leaning and instruction of sport and games. Research Quarterly for Exercise and Sport, 57 (2): 132-138. Williams, A.M., Horn, R.R., Hodges, N.J. (2004). Skill acquisition. In T. Reilly & A. M. Williams (Eds.) Science and Soccer (pp. 198-213). London: Routledge Taylor and Francis Group. |
Treino técnico-tático nos jogos desportivos coletivos
15 Novembro 2016, 08:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Objectivos do treino técnico-tático nos desportos coletivos. 2. Métodos de ensino nos jogos desportivos coletivos: 2.1. Método analítico; 2.2. Método global; 2.2. Método integral. 3. Exercício como meio de treino técnico-tático nos JDC. Componentes cuja variação permite alterar a complexidade técnico-tática do exercício. 4. Jogo como meio principal de treino. 5. Propostas metodológicas para a organização do treino técnico-tático. |
Bibliografia: |
Araújo, D. (Ed.) (2005). O contexto da decisão. A acção táctica no desporto. Lisboa: Visão e Contextos. Castelo, J., Barreto, H., Alves F., Santos, P.M., Carvalho, J., Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL. Mesquita, I. (1997). Pedagogia do treino. A formação em jogos desportivos coletivos. Lisboa: Livros Horizonte. Rink, J., French,K., Tjeerdsma, B. (1996). Foundation for the leaning and instruction of sport and games. Research Quarterly for Exercise and Sport, 57 (2): 132-138. Williams, A.M., Horn, R.R., Hodges, N.J. (2004). Skill acquisition. In T. Reilly & A. M. Williams (Eds.) Science and Soccer (pp. 198-213). London: Routledge Taylor and Francis Group. |