Sumários
Sumário 3 DPS (CD2 e CD3) - Revisão das coreografias, Line Dance Disco, Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
23 Setembro 2016, 08:00 • margarida moura
. Revisão e
aperfeiçoamento da coreografia social, Line Dance Disco. Passos e movimentos de
braços: andar a avançar e a recuar; andar lateral direita e esquerda; volta
pela e para a direita e pela e para a
esquerda; kick ball change com twist do tronco; extensão e flexão do
braço direito (e do corpo no seu global); movimento de braços (angulados,
nível superior, nível inferior, nível médio e palmas nos membros inferiores);
enrolar e desenrolar dos braços com abrir e fechar dos cotovelos e dos
calcanhares e kick ball change com
mudança de direção.
. Barra inicial específica aos passos:
passeio, saltitado, saltitado cruzado, saltitado rodado. Posições de braços:
posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior, nível médio
mãos dadas.
. Revisão e aperfeiçoamento da coreografia
tradicional, Patuscada em Linha (Raízes,
Diabo do Belho). Passos: marcado no lugar com a perna direita e com a
perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda
(realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com
a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela
esquerda.
. Revisão e
aperfeiçoamento da coreografia tradicional, Patuscada em Roda (Raízes, Diabo do Belho). Passos: cumprimento com a direita,
cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda;
passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente
trocando de lugar com o par.
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DPS
|
Sumário 2 DPS (CD2 e CD3) : Aprendizagem das coreografias: Patuscada em Linha e em Roda e Line Dance Disco
21 Setembro 2016, 08:00 • margarida moura
1 - Aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
PATUSCADA EM LINHA: Passos: marcado no lugar com a perna direita e com a
perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda
(realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a
esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela
esquerda. Braços: posição básica, nível superior oscilando em oposição ao pé do gesto.
PATUSCADA EM RODA: Passos: cumprimento
com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com
a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em
frente trocando de lugar com o par.
Braços: cumprimento, mãos dadas a nível inferior facial com o par, posição básica.
2 - Caracterização geral das danças sociais.
3 - Aprendizagem da
sequência de line dance disco.
LINE DANCE DISCO: andar a avançar e a recuar; andar lateral direita e esquerda; volta pela e para a direita e pela e para a esquerda; kick ball change com twist do tronco; extensão e flexão do braço direito (e do corpo no seu global); movimento de braços (angulados, nível superior, nível inferior, nível médio e palmas nos membros inferiores); enrolar e desenrolar dos braços com abrir e fechar dos cotovelos e dos calcanhares e kick ball change com mudança de direção.
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança
em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH
edições, 149-158.
Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DPS (disponível no SGA-FMH na unidade curricular DAFDI - DPS
Sumário 1 - DPS (CD2 e CD3) : Apresentação do Módulo Danças Portuguesas e Sociais - DAFD I
19 Setembro 2016, 08:00 • margarida moura
a) Apresentação do programa específico do modulo – Danças Portuguesas e Sociais. Referência ao processo de avaliação. Orientação bibliográfica;
b) Referência à organização do módulo (documentação e materiais de apoio à consecução das aulas dos módulos, programa e notícias divulgados no SGA da FMH);
c) Explicitação das regras de funcionamento (password de acesso ao SGA, pontualidade, assiduidade) ;
d) Explicação e distinção entre os termos: danças tradicionais e coreografia tradicionalMoura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança
em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH
edições, 149-158.
Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DPS (disponível no SGA-FMH na unidade curricular DAFDI - DPS
Atividades de recepção aos estudantes de 1º ano do 1º Ciclo
16 Setembro 2016, 08:00 • margarida moura
o dia foi destinado a atividades de recepção ao estudante do 1º ano levadas a cabo pelos orgãos de gestão e coordenadores de cursos.