Sumários

Sumário 3 DPS (CD2 e CD3) - Revisão das coreografias, Line Dance Disco, Patuscada em Linha e Patuscada em Roda

23 Setembro 2016, 08:00 margarida moura

. Revisão e aperfeiçoamento da coreografia social, Line Dance Disco. Passos e movimentos de braços: andar a avançar e a recuar; andar lateral direita e esquerda; volta pela e para a direita e  pela e para a esquerda; kick ball change com twist do tronco; extensão e flexão do braço direito (e do corpo no seu global); movimento de braços (angulados, nível superior, nível inferior, nível médio e palmas nos membros inferiores); enrolar e desenrolar dos braços com abrir e fechar dos cotovelos e dos calcanhares e kick ball change com mudança de direção.
. Barra inicial específica aos passos: passeio, saltitado, saltitado cruzado, saltitado rodado. Posições de braços: posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior, nível médio mãos dadas.
. Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional, Patuscada em Linha (Raízes, Diabo do Belho). Passos:  marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda.
. Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional, Patuscada em Roda (Raízes, Diabo do Belho). Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente trocando de lugar com o par.

Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.

Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DPS




Sumário 2 DPS (CD2 e CD3) : Aprendizagem das coreografias: Patuscada em Linha e em Roda e Line Dance Disco

21 Setembro 2016, 08:00 margarida moura


1 -
Aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada em Linha e Patuscada em Roda

PATUSCADA EM LINHA:
  Passos:  marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda. Braços: posição básica, nível superior oscilando em oposição ao pé do gesto.

PATUSCADA EM RODA: Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente trocando de lugar com o par. Braços: cumprimento, mãos dadas a nível inferior facial com o par, posição básica.

2 - Caracterização geral das danças sociais.

3 - Aprendizagem da sequência de line dance disco.

LINE DANCE DISCO: andar a avançar e a recuar; andar lateral direita e esquerda; volta pela e para a direita e  pela e para a esquerda; kick ball change com twist do tronco; extensão e flexão do braço direito (e do corpo no seu global); movimento de braços (angulados, nível superior, nível inferior, nível médio e palmas nos membros inferiores); enrolar e desenrolar dos braços com abrir e fechar dos cotovelos e dos calcanhares e kick ball change com mudança de direção.


Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 


Observações:  Leitura atenta do programa específico do módulo DPS (disponível no SGA-FMH na unidade curricular DAFDI - DPS




Sumário 1 - DPS (CD2 e CD3) : Apresentação do Módulo Danças Portuguesas e Sociais - DAFD I

19 Setembro 2016, 08:00 margarida moura


a) Apresentação do programa específico do modulo – Danças Portuguesas e Sociais. Referência ao processo de avaliação. Orientação bibliográfica;

b) Referência à organização do módulo (documentação e materiais de apoio à consecução das aulas dos módulos, programa e notícias divulgados no SGA da FMH);

c) Explicitação das regras de funcionamento (password de acesso ao SGA, pontualidade, assiduidade) ;

d) Explicação e distinção entre os termos: danças tradicionais e coreografia tradicional


Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 


Observações:  Leitura atenta do programa específico do módulo DPS (disponível no SGA-FMH na unidade curricular DAFDI - DPS



Atividades de recepção aos estudantes de 1º ano do 1º Ciclo

16 Setembro 2016, 08:00 margarida moura

o dia foi destinado a atividades de recepção ao estudante do 1º ano levadas a cabo pelos orgãos de gestão e coordenadores de cursos.