Sumários

Sumário 7 DPS (CD6 e CD1) - Aprendizagem da dança tradicional ribatejana Erva Cidreira (3/13)

5 Dezembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 (31 estudantes) + CD1 (38)

- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais: Patuscada em linha, Patuscada em Roda e Sr. Vinho
- Aprendizagem da dança tradicional: Erva Cidreira (Ribatejo).

Passos: passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita ao par da frente e esquerda ao par de trás); palmas no passo de passeio à volta do par; nível inferior facial mãos dadas com o par ou nível inferior facial entrelaçados. 

Espaço: roda simples em carreiras-lateral, "marias" à frente dos "manéis" sentido inverso; roda simples em carreiras-lateral, "marias" a trás dos "manéis" sentido directo; roda simples facial-lateral "marias" sentido directo"; roda simples lateral-concêntrica, "marias" à direita dos "manéis".

Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.


Sumário 6 DPS (CD6 e CD1) - Aprendizagem da Coreografia Social Rumba Quadrada  

2 Dezembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 (25 estudantes) + CD1(29 estudantes)

- Aperfeiçoamento das coreografias sociais line dance disco e line dance country: passos, posturas, relações e estilo.

- Aprendizagem da Rumba Quadrada em situação de line dance – Line Dance Rumba. Passos: básico, volta e contravolta, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção),  volta dos 6 (ou volta circular), básico com mudança de direção.Ritmo quaternário numa dinâmica, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8) ou LRRLRR.

Características gerais da Rumba Quadrada: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair.

Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 


Sumário 5 DPS (CD6+CD1) - Aprendizagem da coreografia tradicional, Sr. Vinho - Malhão

30 Novembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 ( 30 estudantes) + CD1 ( 35 estudantes)

. Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional: Patuscada em linha  (Raízes, Diabo do Belho). Passos:  marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda. Posição dos braços: posição básica; nível superior ondulantes.

. Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional: Patuscada em Roda (Raízes, Diabo do Belho). Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente trocando de lugar com o par. Posição dos braços: nível inferior facial mão dada (direita-esquerda), posição básica; nível inferior facial mãos dadas.

. Aprendizagem da coreografia tradicional, Sr. Vinho (Mariza, Fado em Mim). Coreografia tradicional específica do género coreográfico malhão. Passos: serrar simples com inclinação do tronco e batimento de palmas; malhão a avançar em sentido inverso e direto; malhão à volta do par pela direita e pela esquerda; malhão rodado com o par pela direita e pela esquerda. Posição dos braços: nível inferior contra-facial descontraídos, nível médio facial com palmas, nível inferior lateral mãos dadas cruzadas, nível superior, nível inferior facial mãos dadas.

Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem SGA – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  Sistema de Gestão e Aprendizagem - SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.

Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DPS


Sumário 4 DPS (CD6+CD1) - Aprendizagem da coreografia social Line Dance Country

28 Novembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 (31 estudantes) + CD1 (36 estudantes)

- Aperfeiçoamento da coreografia social line dance disco: passos, posturas, relações e estilo.
LINE DANCE DISCO:
andar a avançar e a recuar; andar lateral direita e esquerda; volta pela e para a direita e  pela e para a esquerda; kick ball change com twist do tronco; extensão e flexão do braço direito (e do corpo no seu global); movimento de braços (angulados, nível superior, nível inferior, nível médio e palmas nos membros inferiores); enrolar e desenrolar dos braços com abrir e fechar dos cotovelos e dos calcanhares e kick ball change com mudança de direção (pela esquerda e para a esquerda).
-
Aprendizagem da coreografia social, line dance country.
 LINE DANCE COUNTRY:
saltitar a avançar e a recuar; saltitar lateral direita e esquerda; galope lateral direita e esquerda; kick ball change com saltitar no lugar; laçada com saltitar no lugar pela direita; laçada com saltitar no lugar pela esquerda; tacão e bico a avançar e a recuar; enrolar e desenrolar dos braços com abrir e fechar dos cotovelos e dos calcanhares e kick ball change com mudança de direção (pela direita e para a direita).
Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 


Sumário 3 DPS (CD6+CD1) - Revisão das coreografias tradicionais, Patuscada em Linha e Patuscada em Roda

25 Novembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 (25 estudantes) + CD1 (25 estudantes)

. Barra inicial específica aos passos: passeio, saltitado, saltitado cruzado, saltitado rodado. Posições de braços: posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior, nível médio mãos dadas.

. Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional, Patuscada em Linha (Raízes, Diabo do Belho). Passos:  marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda.
. Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional, Patuscada em Roda (Raízes, Diabo do Belho). Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente trocando de lugar com o par.

. Aprendizagem dos passos de malhão e serrar simples conducente à aprendizagem da coreografia tradicional Sr. Vinho.
Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.

Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DPS