Sumários
Sumário 7 DPS (CD6 e CD1) - Aprendizagem da dança tradicional ribatejana Erva Cidreira (3/13)
5 Dezembro 2016, 08:00 • margarida moura
CD6 (31 estudantes) + CD1 (38)
- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias
tradicionais: Patuscada em linha,
Patuscada em Roda e Sr. Vinho
- Aprendizagem da dança
tradicional: Erva Cidreira (Ribatejo).
Passos: passeio a
avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do par pela
direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio com
palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o par
pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita ao
par da frente e esquerda ao par de trás); palmas no passo de passeio à volta do par; nível inferior facial mãos dadas com
o par ou nível inferior facial entrelaçados.
Espaço: roda simples em carreiras-lateral, "marias" à frente dos "manéis" sentido inverso; roda simples em carreiras-lateral, "marias" a trás dos "manéis" sentido directo; roda simples facial-lateral "marias" sentido directo"; roda simples lateral-concêntrica, "marias" à direita dos "manéis".
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Sumário 6 DPS (CD6 e CD1) - Aprendizagem da Coreografia Social Rumba Quadrada
2 Dezembro 2016, 08:00 • margarida moura
CD6 (25 estudantes) + CD1(29 estudantes)
- Aperfeiçoamento das coreografias sociais line dance
disco e line dance country: passos,
posturas, relações e estilo.
- Aprendizagem da Rumba Quadrada em situação de line dance – Line Dance Rumba. Passos: básico, volta e contravolta, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta dos 6 (ou volta circular), básico com mudança de direção.Ritmo quaternário numa dinâmica, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8) ou LRRLRR.
Características gerais da Rumba Quadrada: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair.
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.
Sumário 5 DPS (CD6+CD1) - Aprendizagem da coreografia tradicional, Sr. Vinho - Malhão
30 Novembro 2016, 08:00 • margarida moura
CD6 ( 30 estudantes) + CD1 ( 35 estudantes)
. Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional: Patuscada em linha (Raízes, Diabo do Belho). Passos: marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda. Posição dos braços: posição básica; nível superior ondulantes.
. Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional: Patuscada em Roda (Raízes, Diabo do Belho). Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente trocando de lugar com o par. Posição dos braços: nível inferior facial mão dada (direita-esquerda), posição básica; nível inferior facial mãos dadas.
. Aprendizagem da coreografia tradicional, Sr. Vinho (Mariza, Fado em Mim). Coreografia tradicional específica do género coreográfico malhão. Passos: serrar simples com inclinação do tronco e batimento de palmas; malhão a avançar em sentido inverso e direto; malhão à volta do par pela direita e pela esquerda; malhão rodado com o par pela direita e pela esquerda. Posição dos braços: nível inferior contra-facial descontraídos, nível médio facial com palmas, nível inferior lateral mãos dadas cruzadas, nível superior, nível inferior facial mãos dadas.
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem SGA – DAFD I – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. Sistema de Gestão e Aprendizagem - SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DPS
Sumário 4 DPS (CD6+CD1) - Aprendizagem da coreografia social Line Dance Country
28 Novembro 2016, 08:00 • margarida moura
CD6 (31 estudantes) + CD1 (36 estudantes)
- Aperfeiçoamento da coreografia social line dance disco: passos,
posturas, relações e estilo.
LINE DANCE
DISCO: andar a avançar e a recuar; andar lateral direita e esquerda; volta pela
e para a direita e pela e para a
esquerda; kick ball change com twist do tronco; extensão e flexão do
braço direito (e do corpo no seu global); movimento de braços (angulados,
nível superior, nível inferior, nível médio e palmas nos membros inferiores);
enrolar e desenrolar dos braços com abrir e fechar dos cotovelos e dos
calcanhares e kick ball change com
mudança de direção (pela esquerda e para a esquerda).
- Aprendizagem da coreografia social, line dance country.
LINE DANCE COUNTRY: saltitar a avançar e
a recuar; saltitar lateral direita e esquerda; galope lateral direita e
esquerda; kick ball change com
saltitar no lugar; laçada com saltitar no lugar pela direita; laçada com saltitar no lugar pela
esquerda; tacão e bico a avançar e a recuar; enrolar e desenrolar dos braços
com abrir e fechar dos cotovelos e dos calcanhares e kick ball change com mudança de direção (pela direita e para a
direita).
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.
Sumário 3 DPS (CD6+CD1) - Revisão das coreografias tradicionais, Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
25 Novembro 2016, 08:00 • margarida moura
CD6 (25 estudantes) + CD1 (25 estudantes)
. Barra inicial específica aos passos:
passeio, saltitado, saltitado cruzado, saltitado rodado. Posições de braços:
posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior, nível médio
mãos dadas.
. Revisão e aperfeiçoamento da coreografia
tradicional, Patuscada em Linha (Raízes,
Diabo do Belho). Passos: marcado no lugar com a perna direita e com a
perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda
(realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com
a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela
esquerda.
. Revisão e
aperfeiçoamento da coreografia tradicional, Patuscada em Roda (Raízes, Diabo do Belho). Passos: cumprimento com a direita,
cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda;
passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente
trocando de lugar com o par.
. Aprendizagem dos passos de malhão e serrar simples conducente à aprendizagem da coreografia tradicional Sr. Vinho.
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DPS