Sumários

Revisão das danças sociais e tradicionais sujeitas a avaliação

11 Novembro 2016, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

CD4

(25 alunos)

Revisão e aperfeiçoamento dos conteúdos técnico-artísticos dados até ao momento e sujeitos a avaliação na próxima aula: Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho, Erva Cidreira, Line Dance Disco, Line Dance Country e Rumba Quadrada.

Continuação do trabalho de composição/reconstrução coreográfica.


CD5

(32 alunos)

Revisão e aperfeiçoamento dos conteúdos técnico-artísticos dados até ao momento e sujeitos a avaliação na próxima aula: Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho, Erva Cidreira, Line Dance Disco, Line Dance Country e Rumba Quadrada.


Trabalho de reconstrução coreográfica : Dança tradicional – Patuscada (Continuação da aula anterior)

9 Novembro 2016, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas


CD4

(23 alunos)

Revisão e aperfeiçoamento das danças/coreografias trabalhadas até ao momento.

Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material tradicional trabalhado nas aulas (mesmo que com nova sugestão musical). Adequação a um novo espaço, movimento e/ou relação social;

Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final (montagem, encadeamento, seleção musical, adereços e figurinos).

O acompanhamento sonoro poderá ser diferente do explorado nas aulas e a seleção será da responsabilidade dos estudantes (ainda que tutoriado pelo docente).    

CD5
(34 alunos)

Revisão e aperfeiçoamento das danças/coreografias trabalhadas até ao momento

Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material tradicional trabalhado nas aulas (mesmo que com nova sugestão musical). Adequação a um novo espaço, movimento e/ou relação social;

Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final (montagem, encadeamento, seleção musical, adereços e figurinos).

O acompanhamento sonoro poderá ser diferente do explorado nas aulas e a seleção será da responsabilidade dos estudantes (ainda que tutoriado pelo docente).    


Início ao trabalho de reconstrução coreográfica : Danças Sociais (LDD e LDC)

7 Novembro 2016, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

CD4 

(25 alunos)

Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior com enfoque no aperfeiçoamento da dança tradicional Erva Cidreira;

Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material social, LDD e LDC. Adequação a um novo espaço, movimento e/ou relação social;

Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final (montagem, encadeamento, seleção musical, adereços e figurinos).

O acompanhamento sonoro deverá ser diferente do explorado nas aulas e a seleção do mesmo será da responsabilidade dos estudantes (ainda que tutoriado pelo docente). 

CD5
 (34 alunos)

Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior com enfoque no aperfeiçoamento da dança tradicional Erva Cidreira;

Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material social, LDD e LDC. Adequação a um novo espaço, movimento e/ou relação social;

Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final (montagem, encadeamento, seleção musical, adereços e figurinos).

O acompanhamento sonoro deverá ser diferente do explorado nas aulas e a seleção do mesmo será da responsabilidade dos estudantes (ainda que tutoriado pelo docente).    


Aprendizagem da dança tradicional: Erva Cidreira (Ribatejo).

4 Novembro 2016, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

CD4 

(24 alunos)

Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (trabalho autónomo dos estudantes);

Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais: Patuscada em linha, Patuscada em Roda e Sr. Vinho;

Aprendizagem da dança tradicional: Erva Cidreira (Ribatejo). Passos: passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita ao par da frente e esquerda ao par de trás). 

Retorno à calma

Procedemos ao sorteio das danças sociais (LDD e LDC) para a realização das composições coreográficas sujeitas a avaliação. G1: Patuscada e LDD; G2: Patuscada e LDD; G3: Patuscada e LDC.

Os estudantes têm de trazer na próxima aula as músicas de LDD e LDC escolhidas pelos mesmos, devem trazer várias opções para em conjunto com a docente decidir qual a mais adequada.


CD5

(29 alunos)

Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (trabalho autónomo dos estudantes).

Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional: Sr. Vinho.

Aprendizagem da dança tradicional: Erva Cidreira (Ribatejo). Passos: passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita ao par da frente e esquerda ao par de trás).

Procedemos ao sorteio das danças sociais (LDD e LDC) para a realização das composições coreográficas sujeitas a avaliação. G1: Patuscada e LDD; G2: Patuscada e LDC; G3: Patuscada e LDD; G4: Patuscada e LDC.

Os estudantes têm de trazer na próxima aula as músicas de LDD e LDC escolhidas pelos mesmos, devem trazer várias opções para em conjunto com a docente decidir qual a mais adequada..    


Aprendizagem da Rumba Quadrada-Dança Social de Iniciação

2 Novembro 2016, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

CD4

(23 alunos)

Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (trabalho autónomo dos estudantes);

Revisão e aperfeiçoamento das coreografias sociais, Line Dance Disco e Line Dance Country;

Aprendizagem da Rumba Quadrada em situação de line dance – Line Dance Rumba. Passos: básico, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta e contravolta, volta dos 6 /volta circular, básico com mudança de direção. Início às pegas fechadas, às pegas abertas com contacto e à colocação da cabeça. Ritmo quaternário numa dinâmica, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8).

Características gerais: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair.

Retorno à calma.

Procedemos à formação dos grupos para o trabalho  de composição coreográfica sujeita a avaliação.(N= 3)

CD5
(32 alunos)

Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (trabalho autónomo dos estudantes);

Revisão e aperfeiçoamento das coreografias sociais, Line Dance Disco e Line Dance Country;

Aprendizagem da Rumba Quadrada em situação de line dance – Line Dance Rumba. Passos: básico, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta e contravolta, volta dos 6 /volta circular, básico com mudança de direção. Início às pegas fechadas, às pegas abertas com contacto e à colocação da cabeça. Ritmo quaternário numa dinâmica, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8).

Características gerais: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair.

Retorno à calma.

Procedemos à formação dos grupos para o trabalho  de composição coreográfica sujeita a avaliação.(N= 4)