Sumários
Revisão das danças sociais e tradicionais sujeitas a avaliação
11 Novembro 2016, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
CD4
(25 alunos)
Revisão e aperfeiçoamento dos conteúdos técnico-artísticos dados até ao momento e sujeitos a avaliação na próxima aula: Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho, Erva Cidreira, Line Dance Disco, Line Dance Country e Rumba Quadrada.
Continuação do trabalho de composição/reconstrução coreográfica.
CD5
(32 alunos)
Revisão e aperfeiçoamento dos conteúdos técnico-artísticos dados até ao momento e sujeitos a avaliação na próxima aula: Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho, Erva Cidreira, Line Dance Disco, Line Dance Country e Rumba Quadrada.
Trabalho de reconstrução coreográfica : Dança tradicional – Patuscada (Continuação da aula anterior)
9 Novembro 2016, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
CD4
Revisão e aperfeiçoamento das danças/coreografias trabalhadas até ao momento.
Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material tradicional trabalhado nas aulas (mesmo que com nova sugestão musical). Adequação a um novo espaço, movimento e/ou relação social;
Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final (montagem, encadeamento, seleção musical, adereços e figurinos).
O acompanhamento sonoro poderá ser diferente do explorado nas aulas e a seleção será da responsabilidade dos estudantes (ainda que tutoriado pelo docente).CD5
Revisão e aperfeiçoamento das danças/coreografias trabalhadas até ao momento
Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material tradicional trabalhado nas aulas (mesmo que com nova sugestão musical). Adequação a um novo espaço, movimento e/ou relação social;
Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final (montagem, encadeamento, seleção musical, adereços e figurinos).
O acompanhamento sonoro poderá ser diferente do explorado nas aulas e a seleção será da responsabilidade dos estudantes (ainda que tutoriado pelo docente).Início ao trabalho de reconstrução coreográfica : Danças Sociais (LDD e LDC)
7 Novembro 2016, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
CD4
(25 alunos)
Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior com enfoque no aperfeiçoamento da dança tradicional Erva Cidreira;
Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material social, LDD e LDC. Adequação a um novo espaço, movimento e/ou relação social;
Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final (montagem, encadeamento, seleção musical, adereços e figurinos).
O acompanhamento sonoro deverá ser diferente do explorado nas aulas e a seleção do mesmo será da responsabilidade dos estudantes (ainda que tutoriado pelo docente).Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior com enfoque no aperfeiçoamento da dança tradicional Erva Cidreira;
Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material social, LDD e LDC. Adequação a um novo espaço, movimento e/ou relação social;
Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final (montagem, encadeamento, seleção musical, adereços e figurinos).
O acompanhamento sonoro deverá ser diferente do explorado nas aulas e a seleção do mesmo será da responsabilidade dos estudantes (ainda que tutoriado pelo docente).Aprendizagem da dança tradicional: Erva Cidreira (Ribatejo).
4 Novembro 2016, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
CD4
(24 alunos)
Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (trabalho autónomo dos estudantes);
Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais: Patuscada em linha, Patuscada em Roda e Sr. Vinho;
Aprendizagem da dança tradicional: Erva Cidreira (Ribatejo). Passos: passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita ao par da frente e esquerda ao par de trás).
Retorno à calma
Procedemos ao sorteio das danças sociais (LDD e LDC) para a realização das composições coreográficas sujeitas a avaliação. G1: Patuscada e LDD; G2: Patuscada e LDD; G3: Patuscada e LDC.
Os estudantes têm de trazer na próxima aula as músicas de LDD e LDC escolhidas pelos mesmos, devem trazer várias opções para em conjunto com a docente decidir qual a mais adequada.
CD5
(29 alunos)
Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (trabalho autónomo dos estudantes).
Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional: Sr. Vinho.
Aprendizagem da dança tradicional: Erva Cidreira (Ribatejo). Passos: passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita ao par da frente e esquerda ao par de trás).
Procedemos ao sorteio das danças sociais (LDD e LDC) para a realização das composições coreográficas sujeitas a avaliação. G1: Patuscada e LDD; G2: Patuscada e LDC; G3: Patuscada e LDD; G4: Patuscada e LDC.
Os estudantes têm de trazer na próxima aula as músicas de LDD e LDC escolhidas pelos mesmos, devem trazer várias opções para em conjunto com a docente decidir qual a mais adequada..
Aprendizagem da Rumba Quadrada-Dança Social de Iniciação
2 Novembro 2016, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
CD4
(23 alunos)
Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (trabalho autónomo dos estudantes);
Revisão e aperfeiçoamento das coreografias sociais, Line Dance Disco e Line Dance Country;
Aprendizagem da Rumba Quadrada em situação de line dance – Line Dance Rumba. Passos: básico, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta e contravolta, volta dos 6 /volta circular, básico com mudança de direção. Início às pegas fechadas, às pegas abertas com contacto e à colocação da cabeça. Ritmo quaternário numa dinâmica, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8).
Características gerais: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair.
Retorno à calma.
Procedemos à formação dos grupos para o trabalho de composição coreográfica sujeita a avaliação.(N= 3)Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (trabalho autónomo dos estudantes);
Revisão e aperfeiçoamento das coreografias sociais, Line Dance Disco e Line Dance Country;
Aprendizagem da Rumba Quadrada em situação de line dance – Line Dance Rumba. Passos: básico, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta e contravolta, volta dos 6 /volta circular, básico com mudança de direção. Início às pegas fechadas, às pegas abertas com contacto e à colocação da cabeça. Ritmo quaternário numa dinâmica, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8).
Características gerais: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair.
Retorno à calma.
Procedemos à formação dos grupos para o trabalho de composição coreográfica sujeita a avaliação.(N= 4)