Sumários

Sumário 13 DPS (CD2+CD3) - Avaliação dos trabalhos de grupo de criação coreográfica

19 Outubro 2016, 08:00 margarida moura

- Avaliação prática de grupo. Apresentação do trabalho prático de composição/reconstrução coreográfica. Trabalho de grupo.

Critérios de avaliação do trabalho prático final de composição/reconstrução coreográfica:

- (2v) Motivo / Ideia / Originalidade – desenvolvimento da ideia que esteve na base do trabalho, originalidade quer da ideia quer das ações, movimentos, gestos, posturas, subjacentes e específicas do trabalho. Grupo como um todo.

- (2v) Acompanhamento Musical – seleção musical (da autoria do grupo) em DS, adequação ao desenvolvimento da ideia, qualidade de gravação, ligações, qualidade sonora e acústica, sonoridades, voz.

- (2v) Relação Música – Movimento – adequação dos materiais técnico-artísticos (passos, gestos, posturas e posições) ao suporte musical e vice-versa. Relação interdependência mútua.

- (2v) Encenação / Adereços – figurinos, cenário, contexto envolvente e contexto onde decorre a ação.

- (3v) Rigor Técnico (individual) – clareza na demonstração técnico-artística (movimentos, gestos, posturas e relações). Qualidade do movimento.

- (3v) Interpretação Individual – estilo com que interpreta a ideia, a mensagem a transmitir, domínio técnico-expressivo, segurança, à-vontade.

- (3v) Ligações e Evoluções (espaciais, técnicas e relacionais) que caracterizam o decorrer da composição coreográfica (entrada, ligações interdanças e intradanças, final, saída).

- (3v) Relações estabelecidas (com o par, com outro par, com o grupo, com o público, com o espaço). Diversidade e adequabilidade.

- Balanço final do módulo


Sumário 12 DPS (CD2+CD3) - Avaliação teórica

17 Outubro 2016, 08:00 margarida moura

  - Avaliação teórica individual. Teste teórico para os estudantes nacionais e estudantes “ERASMUS” que dominam a língua portuguesa (brasileiros). Para os demais  estudantes ERASMUS entrega (por e-mail e sujeito a confirmação do docente sobre a boa recepção dos ficheiros enviados) de um trabalho teórico sobre manifestações tradicionais (música, dança e trajes) dos países de origem.


Sumário 11 DPS (CD2+CD3) - Avaliação prática das danças aprendidas

14 Outubro 2016, 08:00 margarida moura

- Avaliação prática individual de reprodução das danças aprendidas.
- Avaliação dos conteúdos técnico-artísticos ministrados: Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho, Erva Cidreira, Line Dance Disco, Line Dance Country e Rumba Quadrada. Organização da turma em 3 diferentes grupos.


Sumário 10 DPS (CD2+CD3) - Revisão dos conteúdos tecnico-artísticos sujeitos a avaliação

12 Outubro 2016, 08:00 margarida moura

- Revisão e aperfeiçoamento dos conteúdos técnico-artísticos dados até ao momento e sujeitos a avaliação na próxima aula, a saber:

 Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho, Erva Cidreira, Line Dance Disco, Line Dance Country e Rumba Quadrada.

- Esclarecimento de dúvidas teóricas específicas das danças aprendidas.

Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 


Sumário 9 DPS (CD2 + CD3) Início ao trabalho de recosntrução coreográfica social

10 Outubro 2016, 08:00 margarida moura

- Revisão das danças/coreografias trabalhadas anteriormente, Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho e Erva Cidreira.

- Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material social, LDD e LDC. Atribuição dos estilos musicais e coreográficos LDD e LDC pelos diferentes grupos de trabalho. Adequação a um novo espaço, movimento, posturas, gestualidade e relação social.

- Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final. Devem conseguir um todo sequencial, com principio-meio-e-fim sem quebras, pausas e paragens excepto se fizerem parte integrante da interpretação individual ou coletiva do trabalho. Atenção especial à forma como começa, como progride e como acaba. Deve ter leitura cénica e podem incluir além dos elementos obrigatórios (uma coreografia social e uma coreografia tradicional) elementos artísticos complementares (de acordo com os talentos artísticos individuais dos elementos do grupo) para realizarem as transições e evoluções que caracterizam a montagem coreográfica. Complementam e valorizam o resultado final.

Cada grupo, relativamente ao trabalho final prático, é responsável por:

a) seleção musical e montagem musical e coreográfica (como se ligam, acontecem e se apresentam os temas musicais e respectivas interpretações coreográficas).

b) encadeamento - sequenciação, ligações, evoluções espaciais e técnico-artísticas.

c) adereços, figurinos e encenação -  questões estéticas relativas ao espaço de palco.


Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.

Observações: Pesquisa, por parte dos estudantes, para a seleção musical e construção coreográfica com tutoria do docente.