Sumários

Sumário 2 DPS (CD6+CD1) : Aprendizagem das coreografias: Patuscada em Linha e em Roda e Line Dance Disco

23 Novembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 - 28 alunos

1 - Aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
PATUSCADA EM LINHA:
  Passos:  marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda. Braços: posição básica, nível superior oscilando em oposição ao pé do gesto.
PATUSCADA EM RODA: Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente trocando de lugar com o par. Braços: cumprimento, mãos dadas a nível inferior facial com o par, posição básica.
2 - Caracterização geral das danças sociais.

3 - Aprendizagem da sequência de line dance disco.

LINE DANCE DISCO: andar a avançar e a recuar; andar lateral direita e esquerda; volta pela e para a direita e  pela e para a esquerda; kick ball change com twist do tronco; extensão e flexão do braço direito (e do corpo no seu global); movimento de braços (angulados, nível superior, nível inferior, nível médio e palmas nos membros inferiores); enrolar e desenrolar dos braços com abrir e fechar dos cotovelos e dos calcanhares e kick ball change com mudança de direção.

CD1 - 37 alunos

1 - Aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
PATUSCADA EM LINHA:
  Passos:  marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda. Braços: posição básica, nível superior oscilando em oposição ao pé do gesto.
PATUSCADA EM RODA: Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente trocando de lugar com o par. Braços: cumprimento, mãos dadas a nível inferior facial com o par, posição básica.

Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 

Observações:  Leitura atenta do programa específico do módulo DPS (disponível no SGA-FMH na unidade curricular DAFDI - DPS


Sumário 1 - DPS (CD6+CD1) : Apresentação do Módulo Danças Portuguesas e Sociais - DAFD I

21 Novembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 - 23 alunos + CD1 - 33 alunos

a) Apresentação do programa específico do modulo – Danças Portuguesas e Sociais. Referência ao processo de avaliação. Orientação bibliográfica;

b) Referência à organização do módulo (documentação e materiais de apoio à consecução das aulas dos módulos, programa e notícias divulgados no SGA da FMH);

c) Explicitação das regras de funcionamento (password de acesso ao SGA, pontualidade, assiduidade) ;

d) Explicação e distinção entre os termos: danças tradicionais e coreografia tradicional

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 

Observações:  Leitura atenta do programa específico do módulo DPS (disponível no SGA-FMH na unidade curricular DAFDI - DPS


Avaliação prática de grupo dos trabalhos de composição coreográfica

18 Novembro 2016, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

CD4

(25 alunos)

Avaliação prática de grupo. Apresentação do trabalho prático de composição/reconstrução coreográfica. Trabalho de grupo.

Critérios de avaliação do trabalho prático final de composição/reconstrução coreográfica:

(2v) Motivo / Ideia / Originalidade – desenvolvimento da ideia que esteve na base do trabalho, originalidade quer da ideia quer das ações, movimentos, gestos, posturas, subjacentes e específicas do trabalho. Grupo como um todo.

(2v) Acompanhamento Musical – seleção musical (da autoria do grupo) em DS, adequação ao desenvolvimento da ideia, qualidade de gravação, ligações, qualidade sonora e acústica, sonoridades, voz.

(3v) Relação Música – Movimento – adequação dos materiais técnico-artísticos (passos, gestos, posturas e posições) ao suporte musical e vice-versa. Relação interdependência mútua.

(2v) Encenação / Adereços – figurinos, cenário, contexto envolvente e contexto onde decorre a ação.

(2v) Rigor Técnico (individual) – clareza na demonstração técnico-artística (movimentos, gestos e posturas limpos, sem “ruído” visual).

(3v) Interpretação Individual – estilo, projeção artística com que interpreta a ideia, a mensagem a transmitir, domínio, segurança, à-vontade.

(3v) Ligações e Evoluções (espaciais, técnicas e relacionais) que caracterizam o decorrer do trabalho (entrada, evoluções, saída).

(3v) Relações estabelecidas (com o par, com outro par, com o grupo, com o público, com o espaço). Diversidade e adequabilidade. 


CD5

(35 alunos)

Avaliação prática de grupo. Apresentação do trabalho prático de composição/reconstrução coreográfica. Trabalho de grupo. 

Critérios de avaliação do trabalho prático final de composição/reconstrução coreográfica:

(2v) Motivo / Ideia / Originalidade – desenvolvimento da ideia que esteve na base do trabalho, originalidade quer da ideia quer das ações, movimentos, gestos, posturas, subjacentes e específicas do trabalho. Grupo como um todo. 

(2v) Acompanhamento Musical – seleção musical (da autoria do grupo) em DS, adequação ao desenvolvimento da ideia, qualidade de gravação, ligações, qualidade sonora e acústica, sonoridades, voz. 

(3v) Relação Música – Movimento – adequação dos materiais técnico-artísticos (passos, gestos, posturas e posições) ao suporte musical e vice-versa. Relação interdependência mútua. 

(2v) Encenação / Adereços – figurinos, cenário, contexto envolvente e contexto onde decorre a ação. 

(2v) Rigor Técnico (individual) – clareza na demonstração técnico-artística (movimentos, gestos e posturas limpos, sem “ruído” visual). 

(3v) Interpretação Individual – estilo, projeção artística com que interpreta a ideia, a mensagem a transmitir, domínio, segurança, à-vontade. 

(3v) Ligações e Evoluções (espaciais, técnicas e relacionais) que caracterizam o decorrer do trabalho (entrada, evoluções, saída). 

(3v) Relações estabelecidas (com o par, com outro par, com o grupo, com o público, com o espaço). Diversidade e adequabilidade. 


Avaliação teórica. Teste/trabalho teórico.

16 Novembro 2016, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

CD4

(25 alunos)

Avaliação teórica. Teste escrito.    

CD5
(27 alunos) 
 Avaliação teórica . Teste escrito e envio (via e-mail) do trabalho teórico por parte dos estudantes ERASMUS. 

Os estudantes Erasmus (n=8) foram dispensado da aula, mas tinham de enviar o trabalho teórico via email.



  


Avaliação prática individual- Reprodução das danças Tradicionais e Sociais

14 Novembro 2016, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

CD 4

(25 alunos) 
 
Avaliação prática individual. Avaliação dos conteúdos técnico-artísticos ministrados: Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho, Erva Cidreira, Line Dance Disco, Line Dance Country e Rumba Quadrada.

CD 5
(35 alunos)
Avaliação prática individual. Avaliação dos conteúdos técnico-artísticos ministrados: Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho, Erva Cidreira, Line Dance Disco, Line Dance Country e Rumba Quadrada.