Sumários
Sumário 2 DPS (CD6+CD1) : Aprendizagem das coreografias: Patuscada em Linha e em Roda e Line Dance Disco
23 Novembro 2016, 08:00 • margarida moura
CD6 - 28 alunos
1 - Aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
PATUSCADA EM LINHA: Passos: marcado no lugar com a perna direita e com a
perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda
(realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a
esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela
esquerda. Braços: posição básica, nível superior oscilando em oposição ao pé do gesto.
PATUSCADA EM RODA: Passos: cumprimento
com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com
a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em
frente trocando de lugar com o par.
Braços: cumprimento, mãos dadas a nível inferior facial com o par, posição básica.
2 - Caracterização geral das danças sociais.
3 - Aprendizagem da
sequência de line dance disco.
LINE DANCE DISCO: andar a avançar e a recuar; andar lateral direita e esquerda; volta pela e para a direita e pela e para a esquerda; kick ball change com twist do tronco; extensão e flexão do braço direito (e do corpo no seu global); movimento de braços (angulados, nível superior, nível inferior, nível médio e palmas nos membros inferiores); enrolar e desenrolar dos braços com abrir e fechar dos cotovelos e dos calcanhares e kick ball change com mudança de direção.
CD1 - 37 alunos
PATUSCADA EM LINHA: Passos: marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda. Braços: posição básica, nível superior oscilando em oposição ao pé do gesto.
PATUSCADA EM RODA: Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente trocando de lugar com o par. Braços: cumprimento, mãos dadas a nível inferior facial com o par, posição básica.
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança
em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH
edições, 149-158.
Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DPS (disponível no SGA-FMH na unidade curricular DAFDI - DPS
Sumário 1 - DPS (CD6+CD1) : Apresentação do Módulo Danças Portuguesas e Sociais - DAFD I
21 Novembro 2016, 08:00 • margarida moura
CD6 - 23 alunos + CD1 - 33 alunos
a) Apresentação do programa específico do modulo – Danças Portuguesas e Sociais. Referência ao processo de avaliação. Orientação bibliográfica;
b) Referência à organização do módulo (documentação e materiais de apoio à consecução das aulas dos módulos, programa e notícias divulgados no SGA da FMH);
c) Explicitação das regras de funcionamento (password de acesso ao SGA, pontualidade, assiduidade) ;
d) Explicação e distinção entre os termos: danças tradicionais e coreografia tradicionalMoura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança
em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH
edições, 149-158.
Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DPS (disponível no SGA-FMH na unidade curricular DAFDI - DPS
Avaliação prática de grupo dos trabalhos de composição coreográfica
18 Novembro 2016, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
CD4
(25 alunos)
Avaliação prática de grupo. Apresentação do trabalho prático de composição/reconstrução coreográfica. Trabalho de grupo.
Critérios de avaliação do trabalho prático final de composição/reconstrução coreográfica:
(2v) Motivo / Ideia / Originalidade – desenvolvimento da ideia que esteve na base do trabalho, originalidade quer da ideia quer das ações, movimentos, gestos, posturas, subjacentes e específicas do trabalho. Grupo como um todo.
(2v) Acompanhamento Musical – seleção musical (da autoria do grupo) em DS, adequação ao desenvolvimento da ideia, qualidade de gravação, ligações, qualidade sonora e acústica, sonoridades, voz.
(3v) Relação Música – Movimento – adequação dos materiais técnico-artísticos (passos, gestos, posturas e posições) ao suporte musical e vice-versa. Relação interdependência mútua.
(2v) Encenação / Adereços – figurinos, cenário, contexto envolvente e contexto onde decorre a ação.
(2v) Rigor Técnico (individual) – clareza na demonstração técnico-artística (movimentos, gestos e posturas limpos, sem “ruído” visual).
(3v) Interpretação Individual – estilo, projeção artística com que interpreta a ideia, a mensagem a transmitir, domínio, segurança, à-vontade.
(3v) Ligações e Evoluções (espaciais, técnicas e relacionais) que caracterizam o decorrer do trabalho (entrada, evoluções, saída).
(3v) Relações estabelecidas (com o par, com outro par, com o grupo, com o público, com o espaço). Diversidade e adequabilidade.CD5
(35 alunos)
Avaliação prática de grupo. Apresentação do trabalho prático de composição/reconstrução coreográfica. Trabalho de grupo.
Critérios de avaliação do trabalho prático final de composição/reconstrução coreográfica:
(2v) Motivo / Ideia / Originalidade – desenvolvimento da ideia que esteve na base do trabalho, originalidade quer da ideia quer das ações, movimentos, gestos, posturas, subjacentes e específicas do trabalho. Grupo como um todo.
(2v) Acompanhamento Musical – seleção musical (da autoria do grupo) em DS, adequação ao desenvolvimento da ideia, qualidade de gravação, ligações, qualidade sonora e acústica, sonoridades, voz.
(3v) Relação Música – Movimento – adequação dos materiais técnico-artísticos (passos, gestos, posturas e posições) ao suporte musical e vice-versa. Relação interdependência mútua.
(2v) Encenação / Adereços – figurinos, cenário, contexto envolvente e contexto onde decorre a ação.
(2v) Rigor Técnico (individual) – clareza na demonstração técnico-artística (movimentos, gestos e posturas limpos, sem “ruído” visual).
(3v) Interpretação Individual – estilo, projeção artística com que interpreta a ideia, a mensagem a transmitir, domínio, segurança, à-vontade.
(3v) Ligações e Evoluções (espaciais, técnicas e relacionais) que caracterizam o decorrer do trabalho (entrada, evoluções, saída).
(3v) Relações estabelecidas (com o par, com outro par, com o grupo, com o público, com o espaço). Diversidade e adequabilidade.Avaliação teórica. Teste/trabalho teórico.
16 Novembro 2016, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
CD4
Avaliação teórica. Teste escrito.
CD5
Avaliação prática individual- Reprodução das danças Tradicionais e Sociais
14 Novembro 2016, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
CD 4
Avaliação prática individual. Avaliação dos conteúdos técnico-artísticos ministrados: Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho, Erva Cidreira, Line Dance Disco, Line Dance Country e Rumba Quadrada.
Avaliação prática individual. Avaliação dos conteúdos técnico-artísticos ministrados: Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho, Erva Cidreira, Line Dance Disco, Line Dance Country e Rumba Quadrada.