Sumários

Aula 10 - Avaliação Prática de Reprodução

1 Março 2018, 14:00 margarida moura

ES2

- Avaliação prática, de reprodução  individual. Avaliação dos conteúdos técnico-artísticos ministrados:

Patuscada em Roda, Sr. Vinho, Erva Cidreira, Line Dance Disco, Line Dance Country e Rumba Quadrada.

- Esclarecimento de dúvidas relativas ao conteúdo teórico ministrado.


Bibliografia principal

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. 

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 

Moura, M. (2018). Programa do Módulo Danças Portuguesas e Sociais. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV– DPS.


Aula 9 - Continuação do trabalho de reconstrução coreográfica - Danças Portugeusas

27 Fevereiro 2018, 15:30 margarida moura

ES1

o   Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material tradicional. Adequação a um novo espaço, movimento e/ou relação social;

o   Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final (montagem, encadeamento, seleção musical, adereços e figurinos).

o   O acompanhamento sonoro deverá ser diferente do explorado nas aulas e a seleção será da responsabilidade dos estudantes (ainda que tutoriado pelo docente).

Bibliografia:

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. 

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 


Utilização das ações ofensivas e defensivas de grupo no contexto do jogo com a defesa zonal aberta

27 Fevereiro 2018, 15:30 Anna Georgievna Volossovitch

1. Ataque contra defesa zonal aberta.

    1.1. Amplitude da circulação da bola.

    1.2. Recolocação e reequilíbrio ofensivo.

    1.3. Continuidade e ofensividade das ações no ataque.

2. Defesa zonal aberta.

     2.1. Princípio defensivo de descontinuidade das ações do adversário.

     2.2. Entreajuda.

     2.3. Troca de adversário.

     2.4. Deslizamento.

3. Jogo formal com utilização da defesa zonal aberta

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Aula 9 - Continuação do trabalho de reconstrução coreográfica - Danças Portugeusas

27 Fevereiro 2018, 14:00 margarida moura

ES2

o   Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material tradicional. Adequação a um novo espaço, movimento e/ou relação social;

o   Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final (montagem, encadeamento, seleção musical, adereços e figurinos).

o   O acompanhamento sonoro deverá ser diferente do explorado nas aulas e a seleção será da responsabilidade dos estudantes (ainda que tutoriado pelo docente).

Bibliografia:

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. 

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 

Moura, M. (2018). Programa do Módulo Danças Portuguesas e Sociais. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DPS.


Utilização das ações ofensivas e defensivas de grupo no contexto do jogo com a defesa zonal aberta

27 Fevereiro 2018, 14:00 Anna Georgievna Volossovitch

1. Ataque contra defesa zonal aberta.

    1.1. Amplitude da circulação da bola.

    1.2. Recolocação e reequilíbrio ofensivo.

    1.3. Continuidade e ofensividade das ações no ataque.

2. Defesa zonal aberta.

     2.1. Princípio defensivo de descontinuidade das ações do adversário.

     2.2. Entreajuda.

     2.3. Troca de adversário.

     2.4. Deslizamento.

3. Jogo formal com utilização da defesa zonal aberta

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.