Sumários
Ações ofensivas de grupo - bloqueio
20 Fevereiro 2018, 14:00 • Anna Georgievna Volossovitch
Bloqueio 1.1 Definição, situações e princípios de utilização. 1.2 Tipos de bloqueio 1.3 Princípios de intervenção do iniciador e beneficiário. 1.4 Aprendizagem do bloqueio em situações do jogo reduzido e em superioridade numérica (2X1; 3X2). 2. Jogo formal com defesa zonal aberta (continuação da aula anterior). |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 6 - Aprendizagem da Rumba Quadrada em Line Dance e a pares
20 Fevereiro 2018, 14:00 • margarida moura
ES2
- Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (Patuscada em Roda e Senhor Vinho). Trabalho autónomo dos estudantes);
- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias sociais, Line Dance Disco e Line Dance Country, versão original e versão reconstruída pelos estudantes;
- Aprendizagem da Rumba Quadrada em situação de line dance – Line Dance Rumba e a pares. Passos: básico, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta e contravolta, volta dos 6 /volta circular, básico com mudança de direção. Início às pegas fechadas, às pegas abertas com contacto e à colocação da cabeça. Ritmo quaternário numa dinâmica, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8). Características gerais: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair.
- Aprendizagem da Rumba quadrada a pares. Incluem os passos, pegas e posturas trabalhadas na Line Dance Rumba mas sem uma coreografia pré-definida. O par/cavalheiro decide a sequência.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.
Ações ofensivas de grupo – cruzamento. Ataque contra defesa zonal aberta
19 Fevereiro 2018, 15:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Ataque contra defesa zonal aberta. 2. Cruzamento. 2.1. Princípios de intervenção do iniciador e beneficiário. 2.2 Situações de utilização de cruzamento e de decalage. 3. Resolução de situações 3X3, 4X4. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 5 - Sr. Vinho - aperfeiçoamento e reconstrução coreográfica
19 Fevereiro 2018, 15:30 • margarida moura
ES1
- Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (LDD, LDC). Trabalho autónomo dos estudantes;
- Barra inicial específica aos passos: passeio, saltitado, saltitado cruzado, malhão marcado, malhão rodado e serrado simples (com inclinação do tronco, com e sem palmas). Posições de braços: nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes, nível médio com palmas, nível inferior com inclinação do tronco e posição básica;
- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais: Patuscada em Roda e Sr. Vinho (SV) - Malhão (Mariza, Fado em Mim).
- Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A e B). Trabalho em pequenos grupos;Bibliografia
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.
Ações ofensivas de grupo – cruzamento. Ataque contra defesa zonal aberta
19 Fevereiro 2018, 14:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Ataque contra defesa zonal aberta. 2. Cruzamento. 2.1. Princípios de intervenção do iniciador e beneficiário. 2.2 Situações de utilização de cruzamento e de decalage. 3. Resolução de situações 3X3, 4X4. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |