Sumários

Ações ofensivas de grupo - bloqueio

20 Fevereiro 2018, 14:00 Anna Georgievna Volossovitch

Bloqueio

        1.1 Definição, situações e princípios de utilização.

        1.2 Tipos de bloqueio

        1.3 Princípios de intervenção do iniciador e beneficiário.

        1.4 Aprendizagem do bloqueio em situações do jogo reduzido e em superioridade numérica (2X1; 3X2).

2. Jogo formal com defesa zonal aberta (continuação da aula anterior).

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Aula 6 - Aprendizagem da Rumba Quadrada em Line Dance e a pares

20 Fevereiro 2018, 14:00 margarida moura

ES2

- Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (Patuscada em Roda e Senhor Vinho). Trabalho autónomo dos estudantes);

- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias sociais, Line Dance Disco e Line Dance Country, versão original e versão reconstruída pelos estudantes;

- Aprendizagem da Rumba Quadrada em situação de line dance – Line Dance Rumba e a pares. Passos: básico, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta e contravolta, volta dos 6 /volta circular, básico com mudança de direção. Início às pegas fechadas, às pegas abertas com contacto e à colocação da cabeça. Ritmo quaternário numa dinâmica, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8). Características gerais: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair.

- Aprendizagem da Rumba quadrada a pares. Incluem os passos, pegas e posturas trabalhadas na Line Dance Rumba mas sem uma coreografia pré-definida. O par/cavalheiro decide a sequência.


Bibliografia:

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 


Ações ofensivas de grupo – cruzamento. Ataque contra defesa zonal aberta

19 Fevereiro 2018, 15:30 Anna Georgievna Volossovitch

1.   Ataque contra defesa zonal aberta.

2.   Cruzamento.

       2.1.  Princípios de intervenção do iniciador e beneficiário.

        2.2 Situações de utilização de cruzamento e de decalage.

3.   Resolução de situações 3X3, 4X4.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Aula 5 - Sr. Vinho - aperfeiçoamento e reconstrução coreográfica

19 Fevereiro 2018, 15:30 margarida moura

ES1

- Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (LDD, LDC). Trabalho autónomo dos estudantes;

- Barra inicial específica aos passos: passeio, saltitado, saltitado cruzado,  malhão marcado, malhão rodado e serrado simples (com inclinação do tronco, com e sem palmas). Posições de braços: nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes, nível médio com palmas, nível inferior com inclinação do tronco e posição básica;

- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais: Patuscada em Roda e Sr. Vinho (SV) - Malhão (Mariza, Fado em Mim).

- Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A e B). Trabalho em pequenos grupos;

Bibliografia

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. 


Ações ofensivas de grupo – cruzamento. Ataque contra defesa zonal aberta

19 Fevereiro 2018, 14:00 Anna Georgievna Volossovitch

1.   Ataque contra defesa zonal aberta.

2.   Cruzamento.

       2.1.  Princípios de intervenção do iniciador e beneficiário.

        2.2 Situações de utilização de cruzamento e de decalage.

3.   Resolução de situações 3X3, 4X4.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anosLisboa: FMH-Edições.