Sumários
Aula 5 - Sr. Vinho - aperfeiçoamento e reconstrução coreográfica
19 Fevereiro 2018, 14:00 • margarida moura
ES2
- Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (LDD, LDC). Trabalho autónomo dos estudantes;
- Barra inicial específica aos passos: passeio, saltitado, saltitado cruzado, malhão marcado, malhão rodado e serrado simples (com inclinação do tronco, com e sem palmas). Posições de braços: nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes, nível médio com palmas, nível inferior com inclinação do tronco e posição básica;
- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais: Patuscada em Roda e Sr. Vinho (SV) - Malhão (Mariza, Fado em Mim).
- Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A e B). Trabalho em pequenos grupos;Bibliografia
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.
Caracterização do sistema defensivo 3:3. Marcação do pivot. Entreajuda defensiva
15 Fevereiro 2018, 15:30 • Anna Georgievna Volossovitch
Caracterização do sistema defensivo 3:3. 1.1.Posicionamento e principais funções dos jogadores. 1.2. Particularidades da marcação do pivot. 2. Ataque contra defesa zonal aberta (continuação da aula anterior). 2.1.Posicionamento correto e principais funções do jogador pivot no ataque contra defesa zonal; 2.2.Passe e entra com participação do pivot. 3. Ações defensivas de grupo. 3.1.Entreajuda. |
Bibliografia: |
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 4 - Line Dance Country: aperfeiçoamento e reconstrução coreográfica
15 Fevereiro 2018, 15:30 • margarida moura
ES1
o Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (Patuscada em Roda nas versões: original e reconstruída pelos estudantes). Trabalho autonomo dos estudante;
o Revisão e aperfeiçoamento da coreografia, Line Dance Disco (LLD);
o Revisão e aperfeiçoamento da coreografia, Line Dance Country (LDC). Estilo rápido, descontraído, privilegiando os movimentos: saltitar, galope, voltas no lugar, progressões, kick ball change e mudanças de direção.
o Reconstrução coreográfica, de 8tps de música. Trabalho em pequenos grupos;
o Montagem da nova sequência de LDC.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.
Caracterização do sistema defensivo 3:3. Marcação do pivot. Entreajuda defensiva
15 Fevereiro 2018, 14:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Caracterização do sistema defensivo 3:3. 1.1.Posicionamento e principais funções dos jogadores. 1.2. Particularidades da marcação do pivot. 2. Ataque contra defesa zonal aberta (continuação da aula anterior). 2.1.Posicionamento correto e principais funções do jogador pivot no ataque contra defesa zonal; 2.2.Passe e entra com participação do pivot. 3. Ações defensivas de grupo. 3.1.Entreajuda. |
Bibliografia: |
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 4 - Line Dance Country: aperfeiçoamento e reconstrução coreográfica
15 Fevereiro 2018, 14:00 • margarida moura
ES2
o Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (Patuscada em Roda nas versões: original e reconstruída pelos estudantes). Trabalho autonomo dos estudante;
o Revisão e aperfeiçoamento da coreografia, Line Dance Disco (LLD);
o Revisão e aperfeiçoamento da coreografia, Line Dance Country (LDC). Estilo rápido, descontraído, privilegiando os movimentos: saltitar, galope, voltas no lugar, progressões, kick ball change e mudanças de direção.
o Reconstrução coreográfica, de 8tps de música. Trabalho em pequenos grupos;
o Montagem da nova sequência de LDC.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.