Sumários

Aula 5 - Sr. Vinho - aperfeiçoamento e reconstrução coreográfica

19 Fevereiro 2018, 14:00 margarida moura

ES2

- Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (LDD, LDC). Trabalho autónomo dos estudantes;

- Barra inicial específica aos passos: passeio, saltitado, saltitado cruzado,  malhão marcado, malhão rodado e serrado simples (com inclinação do tronco, com e sem palmas). Posições de braços: nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes, nível médio com palmas, nível inferior com inclinação do tronco e posição básica;

- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais: Patuscada em Roda e Sr. Vinho (SV) - Malhão (Mariza, Fado em Mim).

- Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A e B). Trabalho em pequenos grupos;

Bibliografia

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. 



Caracterização do sistema defensivo 3:3. Marcação do pivot. Entreajuda defensiva

15 Fevereiro 2018, 15:30 Anna Georgievna Volossovitch

Caracterização do sistema defensivo 3:3.

        1.1.Posicionamento e principais funções dos jogadores.

        1.2. Particularidades da marcação do pivot.

2.     Ataque contra defesa zonal aberta (continuação da aula anterior).

        2.1.Posicionamento correto e principais funções do jogador pivot no ataque contra defesa zonal;

         2.2.Passe e entra com participação do pivot.

3.     Ações defensivas de grupo.

        3.1.Entreajuda.

Bibliografia:

Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anosLisboa: FMH-Edições.


Aula 4 - Line Dance Country: aperfeiçoamento e reconstrução coreográfica

15 Fevereiro 2018, 15:30 margarida moura

 ES1

o   Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (Patuscada em Roda nas versões: original e reconstruída pelos estudantes). Trabalho autonomo dos estudante;

o   Revisão e aperfeiçoamento da coreografia,  Line Dance Disco (LLD);

o   Revisão e aperfeiçoamento da coreografia, Line Dance Country (LDC). Estilo rápido, descontraído, privilegiando os movimentos: saltitar, galope, voltas no lugar, progressões, kick ball change e mudanças de direção.

o   Reconstrução coreográfica, de 8tps de música. Trabalho em pequenos grupos;

o   Montagem da nova sequência de LDC.


Bibliografia:

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 


Caracterização do sistema defensivo 3:3. Marcação do pivot. Entreajuda defensiva

15 Fevereiro 2018, 14:00 Anna Georgievna Volossovitch

1.     Caracterização do sistema defensivo 3:3.

        1.1.Posicionamento e principais funções dos jogadores.

        1.2. Particularidades da marcação do pivot.

2.     Ataque contra defesa zonal aberta (continuação da aula anterior).

        2.1.Posicionamento correto e principais funções do jogador pivot no ataque contra defesa zonal;

         2.2.Passe e entra com participação do pivot.

3.     Ações defensivas de grupo.

        3.1.Entreajuda.

Bibliografia:

Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Aula 4 - Line Dance Country: aperfeiçoamento e reconstrução coreográfica  

15 Fevereiro 2018, 14:00 margarida moura


ES2

o   Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (Patuscada em Roda nas versões: original e reconstruída pelos estudantes). Trabalho autonomo dos estudante;

o   Revisão e aperfeiçoamento da coreografia,  Line Dance Disco (LLD);

o   Revisão e aperfeiçoamento da coreografia, Line Dance Country (LDC). Estilo rápido, descontraído, privilegiando os movimentos: saltitar, galope, voltas no lugar, progressões, kick ball change e mudanças de direção.

o   Reconstrução coreográfica, de 8tps de música. Trabalho em pequenos grupos;

o   Montagem da nova sequência de LDC.


Bibliografia:

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.