Sumários
Aula 8 - Inicio ao trabalho de reconstrução coroegráfica - Danças Sociais
26 Fevereiro 2018, 15:30 • margarida moura
ES1
o Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior: Erva Cidreira e Rumba Quadrada a pares. Trabalho autónomo dos estudantes;
o Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material social, LDD e LDC. Adequação a um novo espaço, movimento e/ou relação social;
o Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final (montagem, encadeamento, seleção musical, adereços e figurinos);
o O acompanhamento sonoro, deverá ser diferente do explorado nas aulas e a seleção do mesmo será da responsabilidade dos estudantes (ainda que tutoriado pelo docente);
o Tarefa Formativa 2: Para a próxima aula os estudantes devem enviar ao docente e levar para a aula o acompanhamento sonoro de Dança Tradicional/Popular portuguesa, específico do trabalho de criação coreográfica a apresentar na 12ª aula.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.
Moura, M. (2018). Programa do Módulo Danças Portuguesas e Sociais. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DPS.
Ações defensivas de grupo – deslizamento e troca de adversário
26 Fevereiro 2018, 15:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Ações defensivas de grupo 1.1. Deslizamento (princípios de intervenção dos jogadores; situações de utilização) 1.2. Troca de adversário (princípios de intervenção dos jogadores; situações de utilização) 2. Jogo formal com utilização da defesa zonal aberta (marcação, entreajuda, troca de adversário) e ataque contra defesa zonal (decalage, cruzamento, bloqueio). |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 8 - Inicio ao trabalho de reconstrução coroegráfica - Danças Sociais
26 Fevereiro 2018, 14:00 • margarida moura
ES2
o Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior: Erva Cidreira e Rumba Quadrada a pares. Trabalho autónomo dos estudantes;
o Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material social, LDD e LDC. Adequação a um novo espaço, movimento e/ou relação social;
o Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final (montagem, encadeamento, seleção musical, adereços e figurinos);
o O acompanhamento sonoro, deverá ser diferente do explorado nas aulas e a seleção do mesmo será da responsabilidade dos estudantes (ainda que tutoriado pelo docente);
o Tarefa Formativa 2: Para a próxima aula os estudantes devem enviar ao docente e levar para a aula o acompanhamento sonoro de Dança Tradicional/Popular portuguesa, específico do trabalho de criação coreográfica a apresentar na 12ª aula.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.
Moura, M. (2018). Programa do Módulo Danças Portuguesas e Sociais. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DPS.
Ações defensivas de grupo – deslizamento e troca de adversário
26 Fevereiro 2018, 14:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Ações defensivas de grupo 1.1. Deslizamento (princípios de intervenção dos jogadores; situações de utilização) 1.2. Troca de adversário (princípios de intervenção dos jogadores; situações de utilização) 2. Jogo formal com utilização da defesa zonal aberta (marcação, entreajuda, troca de adversário) e ataque contra defesa zonal (decalage, cruzamento, bloqueio). |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 7 - Revisão e aperfeiçoamento da dança tradicional Erva Cidreia
22 Fevereiro 2018, 15:30 • margarida moura
ES1
o Revisão da Rumba quadrada, em Line dance e a pares. Trabalho autónomo dos estudantes;
o Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais: Patuscada em Roda e Sr. Vinho;
o Aprendizagem da dança tradicional: Erva Cidreira (EC) (Ribatejo). Passos: passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita ao par da frente e esquerda ao par de trás).
o
Tarefa Formativa
1: Para a próxima aula os estudantes devem enviar ao docente e levar para a
aula o acompanhamento sonoro de Disco, Country ou Rumba específico do trabalho
de criação coreográfica a apresentar na 12ª aula.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.
Moura, M. (2018). Programa do Módulo Danças Portuguesas e Sociais. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DPS.