Sumários

Ações ofensivas de grupo – bloqueio direto e indireto

22 Fevereiro 2018, 15:30 Anna Georgievna Volossovitch

1. Ações ofensivas de grupo:

    1.1.Bloqueio direto (definição, princípios e situações de utilização).

    1.2. Bloqueio indireto (definição, princípios e situações de utilização).

     1.3. Aprendizagem e aperfeiçoamento do bloqueio em situações de jogo reduzido, em superioridade e igualdade numérica (3X2; 3X3).

2. Jogo formal com defesa zonal 3:3.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Aula 7 - Revisão e aperfeiçoamento da dança tradicional Erva Cidreia

22 Fevereiro 2018, 14:00 margarida moura

ES2


o   Revisão da Rumba quadrada, em Line dance e a pares. Trabalho autónomo dos estudantes;

o   Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais:  Patuscada em Roda e Sr. Vinho;

o   Aprendizagem da dança tradicional: Erva Cidreira (EC) (Ribatejo). Passos: passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita ao par da frente e esquerda ao par de trás). 

o   Tarefa Formativa 1: Para a próxima aula os estudantes devem enviar ao docente e levar para a aula o acompanhamento sonoro de Disco, Country ou Rumba específico do trabalho de criação coreográfica a apresentar na 12ª aula.

Bibliografia:

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. 

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 

Moura, M. (2018). Programa do Módulo Danças Portuguesas e Sociais. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DPS.



Ações ofensivas de grupo – bloqueio direto e indireto

22 Fevereiro 2018, 14:00 Anna Georgievna Volossovitch

 Ações ofensivas de grupo:

    1.1.Bloqueio direto (definição, princípios e situações de utilização).

    1.2. Bloqueio indireto (definição, princípios e situações de utilização).

     1.3. Aprendizagem e aperfeiçoamento do bloqueio em situações de jogo reduzido, em superioridade e igualdade numérica (3X2; 3X3).

2. Jogo formal com defesa zonal 3:3.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Ações ofensivas de grupo - bloqueio

20 Fevereiro 2018, 15:30 Anna Georgievna Volossovitch

1.     Bloqueio

        1.1 Definição, situações e princípios de utilização.

        1.2 Tipos de bloqueio

        1.3 Princípios de intervenção do iniciador e beneficiário.

        1.4 Aprendizagem do bloqueio em situações do jogo reduzido e em superioridade numérica (2X1; 3X2).

2. Jogo formal com defesa zonal aberta (continuação da aula anterior).

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Aula 6 - Aprendizagem da Rumba Quadrada em Line Dance e a pares

20 Fevereiro 2018, 15:30 margarida moura

ES1

- Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (Patuscada em Roda e Senhor Vinho). Trabalho autónomo dos estudantes);

- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias sociais, Line Dance Disco e Line Dance Country, versão original e versão reconstruída pelos estudantes;

- Aprendizagem da Rumba Quadrada em situação de line dance – Line Dance Rumba e a pares. Passos: básico, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta e contravolta, volta dos 6 /volta circular, básico com mudança de direção. Início às pegas fechadas, às pegas abertas com contacto e à colocação da cabeça. Ritmo quaternário numa dinâmica, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8). Características gerais: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair.

- Aprendizagem da Rumba quadrada a pares. Incluem os passos, pegas e posturas trabalhadas na Line Dance Rumba mas sem uma coreografia pré-definida. O par/cavalheiro decide a sequência.


Bibliografia:

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.