Sumários
Ações ofensivas de grupo – bloqueio direto e indireto
22 Fevereiro 2018, 15:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Ações ofensivas de grupo: 1.1.Bloqueio direto (definição, princípios e situações de utilização). 1.2. Bloqueio indireto (definição, princípios e situações de utilização). 1.3. Aprendizagem e aperfeiçoamento do bloqueio em situações de jogo reduzido, em superioridade e igualdade numérica (3X2; 3X3). 2. Jogo formal com defesa zonal 3:3. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 7 - Revisão e aperfeiçoamento da dança tradicional Erva Cidreia
22 Fevereiro 2018, 14:00 • margarida moura
ES2
o Revisão da Rumba quadrada, em Line dance e a pares. Trabalho autónomo dos estudantes;
o Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais: Patuscada em Roda e Sr. Vinho;
o Aprendizagem da dança tradicional: Erva Cidreira (EC) (Ribatejo). Passos: passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita ao par da frente e esquerda ao par de trás).
o
Tarefa Formativa
1: Para a próxima aula os estudantes devem enviar ao docente e levar para a
aula o acompanhamento sonoro de Disco, Country ou Rumba específico do trabalho
de criação coreográfica a apresentar na 12ª aula.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.
Moura, M. (2018). Programa do Módulo Danças Portuguesas e Sociais. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DPS.
Ações ofensivas de grupo – bloqueio direto e indireto
22 Fevereiro 2018, 14:00 • Anna Georgievna Volossovitch
Ações ofensivas de grupo: 1.1.Bloqueio direto (definição, princípios e situações de utilização). 1.2. Bloqueio indireto (definição, princípios e situações de utilização). 1.3. Aprendizagem e aperfeiçoamento do bloqueio em situações de jogo reduzido, em superioridade e igualdade numérica (3X2; 3X3). 2. Jogo formal com defesa zonal 3:3. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Ações ofensivas de grupo - bloqueio
20 Fevereiro 2018, 15:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Bloqueio 1.1 Definição, situações e princípios de utilização. 1.2 Tipos de bloqueio 1.3 Princípios de intervenção do iniciador e beneficiário. 1.4 Aprendizagem do bloqueio em situações do jogo reduzido e em superioridade numérica (2X1; 3X2). 2. Jogo formal com defesa zonal aberta (continuação da aula anterior). |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 6 - Aprendizagem da Rumba Quadrada em Line Dance e a pares
20 Fevereiro 2018, 15:30 • margarida moura
ES1
- Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (Patuscada em Roda e Senhor Vinho). Trabalho autónomo dos estudantes);
- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias sociais, Line Dance Disco e Line Dance Country, versão original e versão reconstruída pelos estudantes;
- Aprendizagem da Rumba Quadrada em situação de line dance – Line Dance Rumba e a pares. Passos: básico, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta e contravolta, volta dos 6 /volta circular, básico com mudança de direção. Início às pegas fechadas, às pegas abertas com contacto e à colocação da cabeça. Ritmo quaternário numa dinâmica, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8). Características gerais: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair.
-
Aprendizagem da Rumba quadrada a pares. Incluem os passos, pegas e
posturas trabalhadas na Line Dance Rumba mas sem uma coreografia
pré-definida. O par/cavalheiro decide a sequência.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.