Sumários

Aula 3 - Patuscada e roda: aperfeiçoamento e reconstrução coreográfica

8 Fevereiro 2018, 15:30 margarida moura

ES1

o   Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (LDD nas versões: original e reconstruída). Trabalho autónomo dos estudante;

o   Barra inicial específica aos passos: passeio, saltitado, saltitado cruzado. Posições de braços: posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes;

o   Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional: Patuscada em Roda (PR).

o   Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A,B, e C). Trabalho em pequenos grupos;

o   Montagem da nova sequência de PR.

Bibliografia

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. 


Fases do processo defensivo. Recuperação defensiva. Ações individuais ofensivas – entrada

8 Fevereiro 2018, 14:00 Anna Georgievna Volossovitch

1. Fases do processo defensivo. Recuperação defensiva

    1.1. Definição da recuperação defensiva

     1.2. Princípios de recuperação defensiva (participação ativa de todos os jogadores, deslocamento rápido para o próprio meio-campo, ocupação das zonas de maior eficácia, pressão sobre o portador da bola e potenciais recetores, tentativa de impedir ou atrasar o 1º passe).

2. Defesa organizada.

3. Ações individuais ofensivas – entrada. 

3.1. Definição, tipologia, situações de utilização, princípios de intervenção.

Bibliografia:

Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Aula 3 - Patuscada e roda: aperfeiçoamento e reconstrução coreográfica

8 Fevereiro 2018, 14:00 margarida moura

ES2
o   Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (LDD nas versões: original e reconstruída). Trabalho autónomo dos estudante;

o   Barra inicial específica aos passos: passeio, saltitado, saltitado cruzado. Posições de braços: posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes;

o   Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional: Patuscada em Roda (PR).

o   Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A,B, e C). Trabalho em pequenos grupos;

o   Montagem da nova sequência de PR.

Bibliografia

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. 


Fases do processo ofensivo. Contra-ataque. Ataque organizado contra defesa zonal aberta

6 Fevereiro 2018, 15:30 Anna Georgievna Volossovitch

1. Fases do ataque.

    1.1.  Contra-ataque

             1.1.2. Princípios do contra-ataque

     1.2.  Ataque organizado contra defesa zonal aberta.

             1.2.1. Princípios do ataque organizado contra defesa zonal aberta.

                       ataque ao espaço entre dois defensores pelo portador da bola;

                       enquadramento ofensivo sem bola;

                       garantia de apoios;

                       amplitude do ataque;

                       profundidade do ataque;

                        reequilíbrio ofensivo.          

2. Ações individuais ofensivas - remate de ombro em apoio (definição, componentes críticas, erros comuns, situações de utilização).

Bibliografia:

Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anosLisboa: FMH-Edições.


Aula 2 - Line Dance Disco

6 Fevereiro 2018, 15:30 margarida moura

ES1
o   Caracterização geral da Dança Social;

o   Revisão e aperfeiçoamento da sequência de Line Dance Disco (LDD). Estilo solto, descontraído, privilegiando o andar com progressões a avançar e a recuar, laterais e circulares, o twist, o quick ball change, os movimentos stacatto, segmentares e círculos de braços e as mudanças de níveis e de direção;

o   Reconstrução coreográfica, de 8tps de música. Trabalho em pequenos grupos;

o   Montagem da nova sequência de LDD.


Bibliografia

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.