Sumários
Aula 3 - Patuscada e roda: aperfeiçoamento e reconstrução coreográfica
8 Fevereiro 2018, 15:30 • margarida moura
ES1
o Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (LDD nas versões: original e reconstruída). Trabalho autónomo dos estudante;
o Barra inicial específica aos passos: passeio, saltitado, saltitado cruzado. Posições de braços: posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes;
o Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional: Patuscada em Roda (PR).
o Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A,B, e C). Trabalho em pequenos grupos;
o Montagem da nova sequência de PR.
Bibliografia
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.
Fases do processo defensivo. Recuperação defensiva. Ações individuais ofensivas – entrada
8 Fevereiro 2018, 14:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Fases do processo defensivo. Recuperação defensiva 1.1. Definição da recuperação defensiva 1.2. Princípios de recuperação defensiva (participação ativa de todos os jogadores, deslocamento rápido para o próprio meio-campo, ocupação das zonas de maior eficácia, pressão sobre o portador da bola e potenciais recetores, tentativa de impedir ou atrasar o 1º passe). 2. Defesa organizada. 3. Ações individuais ofensivas – entrada. 3.1. Definição, tipologia, situações de utilização, princípios de intervenção. |
Bibliografia: |
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 3 - Patuscada e roda: aperfeiçoamento e reconstrução coreográfica
8 Fevereiro 2018, 14:00 • margarida moura
ES2
o
Revisão das
danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (LDD nas versões: original e
reconstruída). Trabalho autónomo dos estudante;
o Barra inicial específica aos passos: passeio, saltitado, saltitado cruzado. Posições de braços: posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes;
o Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional: Patuscada em Roda (PR).
o Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A,B, e C). Trabalho em pequenos grupos;
o Montagem da nova sequência de PR.
Bibliografia
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.
Fases do processo ofensivo. Contra-ataque. Ataque organizado contra defesa zonal aberta
6 Fevereiro 2018, 15:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Fases do ataque. 1.1. Contra-ataque 1.1.2. Princípios do contra-ataque 1.2. Ataque organizado contra defesa zonal aberta. 1.2.1. Princípios do ataque organizado contra defesa zonal aberta. ataque ao espaço entre dois defensores pelo portador da bola; enquadramento ofensivo sem bola; garantia de apoios; amplitude do ataque; profundidade do ataque; reequilíbrio ofensivo. 2. Ações individuais ofensivas - remate de ombro em apoio (definição, componentes críticas, erros comuns, situações de utilização). |
Bibliografia: |
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 2 - Line Dance Disco
6 Fevereiro 2018, 15:30 • margarida moura
ES1
o
Caracterização
geral da Dança Social;
o Revisão e aperfeiçoamento da sequência de Line Dance Disco (LDD). Estilo solto, descontraído, privilegiando o andar com progressões a avançar e a recuar, laterais e circulares, o twist, o quick ball change, os movimentos stacatto, segmentares e círculos de braços e as mudanças de níveis e de direção;
o Reconstrução coreográfica, de 8tps de música. Trabalho em pequenos grupos;
o Montagem da nova sequência de LDD.
Bibliografia
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.