Sumários
Fases do processo ofensivo. Contra-ataque. Ataque organizado contra defesa zonal aberta
6 Fevereiro 2018, 14:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Fases do ataque. 1.1. Contra-ataque 1.1.2. Princípios do contra-ataque 1.2. Ataque organizado contra defesa zonal aberta. 1.2.1. Princípios do ataque organizado contra defesa zonal aberta. ataque ao espaço entre dois defensores pelo portador da bola; enquadramento ofensivo sem bola; garantia de apoios; amplitude do ataque; profundidade do ataque; reequilíbrio ofensivo. 2. Ações individuais ofensivas - remate de ombro em apoio (definição, componentes críticas, erros comuns, situações de utilização). |
Bibliografia: |
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 2 - Line Dance Disco
6 Fevereiro 2018, 14:00 • margarida moura
ES2
o
Caracterização
geral da Dança Social;
o Revisão e aperfeiçoamento da sequência de Line Dance Disco (LDD). Estilo solto, descontraído, privilegiando o andar com progressões a avançar e a recuar, laterais e circulares, o twist, o quick ball change, os movimentos stacatto, segmentares e círculos de braços e as mudanças de níveis e de direção;
o Reconstrução coreográfica, de 8tps de música. Trabalho em pequenos grupos;
o Montagem da nova sequência de LDD.
Bibliografia
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.
Âmbito, objetivos e organização da disciplina. Revisão da matéria do módulo DAFD I- Andebol 1. Postulados de ensino do jogo
5 Fevereiro 2018, 15:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Revisão da matéria do módulo DAFD I- Andebol 1. 2. Postulados de ensino doe jogo. 2.1. Ensino contextualizado. 2.2. Ensino adaptado ao jogador. 2.3. Ensino com intencionalidade. 2.4. Ensino por estímulos relevantes. 3. Meios de ensino do jogo. 4. Intervenção pedagógica. 5. Organização de uma sessão de treino ou de uma aula de andebol. |
Bibliografia: |
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 1 - Apresentação do módulo DPS - Danças Portuguesas e Sociais
5 Fevereiro 2018, 15:30 • margarida moura
ES1
o Apresentação do programa com explicação do processo avaliativo e das regras/normas de boa conduta;
o Caracterização geral da Dança tradicional portuguesa: delimitação dos conceitos, danças tradicionais e coreografia tradicional;
o Constituição de grupos de trabalho;
o Revisão e aperfeiçoamento da
coreografia tradicional Patuscada em
Roda (PR) ( Raízes, Diabo do Belho).
Bibliografia de referência ao módulo:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.
Moura, M. (2007). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.
Âmbito, objetivos e organização da disciplina. Revisão da matéria do módulo DAFD I- Andebol 1. Postulados de ensino do jogo.
5 Fevereiro 2018, 14:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Revisão da matéria do módulo DAFD I- Andebol 1. 2. Postulados de ensino doe jogo. 2.1. Ensino contextualizado. 2.2. Ensino adaptado ao jogador. 2.3. Ensino com intencionalidade. 2.4. Ensino por estímulos relevantes. 3. Meios de ensino do jogo. 4. Intervenção pedagógica. 5. Organização de uma sessão de treino ou de uma aula de andebol. |
Bibliografia: |
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |