Sumários
Postura em Dança
1 Abril 2019, 11:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Clippinger, K. (2016). Dance Anatomy and Kinesiology. (2ª ed.)Champaign, Illinois: Human Kinetics.
- Johnson, J. (2012). Postural Assessment. Champaign, Illinois: Human Kinetics.
- Kendall, F.P., McCreary, E.K., Provance, P.G., Rodgers, M.M. & Romani, W.A. (2005). Muscles: Testing and Function with Posture and Pain (5ed). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
- Krasnow, D., Monasterio, R. & Chatfield, S.J. (2001). Emerging Concepts of Posture and Alignement. Medical Problems of Performing Artists, 16, 1, 8-16.
- Welsh, T. (2009). Conditioning for Dancers. Gainesville, University Press of Florida.
- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 12).Força abdominal: avaliação
29 Março 2019, 15:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Apresentação dos exercícios propostos pelos alunos para desenvolvimento dos grupos musculares da parede abdominal. Análise e avaliação dos exercícios apresentados. Posição de segurança da coluna (lombar e cervical). Anulação da participação do psoas-ilíaco. Nível de dificuldade dos exercícios propostos, permitindo a progressão e a prescrição individualizada.
Flexibilidade para Dançar
25 Março 2019, 11:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Teoria e metodologia do treino da flexibilidade. Conceitos básicos. Diferença entre flexibilidade e alongamento. Factores que influenciam a flexibilidade. Flexibilidade funcional. Hipermobilidade e hipomobilidade. Papel do tecido muscular e sua elasticidade. As estruturas não elásticas (ligamentos, tendões, articulações). Idade, sexo e nível de atividade física. Temperatura e efeitos do
warm-up. Tipos de flexibilidade. Avaliação da flexibilidade. Métodos de treino desta capacidade. Exercícios exemplificativos dos métodos passivo, dinâmico e PNF. Desenho de programas de desenvolvimento da flexibilidade específicos para a dança (
en dehors,
cou-de-pied,
cambré).
Bibliografia:
- Deighan, M. (2005). Flexibility in Dance. Journal of Dance Medicine and Science, 9, 1, 13-17.
- Desfor, F.G. (2003). Assessing Hypermobility in Dancers. Journal of Dance Medicine and Science, 7, 1, 17-23.
- DiTullio, M., Wilczek, L., Paulus, D. et al (1989) Comparison of Hip Rotation in Female Classical Ballet Dancers versus Female Nondancers. Medical Problems of Performing Artists, 4, 4, 154-158
- Freitas, S. R. (2010). Flexibilidade e Alongamento: um Modelo Taxonómico. Santo António dos Cavaleiros: Gnosies.
- McCormack, M. (2010). Teaching the Hypermobile Dancer. The IADMS Bulletin for Teachers, 2, 1, 5-8.
- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 9).Avaliação e Treino da Flexibilidade
22 Março 2019, 15:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Avaliação diagnóstico da condição física dos bailarinos. A flexibilidade de determinadas articulações. Noções de goniometria. A flexibilidade do pé, do joelho, coxo-femoral, coluna e ombro. Medição do
turnout (
en dehors, rotação externa dos membros inferiores). Treino da flexibilidade através do treino técnico. Os exemplos de alguns exercícios normalmente utilizados em sessões de barra de chão (
grand battement,
developpé, etc.) e na técnica Graham (
contract-release) para desenvolvimento desta qualidade motora. Métodos de treino: estático, dinâmico e PNF. Mobilidade e estabilidade das articulações. Treino suplementar ao treino da técnica. Relação entre força e flexibilidade.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2012).
Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 9).
Força para Dançar
18 Março 2019, 11:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Teoria e metodologia do treino da força. Conceitos básicos. Ações estáticas (isométricas) e dinâmicas (concêntricas e excêntricas). Ciclo de alongamento-encurtamento. Recrutamento de unidades motoras. A via “nervosa” e a via “hipertrófica” para desenvolvimento da força. Relações com variáveis de crescimento e maturação: morfologia e composição corporal. Métodos para desenvolver os diferentes tipos de força: resistência, máxima e explosiva. Variáveis do treino da força: repetições, séries, intervalos, intensidade, frequência e volume. Limites do desenvolvimento da força. Especificidade do desenvolvimento da força: grupos musculares solicitados, padrões de movimento, amplitude de movimento articular, velocidade de contração e tipo de ação muscular. Alguns exemplos de situações de dança com recurso ao visionamento de videogramas.
Bibliografia:
- Rodrigues, L.X. e Carvalheiro, S. (2008). Supplemental training to improve dance technique: The example of “frontal fall” skill. Proceedings of the ECSS – European College of Sports Sciences (p.277).
- Watkins, A. & Clarkson, P. (1998). Dancing Longer Dancing Stronger: a Dancer’s Guide to Improving Technique and Preventing Injury. Hightstown: Princeton Book Company Publishers.
- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 8).
- Mil-Homens, P., Correia, P.P e Mendonça, G.V. (2015). Treino da Força: Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Lisboa: Edições FMH.