Sumários
Apresentação de Trabalhos de Grupo
10 Maio 2019, 09:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Apresentação de Trabalhos de Grupo desenvolvidos pelos estudantes.
A Observação enquanto competência de observação pedagógica
10 Maio 2019, 08:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
A competência de observação pedagógica:
1) Referência ao conceito de observação como observação pedagógica;
2) A observação como competência técnica do profissional das actividades físicas e desportivas;
3) Saber observar: as diferenças entre a competência de observação de diferentes intervenientes nomeadamente, dos supervisores pedagógicos e dos supervisionados;
4) Aspectos particulares da observação:
a) Como sistema de recolha de dados;
b) As diferentes funções da observação;
c) Os diferentes tipos de observação (ocasional e sistemática);
d) Referência a diferentes metodologias de observação (directa, indirecta, estudos de caso);
5) Características de um sistema de observação (domínio, categorias, processo de notação, operações para domínio do sistema);
6) Critérios para construção de categorias (exaustividade, exclusividade e objectividade);
7) Os diferentes métodos de registo dos dados:
a) Tradicionais (eyballing, incidentes anotados, inventário/checklist, escalas de apreciação/rating scales);
b) Recomendados (registo de ocorrências/event recording, registo de duração, amostragem temporal/time simpling, placheck);
8) Referência ao índice de fidelidade de Bellack, sua utilidade, cuidados e limitações.
Bibliografia
· Barrete, G.; Feingold, R.; Rees, C. & Piéron, M. (1987). Myths, models and methods in sport pedagogy, Champaign, Illinois: Human Kinetics.
· Haag, H. (1994). State-of-the-Art Review of Sport Pedagogy. Sport Science Review, 3(1), p.1-10.
· Pieron, M.; Cheffers, J. & Barrete, G. (1990). Introduction to the Terminology of Sport Pedagogy, ICSSPE.
· Sarmento, P. (1991), Reflexões sobre a Pedagogia do Pedagogia, Horizonte – Revista de Educação Física e Desporto, Vol. VII, nº45, Out/Nov.
. Sarmento, P. (2004). Pedagogia do Desporto e Observação. UTL-FMH. Lisboa: Edições FMH
. Sarmento, P.; Leça-Veiga, A.; Rodrigues, J,; Rosado, a. & Ferreira, V. (1998). Pedagogia do Desporto. Instrumentos de Observação Sistemática de Educação Física e Desporto (3ª edição). Edições FMH. Lisboa: FMH-UTL.
Actividades de Intervenção Pedagógica
8 Maio 2019, 09:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45' de, respectivamente, duas de Futebol e uma de Beisebol/Softbol;
b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);
c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;
d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;
e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;
f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizadas(s).
Apresentação de Trabalhos de Grupo por parte dos estudantes
7 Maio 2019, 11:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Apresentação de Trabalhos de Grupo por parte dos estudantes.
Apresentação de Relatórios individuais
3 Maio 2019, 09:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Apresentação de Relatórios individuais das sessões de ensino simulado por parte dos estudantes.