Sumários
Aula 18 - Apresentação dos pré-pré-projetos DASC - 2pgs (CONTINUAÇÂO)
27 Março 2019, 11:30 • margarida moura
- Apresentação à turma dos pré-pré-projetos, em contexto de mesa redonda e seguindo os diferentes itens (5 min cada apresentação): O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando? Que resultados? (avaliação).
- Valorizar 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas.
- Feedbacks dos colegas para cada pré-projeto apresentado.
- Entrega ao docente da apresentação realizada na aula (se existir) e das 2 páginas do pré-pré-projeto (via e-mail).
Aula 17 - Apresentação dos pré-pré-projetos DASC - 2pgs.
27 Março 2019, 10:30 • margarida moura
- Apresentação à turma dos pré-pré-projetos, em contexto de mesa redonda e seguindo os diferentes itens (5 min cada apresentação): O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando? Que resultados? (avaliação).
- Valorizar 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas.
- Feedbacks dos colegas para cada pré-projeto apresentado.
- Entrega ao docente da apresentação realizada na aula (se existir) e das 2 páginas do pré-pré-projeto (via e-mail).
Aula 16 - Apoio aos planos de sessão e relatórios de sessão DASC
21 Março 2019, 10:30 • margarida moura
- Reflexão | apoio aos planos de sessão e relatórios da sessão prática dos projetos DASC. Modelos de plano de sessão e de relatório propostos pelos estudantes e debatidos em contexto de sala de aula. Modelos de plano de sessão e de relatório propostos pelo docente em consequência do debate conjunto docente-estudantes.
Aula 15 - Avaliação em DASC
21 Março 2019, 09:30 • margarida moura
- AVALIAÇÃO EM DASC (diferente de controlo e igual a auto regulação).
: condicionantes (políticas, sociais, económicas e técnicas).
: funções da avaliação.
: tipos de avaliação / critérios de avaliação.
: objetivos da avaliação.
: técnicas avaliativas: contexto, planificação, processo, resultados.
- Relação atividades-conteúdos-objetivos-avaliação.
- Reflexão sobre a avaliação a ser considerada nos projetos DASC.Bibliografia:
Martinez, X. (2004). A avaliação do animador sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 189-203.
Aula 14 - Apresentação da tarefa de Movimento e Voz
20 Março 2019, 11:30 • margarida moura
Apresentação à turma (por parte de cada grupo) da tarefa de animação sociocultural de movimento e voz (história, jogo mimado, cantado, ...) para um máximo de 10min e de acordo com as populações: crianças, jovens, adultos, 3ª ou 4ª idades ou populações marginais.
Critérios de avaliação: a) cumprimento do tipo de tarefa solicitada (Voz e Movimento); b) apresentação sequencial, coerente e fundamentada da atividade; c) adequabilidade da atividade à população alvo; d) originalidade e carácter inovador da atividade; e) domínio e segurança na condução e apoio da atividade.
Tarefa Formativa para a próxima aula: elaborar 2 folhas, e não mais, com as intenções do projeto (pré-pré-projeto) – seguir os diferentes passos, o quê? quando? como? porquê? para quê?. Valorizar até 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas. A apresentar na próxima aula.
Bibliografia:
Bennett, J. & Riemer, P. (1995). Rhythmic activities and dance. Champaign: Human Kinetics.
Karen A. K. (2006). Inclusive creative movement and dance, Londres, Human Kinetics.
Leitão, R. (2007). A música em movimento. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH
edições, 161-166.
Rooyackers, P. (2002). 101 Jogos dramáticos – aprendizagem e diversão com jogos de Teatro e faz¬de¬conta. Lisboa: Colecção Práticas Pedagógicas. ASA Editores SA.