Sumários
Aula 23 - DASC nas 3ª e 4ª idades
4 Abril 2019, 09:30 • margarida moura
- DASC NA 3ª (60-80 anos) e 4ª IDADES (80-100 anos): O quê? Onde? Como?
- O quê? Atividades diversificadas de carácter: lúdico (diversão, festas, bailes); intelectual (escrita, leitura, cálculo, cultura geral básica); psicológico (dinâmica de grupos); psicomotor (formas de dança, jogos rítmico-expressivos) e sociais (intercâmbios, visitas a museus, exposições).
- Onde? Residências de idosos, lares de 3ª idade.
- Como? Modelos de PARTICIPAÇÃO, ... Integração na perspectiva do geronte (formação educativa de aperfeiçoamento individual, melhorando, compensando ou mantendo) em ambiente interrelacional, concreto e específico. Modelos de ACTUALIZAÇÃO.
- Educação do idoso multivariada (cognitiva, criativa, interrelacional, familiar,...) no sentido do desenvolvimento pessoal e adequação a situações socioculturais. Participação do idoso na sua formação ao longo da vida.
- Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo IDOSOS. Grupos de 2 ou individualmente.
Pelo menos uma das atividades deverá ser elaborada para um máximo de 15min (para posterior apresentação na aula)
Referir para cada atividade:
1) o tema / título de cada atividade,
2) o público alvo selecionado (idades e principais características psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas),
3) o(s) objetivos que cada atividade trabalha,
4) a descrição pormenorizada de cada atividade (comportamento dos participantes), destacando o local, o tempo, os recursos materiais e humanos implicados,
5) a reflexão sobre a importância de cada atividade para o público alvo selecionado, assim como, para com o(s) objetivo(s) pré-definido(s)
6) até 3 aspetos / pontos fortes (possibilidades), e 3 pontos fracos (limitações) das atividades.
Critérios de avaliação: a) cumprimento de todos os itens solicitados (1,2,3,4,5,6); b) qualidade da informação quer escrita quer na apresentação da atividade (especificidade e adequabilidade no âmbito de DASC e do público alvo selecionado assim como capacidade de síntese na escrita da atividade e apresentação prática); c) caráter inovador e original quer da identificação (título/nome) quer das atividades em si mesmo; d) apresentação prática, estruturada sequencialmente e fundamentada.
Bibliografia
Jacob, L. (2006). Animação de idosos. 2ªed. Col. Idade do Saber. AMBAR.
Osorio, Agustín (2004). Animação sociocultural na 3ª idade. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 251-263.
Leal, I. e Hass, A. (2006). O significado da dança na terceira idade, Revista brasileira de ciências do Envelhecimento Humano, Brasil. http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/view/56
Aula 22 - Apoio à elaboração das atividades específicas ao público alvo, Jovens
3 Abril 2019, 11:30 • margarida moura
- Apoio sobre a proposta de elaboração de 3 atividades dirigidas à juventude. Estudo acompanhado.
Aula 21 - DASC na juventude
3 Abril 2019, 10:30 • margarida moura
- DASC NA JUVENTUDE | DASC COM JOVENS (12-24 anos, adolescentes e jovens): O quê? onde? como?
Recursos, objetivos, atividades, estratégias, funções e conhecimentos do animador sociocultural e artísitco
- Tarefa Formativa para a próxima aula: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo JUVENTUDE (adolescentes, 12-16; jovens, 16-24). Grupos de 2 ou individualmente.
Pelo menos uma das atividades deverá ser elaborada para um máximo de 15min (para posterior apresentação na aula)
Referir para cada atividade:
1) o tema / título de cada atividade,
2) o público alvo selecionado (idades e principais características psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas),
3) o(s) objetivos que cada atividade trabalha,
4) a descrição pormenorizada de cada atividade (comportamento dos participantes), destacando o local, o tempo, os recursos materiais e humanos implicados,
5) a reflexão sobre a importância de cada atividade para o público alvo selecionado, assim como, para com o(s) objetivo(s) pré-definido(s)
6) até 3 aspetos / pontos fortes (possibilidades), e 3 pontos fracos (limitações) das atividades.
Critérios de avaliação: a) cumprimento de todos os itens solicitados (1,2,3,4,5,6); b) qualidade da informação quer escrita quer na apresentação da atividade (especificidade e adequabilidade no âmbito de DASC e do público alvo selecionado assim como capacidade de síntese na escrita da atividade e apresentação prática); c) caráter inovador e original quer da identificação (título/nome) quer das atividades em si mesmo; d) apresentação prática, estruturada sequencialmente e fundamentada.
Bibliografia:
Artiga, J. (2004). A animação sociocultural na juventude. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 219-233.
Centro de Estudos Territoriais (2005). “Percursos de vida dos Jovens após a saída de Lares de Infância e Juventude” . Coordenação Madalena Paiva Gomes. Ed. ISCTE. Lisboa.
Cepa, S. (2008). Realidades alternativas do tempo livre na adolescência – um estudo sobre a população escolarizada no concelho de Esposende na perspectiva da animação sociocultural. Animador Sociocultural Tempo livre na adolescência: Revista Iberoamericana. Vol. 3, nº1, pp 1-26 http://www.lazer.eefd.ufrj.br/animadorsociocultural/pdf/ac507.pdf
Aula 20 - Apoio à consecução das atividades DASC para crianças
28 Março 2019, 10:30 • margarida moura
Apoio sobre à proposta de elaboração de 3 atividades específicas de DASC, dirigidas à infância e relacionadas com o projeto final DASC.
Aula 19 - DASC na infância
28 Março 2019, 09:30 • margarida moura
DASC NA 1ª INFÂNCIA (1ª: até aos 3 anos; 2ª: 3-6 anos; 3ª: 6-12 anos).
- Características, finalidades, objetivos, planificação, responsáveis, atividades, enfoque e avaliação.
Tarefa formativa para a próxima aula: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo INFANCIA (1ª, 2ª ou 3ª). Tarefa de grupo (2 no máximo).
Pelo menos uma das atividades deverá ser elaborada para um máximo de 15min (para posterior apresentação na aula)
Referir para cada atividade:
1) o tema / título de cada atividade,
2) o público alvo selecionado (idades e principais características psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas),
3) o(s) objetivos que cada atividade trabalha,
4) a descrição pormenorizada de cada atividade (comportamento dos participantes), destacando o local, o tempo, os recursos materiais e humanos implicados,
5) a reflexão sobre a importância de cada atividade para o público alvo selecionado, assim como, para com o(s) objetivo(s) pré-definido(s)
6) até 3 aspetos / pontos fortes (possibilidades), e 3 pontos fracos (limitações) das atividades.
Critérios de avaliação: a) cumprimento de todos os itens solicitados (1,2,3,4,5,6); b) qualidade da informação quer escrita quer na apresentação da atividade (especificidade e adequabilidade no âmbito de DASC e do público alvo selecionado assim como capacidade de síntese na escrita da atividade e apresentação prática); c) caráter inovador e original quer da identificação (título/nome) quer das atividades em si mesmo; d) apresentação prática, estruturada sequencialmente e fundamentada.
Bibliografia
Sastre, A. (2004). Animação sociocultural na infância. A educação nos tempos livres. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 207-217
Hidalgo Latorre, Elisa (2010). La Animacón Sociocultural en La Infancia. Revista Digital ENFOQUES EDUCATIVOS. 63, pp 26-35. http://www.enfoqueseducativos.es