Sumários

Aula 5 - Reflexão sobre a população alvo dos projetos DASC

21 Fevereiro 2019, 09:30 margarida moura

Reflexão sobre a possível população alvo dos projetos DASC.

Debate professor-estudante sobre as possibilidades apresentadas pelos estudantes.


Bibliografia: Consultar programa da disciplina.

Ander-Egg, E.; Idáñez, M.J. (1999). Como elaborar um projecto: guia para desenhar projectos sociais e culturais. Projecto Atlântida. Centro Português de investigação em história e trabalho social. Lisboa.

Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.

Vacas, M.C., (1997). Projectos: Concepção e Desenvolvimento. Guião de Formulário para Candidatura. Direcção Geral da Acção Social. Núcleo de Documentação Técnica e Divulgação.


Dinâmica de Grupos: processos de coesão

20 Fevereiro 2019, 11:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

  A importância dos processos de “coesão” na dinâmica dos grupos. Coesão social e coesão operatória. A emergência destes processos ao longo da vida de um grupo.

Características e factores que influenciam os níveis de coesão dos grupos (Carron, 1980).

Coesão espontânea e coesão estimulada: o papel do animador

Factores que fomentam a coesão.

Dimensões negativas da coesão: factores de coesão que entravam o desenvolvimento do grupo - o “pensamento de grupo” de Janis.

Visionamento de um minidocumentário (de Susan Pinter PhD) sobre a importância da coesão  social  equilíbrio sócio emocional dos membros de uma comunidade.

Exercício prático sobre coesão e dinâmica de grupos (a gruta): tomada de consciência dos mecanismos de cooperação enquanto um factor da coesão, e seu impacto na persecução de tarefas ou objectivos; sensibilização ao relacionamento entre os padrões de pensamento e os das acções.

Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Littlejohn, S. e col (1982) Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed.

Northway, M.L e col. (1999) Testes Sociométricos, Lisboa, Livros Horizonte

Vala, J. E col. (2006) Psicologia Social , Lisboa, F.C.Gulbenkian


Dinâmica de Grupos: processos de coesão

20 Fevereiro 2019, 10:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

  A importância dos processos de “coesão” na dinâmica dos grupos. Coesão social e coesão operatória. A emergência destes processos ao longo da vida de um grupo.

Características e factores que influenciam os níveis de coesão dos grupos (Carron, 1980).

Coesão espontânea e coesão estimulada: o papel do animador

Factores que fomentam a coesão.

Dimensões negativas da coesão: factores de coesão que entravam o desenvolvimento do grupo - o “pensamento de grupo” de Janis.

Visionamento de um minidocumentário (de Susan Pinter PhD) sobre a importância da coesão  social  equilíbrio sócio emocional dos membros de uma comunidade.

Exercício prático sobre coesão e dinâmica de grupos (a gruta): tomada de consciência dos mecanismos de cooperação enquanto um factor da coesão, e seu impacto na persecução de tarefas ou objectivos; sensibilização ao relacionamento entre os padrões de pensamento e os das acções.

Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Littlejohn, S. e col (1982) Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed.

Northway, M.L e col. (1999) Testes Sociométricos, Lisboa, Livros Horizonte

Vala, J. E col. (2006) Psicologia Social , Lisboa, F.C.Gulbenkian


Classificação e fases de desenvolvimento dos pequenos grupos (pratica)

14 Fevereiro 2019, 10:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

  Exercício prático. Estratégias de facilitação da comunicação e da participação dos elementos do grupo (escolha de imagens). Apresentação individual e desenvolvimento da consciência dos processos de grupo. Exemplo de técnica de caracter interaccional focados na sensibilização e estimulação das relações interpessoais, sentimentos e acções dos membros, conducentes ao hetero e auto-conhecimento. Potencialidades e limites do exercício; possibilidades da sua adequação/adaptação a grupos e contextos específicos; propostas de desenvolvimento nos planos verbal e não-verbal, e da sua transposição em termos do movimento expressivo/dança.

Aplicabilidade do exercício em diferentes etapas da vida do grupo.

 

Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Littlejohn, S. e col (1982) Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed.

Vala, J. E col. (2006) Psicologia Social , Lisboa, F.C.Gulbenkian


Classificação e fases de desenvolvimento dos pequenos grupos

14 Fevereiro 2019, 09:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

  Psicologia individual, psicologia colectiva e psicologia social: contributos para a definição de “pequeno grupo”; tipos de grupos: classificação dos grupos, segundo as suas características

Classificação dos grupos (Guerra e col. 2005)

Tipos de grupo: principais características

Alguns contextos para dinâmicas de grupo: grupos terapêuticos, grupos de suporte e grupos não-terapêuticos.

 

Exercício prático. Estratégias de facilitação da comunicação e da participação dos elementos do grupo (escolha de imagens). Apresentação individual e desenvolvimento da consciência dos processos de grupo. Exemplo de técnica de caracter interaccional focados na sensibilização e estimulação das relações interpessoais, sentimentos e acções dos membros, conducentes ao hetero e auto-conhecimento. Potencialidades e limites do exercício; possibilidades da sua adequação/adaptação a grupos e contextos específicos; propostas de desenvolvimento nos planos verbal e não-verbal, e da sua transposição em termos do movimento expressivo/dança.

Aplicabilidade do exercício em diferentes etapas da vida do grupo.

 

Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Littlejohn, S. e col (1982) Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed.

Vala, J. E col. (2006) Psicologia Social , Lisboa, F.C.Gulbenkian