Sumários

Aula 10 - Estado das fichas de leitura

7 Março 2019, 10:30 margarida moura

Estado das fichas de leitura. Apoio à sua consecução.
Brainstorming sobre os projetos DASC, com registo dos títulos provisórios dos projetos e das populações alvo.


Aula 9 - O Animador sociocultural

7 Março 2019, 09:30 margarida moura

O ANIMADOR SOCIOCULTURAL:

 . características e qualidades.
. funções
. tarefas
. tipos e estilos
. formação: Que tipo? Que concepções? Que formação contínua

Bibliografia principal:
Badesa, S. (2004). Perfil del animador sociocultural. Disponível em:  https://books.google.pt/books?id=c71aavPPG4YC&pg=PA139&lpg=PA139&dq=perfil+do+animador,+destinat%C3%A1rios&source=bl&ots=IPeznAOMOI&sig=9l19WUjjAGtRRvy9NAiv6i0ticE&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwiIr_3pqO_KAhXItBoKHY9fBLgQ6AEILDAC#v=onepage&q=perfil%20do%20animador%2C%20destinat%C3%A1rios&f=false
Larrazábal, Maria (2004). A figura e a formação do animador sociocultural. In Animação Sócio-­‐cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 123-­‐134.


Feedback e expressão das emoções em dinâmica de grupos.

6 Março 2019, 11:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Feedback e expressão das emoções em dinâmica de grupos.

O papel do feedback em dinâmica de grupos: promoção da mudança pessoal, social, e na resolução de problemas em dinâmica de grupos; importância da gestão do feedback  em dinâmica de grupos. Definição de feedback.

Directrizes para uma adequada emissão de feedback (Fritzen, 1985)

Noção de feedback  postivo e de feedback  correctivo (ou negativo)

A Janela Johari (Luft e Ingham): sua aplicabilidade na avaliação da evolução do relacionamento humano dentro de um grupo

 

Exercício prático sobre  expressão de emoções e suas ressonâncias motoras e sensoriais; identificação de emoções e discriminação de padrões  não verbais da comunicação.  Relação entre o exercício e a “Janela Johari” de Luft e Ingham. Debate. Potencialidades de desenvolvimento deste exercício noutros contextos e/ou com outros propósitos: possibilidades da  adequação/adaptação das situações experienciadas a grupos e contextos específicos; possibilidades do seu desenvolvimento nos planos do movimento expressivos, da expressão dramática.

 

Bibliografia:

Guerra, Marina P. e Lima, Lígia (2005). Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi

Hogg, Michael A. e Vaughan, Graham M. (1995). Social Psychology. Londres: Prentice Hall

Elias, Norbert (1999). Introdução à Sociologia. Lisboa: edições 70

Hall, E. (1986) A Dimensão Oculta, Lisboa, Relógio d´Água

Moore, C. e col.  (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers

Pujade-Renaud Claude e Daniel Zimmermann (1979) Voies non-verbales de la relation pédagogique. Paris: ESF

Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian


Feedback e expressão das emoções em dinâmica de grupos.

6 Março 2019, 10:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

O papel do feedback em dinâmica de grupos: promoção da mudança pessoal, social, e na resolução de problemas em dinâmica de grupos; importância da gestão do feedback  em dinâmica de grupos. Definição de feedback.

Directrizes para uma adequada emissão de feedback (Fritzen, 1985)

Noção de feedback  postivo e de feedback  correctivo (ou negativo)

A Janela Johari (Luft e Ingham): sua aplicabilidade na avaliação da evolução do relacionamento humano dentro de um grupo

 

Exercício prático sobre  expressão de emoções e suas ressonâncias motoras e sensoriais; identificação de emoções e discriminação de padrões  não verbais da comunicação.  Relação entre o exercício e a “Janela Johari” de Luft e Ingham. Debate. Potencialidades de desenvolvimento deste exercício noutros contextos e/ou com outros propósitos: possibilidades da  adequação/adaptação das situações experienciadas a grupos e contextos específicos; possibilidades do seu desenvolvimento nos planos do movimento expressivos, da expressão dramática.

 

Bibliografia:

Guerra, Marina P. e Lima, Lígia (2005). Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi

Hogg, Michael A. e Vaughan, Graham M. (1995). Social Psychology. Londres: Prentice Hall

Elias, Norbert (1999). Introdução à Sociologia. Lisboa: edições 70

Hall, E. (1986) A Dimensão Oculta, Lisboa, Relógio d´Água

Moore, C. e col.  (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers

Pujade-Renaud Claude e Daniel Zimmermann (1979) Voies non-verbales de la relation pédagogique. Paris: ESF

Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian


Aula da responsabilidade da prof Luisa Roubaud

28 Fevereiro 2019, 10:30 margarida moura

Aula da responsabilidade da prof Luisa Roubaud