Sumários
Aula 10 - Estado das fichas de leitura
7 Março 2019, 10:30 • margarida moura
Aula 9 - O Animador sociocultural
7 Março 2019, 09:30 • margarida moura
O ANIMADOR SOCIOCULTURAL:
. características e qualidades.
. funções
. tarefas
. tipos e estilos
. formação: Que tipo? Que concepções? Que formação contínua
Bibliografia principal:
Badesa, S. (2004). Perfil del animador sociocultural. Disponível em: https://books.google.pt/books?id=c71aavPPG4YC&pg=PA139&lpg=PA139&dq=perfil+do+animador,+destinat%C3%A1rios&source=bl&ots=IPeznAOMOI&sig=9l19WUjjAGtRRvy9NAiv6i0ticE&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwiIr_3pqO_KAhXItBoKHY9fBLgQ6AEILDAC#v=onepage&q=perfil%20do%20animador%2C%20destinat%C3%A1rios&f=false
Larrazábal, Maria (2004). A figura e a formação do animador sociocultural. In Animação Sócio-‐cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 123-‐134.
Feedback e expressão das emoções em dinâmica de grupos.
6 Março 2019, 11:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Feedback e expressão das emoções em dinâmica de grupos.
O papel do feedback em dinâmica de grupos: promoção da mudança pessoal, social, e na resolução de problemas em dinâmica de grupos; importância da gestão do feedback em dinâmica de grupos. Definição de feedback.
Directrizes para uma adequada emissão de feedback (Fritzen, 1985)
Noção de feedback postivo e de feedback correctivo (ou negativo)
A Janela Johari (Luft e Ingham): sua aplicabilidade na avaliação da evolução do relacionamento humano dentro de um grupo
Exercício prático sobre expressão de emoções e suas ressonâncias motoras e sensoriais; identificação de emoções e discriminação de padrões não verbais da comunicação. Relação entre o exercício e a “Janela Johari” de Luft e Ingham. Debate. Potencialidades de desenvolvimento deste exercício noutros contextos e/ou com outros propósitos: possibilidades da adequação/adaptação das situações experienciadas a grupos e contextos específicos; possibilidades do seu desenvolvimento nos planos do movimento expressivos, da expressão dramática.
Bibliografia:
Guerra, Marina P. e Lima, Lígia (2005). Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi
Hogg, Michael A. e Vaughan, Graham M. (1995). Social Psychology. Londres: Prentice Hall
Elias, Norbert (1999). Introdução à Sociologia. Lisboa: edições 70
Hall, E. (1986) A Dimensão Oculta, Lisboa, Relógio d´Água
Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers
Pujade-Renaud Claude e Daniel Zimmermann (1979) Voies non-verbales de la relation pédagogique. Paris: ESF
Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian
Feedback e expressão das emoções em dinâmica de grupos.
6 Março 2019, 10:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
O papel do feedback em dinâmica de grupos: promoção da mudança pessoal, social, e na resolução de problemas em dinâmica de grupos; importância da gestão do feedback em dinâmica de grupos. Definição de feedback.
Directrizes para uma adequada emissão de feedback (Fritzen, 1985)
Noção de feedback postivo e de feedback correctivo (ou negativo)
A Janela Johari (Luft e Ingham): sua aplicabilidade na avaliação da evolução do relacionamento humano dentro de um grupo
Exercício prático sobre expressão de emoções e suas ressonâncias motoras e sensoriais; identificação de emoções e discriminação de padrões não verbais da comunicação. Relação entre o exercício e a “Janela Johari” de Luft e Ingham. Debate. Potencialidades de desenvolvimento deste exercício noutros contextos e/ou com outros propósitos: possibilidades da adequação/adaptação das situações experienciadas a grupos e contextos específicos; possibilidades do seu desenvolvimento nos planos do movimento expressivos, da expressão dramática.
Bibliografia:
Guerra, Marina P. e Lima, Lígia (2005). Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi
Hogg, Michael A. e Vaughan, Graham M. (1995). Social Psychology. Londres: Prentice Hall
Elias, Norbert (1999). Introdução à Sociologia. Lisboa: edições 70
Hall, E. (1986) A Dimensão Oculta, Lisboa, Relógio d´Água
Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers
Pujade-Renaud Claude e Daniel Zimmermann (1979) Voies non-verbales de la relation pédagogique. Paris: ESF
Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian
Aula da responsabilidade da prof Luisa Roubaud
28 Fevereiro 2019, 10:30 • margarida moura
Aula da responsabilidade da prof Luisa Roubaud