Sumários
Aula 13 - Aspetos específicos para a elaboração de projetos DASC
20 Março 2019, 10:30 • margarida moura
Aspetos específicos para a elaboração de projetos DASC :
- LOCALIZAÇÃO E COBERTURA ESPACIAL: macro e micro localização e espaço geográfico.
- O QUÊ - temáticas, conteúdo, área de intervenção.
- PORQUÊ - origem e fundamentação, razões que o justificam.
- PARA QUÊ - finalidades e objetivos (gerais, específicos).
- QUEM - responsáveis/equipa técnica e estrutura administrativa / recursos humanos.
- QUANTO – metas a alcançar (dimensão operativa dos objetivos: quanto (se quer obter), quando (prazo específico) e onde (âmbito e/ou espaço delimitado).
- PARA QUEM - destinatários / beneficiários (diretos e indiretos).
- ONDE - localização (situação no espaço), âmbito geográfico.
- COMO - atividades e tarefas; metodologia /funcionamento.
- COM QUÊ - recursos materiais e recursos financeiros.
- QUANDO - calendarização (situação no tempo).
- QUE RESULTADOS - resultados esperados, avaliação (de processo, de resultado e de impacto).Bibliografia:
Ander-Egg, E.; Idáñez, Maria (1999). Como elaborar um projecto: guia para desenhar projectos sociais e culturais. Projecto Atlântida. Centro Português de investigação em história e trabalho social. Lisboa.
Vacas, M. (1997). Projectos: Concepção e Desenvolvimento. Guião de Formulário para Candidatura. Direcção Geral da Acção Social. Núcleo de Documentação Técnica e Divulgação.
Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.Aula 12 - Adaptação de atividades rítmico-expressivas ao contexto exterior à sala de aula
14 Março 2019, 10:30 • margarida moura
- Adaptação de atividades rítmico-expressivas ao contexto exterior à sala de aula: Utilização dos materiais, barqueirinho, Oiépo e Bárácumbara na relação com os elementos da natureza, jardim, árvores e materiais de desperdício e sempre no âmbito de atividades de animação sociocultural.
Aula 11 - Técnicas de Intervenção em DASC
14 Março 2019, 09:30 • margarida moura
- TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO EM DASC: o que são? Quando usar? Para que servem? A quem? Com que meios? Quando? Onde?
- TIPOS de TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: de diagnóstico da realidade social, de definição de objetivos, de programação da ação, de organização de recursos humanos, de gestão de recursos económicos e materiais, de relacionamento e comunicação, de feedback e de avaliação.
- TECNOLOGIA SOCIAL (diagnóstico, definição de objetivos, programação, recursos humanos, económicos e materiais, relacionamento e comunicação, de feedback e avaliação.
- TÉCNICAS QUE FAVORECEM A SOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS: feedback como reestruturação, indicadores de processo e resultado, avaliação de satisfação, brainstorming
- TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: reuniões, negociação, intervenção com grupos numerosos, comunicação intra-institucional, difusão e iniciativa.Bibliografia:
Vallicrosa, J. (2004). Técnicas de intervenção na animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp171-188
Inércia Social. Liderança. Pensamento lateral (ou divergente) desempenho e criatividade em dinâmica de grupos
13 Março 2019, 11:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
O efeito de “loafing” (inércia social) de Latané (1979); técnicas para contrariar este efeito grupal.
Pensamento lateral (ou divergente) desempenho e criatividade em dinâmica de grupos
Estilos de liderança e desempenho socio-emocional e socio-operativo.
Exercício pratico: construção de uma pequena narrativa a partir de sequências de imagens e proposições geradas aleatoriamente; confronto de pontos de vista de diferentes elementos do grupo despoletados pelo mesmo estímulo. Debate: potencialidades e limitações do exercício; possibilidades de desenvolvimento.
A especificidade do exercício desenvolvido, por comparação com outros anteriormente realizados. A relevância do exercício da “expressão da divergência”, por exposição a estímulos aleatórios, na dinâmica de grupos e na geração de ideias novas (efeito de contraponto ao “loafing” e ao “pensamento de grupo”); incremento do envolvimento individual; aspectos positivos associados ao desafio do confronto de interpretações; flexibilização das formas convencionais de raciocínio. Principais formas de gerar estímulos aleatórios: por exposição; por geração formal.
Indicações bibliográficas
De Bono, Edward (2005) O Pensamento Lateral: um manual de criatividade, Lisboa,Pergaminho
Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian
Inércia Social. Liderança. Pensamento lateral (ou divergente) desempenho e criatividade em dinâmica de grupos
13 Março 2019, 10:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
O efeito de “loafing” (inércia social) de Latané (1979); técnicas para contrariar este efeito grupal.
Pensamento lateral (ou divergente) desempenho e criatividade em dinâmica de grupos
Estilos de liderança e desempenho socio-emocional e socio-operativo.
Exercício pratico: construção de uma pequena narrativa a partir de sequências de imagens e proposições geradas aleatoriamente; confronto de pontos de vista de diferentes elementos do grupo despoletados pelo mesmo estímulo. Debate: potencialidades e limitações do exercício; possibilidades de desenvolvimento.
A especificidade do exercício desenvolvido, por comparação com outros anteriormente realizados. A relevância do exercício da “expressão da divergência”, por exposição a estímulos aleatórios, na dinâmica de grupos e na geração de ideias novas (efeito de contraponto ao “loafing” e ao “pensamento de grupo”); incremento do envolvimento individual; aspectos positivos associados ao desafio do confronto de interpretações; flexibilização das formas convencionais de raciocínio. Principais formas de gerar estímulos aleatórios: por exposição; por geração formal.
Indicações bibliográficas
De Bono, Edward (2005) O Pensamento Lateral: um manual de criatividade, Lisboa,Pergaminho
Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian