Sumários
Comunicação não-verbal e expressão das emoções em dinâmica de grupos (pratica)
28 Fevereiro 2019, 10:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Exercício prático: Feedback, aspectos não verbais da comunicação e expressão das emoções nas relações interpessoais e em dinâmicas de grupo (tema a prosseguir na aula seguinte).
Bibliografia Broomberg, Lola (2008) Group to Troupe. Facilitation Factors. Oregon: Boldness Institute Guerra. M.P. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi Hogg, Michael (1995) Social Psychology. Londres: Prentice Hall |
Comunicação não-verbal e expressão das emoções em dinâmica de grupos.
28 Fevereiro 2019, 09:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Sociobiologia das emoções: visionamento de um minidocumentário sobre a expressão das emoções e sua importância no desenvolvimento das relações interpessoais. Debate.
As emoções básicas e a sua função (da perspectiva evolucionista à sociobiológica). Funções da comunicação não-verbal. Interacção entre aspectos verbais e não-verbais da comunicação.
Exercício prático: Feedback, aspectos não verbais da comunicação e expressão das emoções nas relações interpessoais e em dinâmicas de grupo (tema a prosseguir na aula seguinte).
Bibliografia
Broomberg, Lola (2008) Group to Troupe. Facilitation Factors. Oregon: Boldness Institute
Guerra. M.P. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi
Hogg, Michael (1995) Social Psychology. Londres: Prentice Hall
Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers
Aula 8 - Apoio à consecução das fichas de leitura sobre um artigo DASC
27 Fevereiro 2019, 11:30 • margarida moura
. Apresentação e explicação da tarefa formativa, ficha de leitura, com o artigo anexado, sobre um artigo de Dança na Animação Sociocultural relacionado com o seu final de cada estudante.
Critérios de avaliação: a) qualidade do artigo escolhido, b) especificidade do artigo (no âmbito da dança e animação ou das artes e a animação), c) identificação inicial na ficha de leitura (título, obra, autor, data, edição, referência web, palavras chave), d) rigor, clareza e capacidade de síntese da ficha de leitura (destacando a inf. prioritária), e) pertinência e justificação da reflexão critica final, relativamente à relação do artigo com o âmbito de intervenção do projeto DASC. - Apoio à consecução das fichas de leitura.
Bibliografia principal
Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.
Aula 7 - DASC e posição internacional
27 Fevereiro 2019, 10:30 • margarida moura
- CORRENTES / POSIÇÕES DA ASC NO CONTEXTO INTERNACIONAL: sociocêntrica, psicocêntrica, antropocêntrica, eclética.
- DIMENSÕES ANÁLISE ASC NA EUROPA: terminológica, funcional, populacional, infraestrutural, formativa e de dedicação.
- VARIÁVEIS INFLUENTES NOS PERFIS PROFISSIONAIS DOS ANIMADORES: destinatários, idade, sexo, problemáticas sectoriais, nível educativo, situação laboral.
- NÍVEIS DE INTERVENÇÃO EUROPEIA DA ASC: cultural, social, educativa.
- ÂMBITOS DE INTERVENÇÃO: abertos e fechados/institucionais
- ESPAÇOS ASC: cultura; ação social; educação, e. descentralizados; territorialidade e urbanismo; economia e comércio; investigação, formação, informação e publicidade; coordenação intersectorial.
Bibliografia principal
Larrazábal, M. (2004). A figura e a formação do animador sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 123-134.
Ventosa, Victor. (2002) . Fuentes de la Animación Sociocultural en Europa,. Madrid. Editorial CCS.Aula 6 - Adaptação de materiais rítmico-expressivos ao contexto da sala de aula
21 Fevereiro 2019, 10:30 • margarida moura
. Reproduzir sem hesitações (melodia e coreografia expressiva) os materiais, Barqueirinho, Oiépo e Bárácumbara e sua adaptação ao contexto da sala de aula (físicas e de materiais) e na perspetiva da Animação Sociocultural.