Sumários

Comunicação não-verbal e expressão das emoções em dinâmica de grupos (pratica)

28 Fevereiro 2019, 10:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

  

Exercício prático: Feedback, aspectos não verbais da comunicação e expressão das emoções nas relações interpessoais e em dinâmicas de grupo (tema a prosseguir na aula seguinte).

 

Bibliografia

Broomberg, Lola (2008) Group to Troupe. Facilitation Factors. Oregon: Boldness Institute

Guerra. M.P. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi

Hogg, Michael (1995) Social Psychology. Londres: Prentice Hall

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers


Comunicação não-verbal e expressão das emoções em dinâmica de grupos.

28 Fevereiro 2019, 09:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Sociobiologia das emoções: visionamento de um minidocumentário sobre a expressão das emoções e sua importância no desenvolvimento das relações interpessoais. Debate.

As emoções básicas e a sua função (da perspectiva evolucionista à sociobiológica). Funções da comunicação não-verbal. Interacção entre aspectos verbais e não-verbais da comunicação.

 

Exercício prático: Feedback, aspectos não verbais da comunicação e expressão das emoções nas relações interpessoais e em dinâmicas de grupo (tema a prosseguir na aula seguinte).

 

Bibliografia

Broomberg, Lola (2008) Group to Troupe. Facilitation Factors. Oregon: Boldness Institute

Guerra. M.P. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi

Hogg, Michael (1995) Social Psychology. Londres: Prentice Hall

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers


Aula 8 - Apoio à consecução das fichas de leitura sobre um artigo DASC

27 Fevereiro 2019, 11:30 margarida moura

. Apresentação e explicação da tarefa formativa, ficha de leitura, com o artigo anexado,  sobre um artigo de Dança na Animação Sociocultural relacionado com o seu final de cada estudante. 

Critérios de avaliação: a) qualidade do artigo escolhido, b) especificidade do artigo (no âmbito da dança e animação ou das artes e a animação), c) identificação inicial na ficha de leitura (título, obra, autor, data, edição, referência web, palavras chave), d) rigor, clareza e capacidade de síntese da ficha de leitura (destacando a inf. prioritária), e) pertinência e justificação da reflexão critica final, relativamente à relação do artigo com o âmbito de intervenção do projeto DASC.

- Apoio à consecução das fichas de leitura.

Bibliografia principal

Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.


Aula 7 - DASC e posição internacional

27 Fevereiro 2019, 10:30 margarida moura

- CORRENTES / POSIÇÕES DA ASC NO CONTEXTO INTERNACIONAL: sociocêntrica, psicocêntrica, antropocêntrica, eclética.

- DIMENSÕES ANÁLISE ASC NA EUROPA: terminológica, funcional, populacional, infraestrutural, formativa e de dedicação.

- VARIÁVEIS INFLUENTES NOS PERFIS PROFISSIONAIS DOS ANIMADORES: destinatários, idade, sexo, problemáticas sectoriais, nível educativo, situação laboral.

- NÍVEIS DE INTERVENÇÃO EUROPEIA DA ASC: cultural, social, educativa.

- ÂMBITOS DE INTERVENÇÃO: abertos e fechados/institucionais

- ESPAÇOS ASC: cultura; ação social;  educação, e. descentralizados; territorialidade e urbanismo; economia e comércio; investigação, formação, informação e publicidade; coordenação intersectorial.

Bibliografia principal

Larrazábal, M. (2004). A figura e a formação do animador sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 123-134.

Ventosa, Victor. (2002) . Fuentes de la Animación Sociocultural en Europa,. Madrid. Editorial CCS.  


Aula 6 - Adaptação de materiais rítmico-expressivos ao contexto da sala de aula

21 Fevereiro 2019, 10:30 margarida moura

. Reproduzir sem hesitações  (melodia e coreografia expressiva) os materiais, Barqueirinho, Oiépo e Bárácumbara e sua adaptação ao contexto da sala de aula (físicas e de materiais) e na perspetiva da Animação Sociocultural.