Sumários
Aula 4 - Guião de um projeto DASC
13 Fevereiro 2019, 11:30 • margarida moura
- Reflexão sobre os items específicos ao guião de um projeto DASC (Dança e Animação Sociocultural).
Bibliografia: Consultar programa da disciplina.
Ander-Egg, E.; Idáñez, M.J. (1999). Como elaborar um projecto: guia para desenhar projectos sociais e culturais. Projecto Atlântida. Centro Português de investigação em história e trabalho social. Lisboa.
Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.
Vacas, M.C., (1997). Projectos: Concepção e Desenvolvimento. Guião de Formulário para Candidatura. Direcção Geral da Acção Social. Núcleo de Documentação Técnica e Divulgação.
Aula 3 - Animação Sociocultural: Delimitação conceptual
13 Fevereiro 2019, 10:30 • margarida moura
ASC (Animação Sociocultural) – delimitação conceptua.
ASC e conceitos: cultura, difusão cultural, educação popular, ASC ≠ difusão cultural, democratização e democracia cultural...
Caracterização ASC.
Finalidades ASC.
ASC e parentes próximos (ed. permanente, pedagogia social, ed. formal e informal, pedagogia do ócio e ed. tps livres).
Bibliografia: consultar programa da disciplina
Artiga, Jaime (2004). A animação sociocultural na juventude. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 219-233.
Gomez, J. (2004). Paradigmas teóricos na animação sociocultural. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 45-63.
Perez, A.; Lopes, M. (2007). Animação Sociocultural Novos Desafios. Amarante: Editora Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP).
Trilla,J. (2004). Conceito, exame e universo da animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp19-44.
Aula da responsabilidade da prof Luisa Roubaud
7 Fevereiro 2019, 10:30 • margarida moura
Aula da responsabilidade da prof Luisa Roubaud
Introdução: a Psicologia Social no estudo dos processos grupais.
7 Fevereiro 2019, 10:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Introdução: a Psicologia Social no estudo dos processos grupais. Fundadores dos estudos sobre grupos: Emile Durkheim, Sigmund Freud e Kurt Lewin. Visionamento da conferência de Susan Pinter sobre a importância do desenvolvimento das relações interpessoais face a face para o ajustamento socio-emocional e integração social. Debate sobre o tema: O papel da dinâmica de grupos em dança e animação na promoção desses processos Dinâmica de grupos: conceitos fundamentais. A problemática em torno da definição do que é um grupo, nos termos da psicologia social.. Áreas sócio-operatórias e sócio afectivas (Bales 1950) Etapas ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (introdução): o modelo de Tuckman (1977); a sua adequação às estratégias de promoção de dinâmicas de grupo em contextos de animação. Fases de desenvolvimento dos grupos: exercício prático sobre a consciencialização dos estádios de desenvolvimento de um grupo e seus processos sócio-operatórios e sócio-afectivos (Bales)
Bibliografia Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed. Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian Observações Os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.
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APRESENTAÇÃO. Dinâmica de grupos – conceitos fundamentais
7 Fevereiro 2019, 09:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
APRESENTAÇÃO. Dinâmica de grupos – conceitos fundamentais |
Apresentação dos temas a desenvolver durante o bloco relativo a “dinâmica de grupos”.
Processo de avaliação do módulo: a avaliação consta da apresentação de um relatório sinóptico (15% da nota final) relativo à matéria leccionada durante o bloco.
* Data de entrega do relatório à docente: 6 de Abril, para o correio electrónico
(lroubaud@fmh.ulisboa.pt), em word. A entrega em papel é facultativa
* Extensão dos relatórios: de 2500 a 3500 palavras
* É valorizada a nota dos Relatórios que denotem pesquisa bibliográfica
* A evolução (assiduidade, empenhamento, atitude activa e participativa nas aulas) valoriza nota do módulo (5% da nota final)
Introdução: a Psicologia Social no estudo dos processos grupais. Fundadores dos estudos sobre grupos: Emile Durkheim, Sigmund Freud e Kurt Lewin.
Visionamento da conferência de Susan Pinter sobre a importância do desenvolvimento das relações interpessoais face a face para o ajustamento socio-emocional e integração social.
Debate sobre o tema: O papel da dinâmica de grupos em dança e animação na promoção desses processos
Dinâmica de grupos: conceitos fundamentais. A problemática em torno da definição do que é um grupo, nos termos da psicologia social..
Áreas sócio-operatórias e sócio afectivas (Bales 1950)
Etapas ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (introdução): o modelo de Tuckman (1977); a sua adequação às estratégias de promoção de dinâmicas de grupo em contextos de animação.
Fases de desenvolvimento dos grupos: exercício prático sobre a consciencialização dos estádios de desenvolvimento de um grupo e seus processos sócio-operatórios e sócio-afectivos (Bales)
Bibliografia
Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.
Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall
Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian
Observações
Os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.
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