Sumários

Aula 4 - Guião de um projeto DASC

13 Fevereiro 2019, 11:30 margarida moura

- Reflexão sobre os items específicos ao guião de um projeto DASC (Dança e Animação Sociocultural).


Bibliografia: Consultar programa da disciplina.

Ander-Egg, E.; Idáñez, M.J. (1999). Como elaborar um projecto: guia para desenhar projectos sociais e culturais. Projecto Atlântida. Centro Português de investigação em história e trabalho social. Lisboa.

Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.

Vacas, M.C., (1997). Projectos: Concepção e Desenvolvimento. Guião de Formulário para Candidatura. Direcção Geral da Acção Social. Núcleo de Documentação Técnica e Divulgação.


Aula 3 - Animação Sociocultural: Delimitação conceptual

13 Fevereiro 2019, 10:30 margarida moura

ASC (Animação Sociocultural) – delimitação conceptua.

ASC e conceitos: cultura, difusão cultural, educação popular, ASC ≠  difusão cultural, democratização e democracia cultural...

Caracterização ASC.

Finalidades ASC.

ASC e parentes próximos (ed. permanente, pedagogia social, ed. formal e informal, pedagogia do ócio e ed. tps livres).


Bibliografia: consultar programa da disciplina

Artiga, Jaime (2004). A animação sociocultural na juventude.  In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 219-233.

Gomez, J. (2004). Paradigmas teóricos na animação sociocultural. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 45-63.

Perez, A.; Lopes, M. (2007). Animação Sociocultural Novos Desafios. Amarante: Editora Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP).

Trilla,J. (2004).  Conceito, exame e universo da animação sociocultural. In  Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp19-44.


Aula da responsabilidade da prof Luisa Roubaud

7 Fevereiro 2019, 10:30 margarida moura

Aula da responsabilidade da prof Luisa Roubaud


Introdução: a Psicologia Social no estudo dos processos grupais.

7 Fevereiro 2019, 10:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Introdução: a Psicologia Social no estudo dos processos grupais. Fundadores dos estudos sobre grupos: Emile Durkheim, Sigmund Freud e Kurt Lewin.

Visionamento da conferência de Susan Pinter sobre a importância do desenvolvimento das relações interpessoais face a face para o ajustamento socio-emocional e integração social.

Debate sobre o tema: O papel da dinâmica de grupos em dança e animação na promoção desses processos

Dinâmica de grupos: conceitos fundamentais. A problemática em torno da definição do que é um grupo, nos termos da psicologia social..

Áreas sócio-operatórias e sócio afectivas (Bales 1950)

Etapas ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (introdução): o modelo de Tuckman (1977); a sua adequação às estratégias de promoção de dinâmicas de grupo em contextos de animação.

Fases de desenvolvimento dos grupos: exercício prático sobre a consciencialização dos estádios de desenvolvimento de um grupo e seus processos sócio-operatórios e sócio-afectivos (Bales)

 

Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian

Observações

Os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.

 


APRESENTAÇÃO. Dinâmica de grupos – conceitos fundamentais

7 Fevereiro 2019, 09:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

APRESENTAÇÃO. Dinâmica de grupos – conceitos fundamentais

Apresentação dos temas a desenvolver durante o bloco relativo a “dinâmica de grupos”.

Processo de avaliação do módulo: a avaliação consta da apresentação de um relatório sinóptico (15% da nota final) relativo à matéria leccionada durante o bloco.

* Data de entrega do relatório à docente: 6 de Abril, para o correio electrónico

(lroubaud@fmh.ulisboa.pt),  em word. A entrega em papel é facultativa

* Extensão dos relatórios: de 2500 a 3500 palavras

* É valorizada a nota dos Relatórios que denotem pesquisa bibliográfica

* A evolução (assiduidade, empenhamento, atitude activa e participativa nas aulas) valoriza nota do módulo (5% da nota final)

 

Introdução: a Psicologia Social no estudo dos processos grupais. Fundadores dos estudos sobre grupos: Emile Durkheim, Sigmund Freud e Kurt Lewin.

Visionamento da conferência de Susan Pinter sobre a importância do desenvolvimento das relações interpessoais face a face para o ajustamento socio-emocional e integração social.

Debate sobre o tema: O papel da dinâmica de grupos em dança e animação na promoção desses processos

Dinâmica de grupos: conceitos fundamentais. A problemática em torno da definição do que é um grupo, nos termos da psicologia social..

Áreas sócio-operatórias e sócio afectivas (Bales 1950)

Etapas ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (introdução): o modelo de Tuckman (1977); a sua adequação às estratégias de promoção de dinâmicas de grupo em contextos de animação.

Fases de desenvolvimento dos grupos: exercício prático sobre a consciencialização dos estádios de desenvolvimento de um grupo e seus processos sócio-operatórios e sócio-afectivos (Bales)

 

Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian

Observações

Os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.