Sumários

Modelos Instrucionais no Ensino

16 Dezembro 2021, 09:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 11:

Apresentação do tema ‘Modelos Instrucionais no Ensino’ (Parte 2 – Cap. 7,8,9,11 e 12 do livro: Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão coletiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

 

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão.



Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA



(Nota: Por determinação do Presidente da FMH, informação complementada pelo Conselho Pedagógico, a aula decorreu à distância, via zoom).


O Treinador como profissional reflexivo & PNFT

10 Dezembro 2021, 09:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 10:

Apresentação do tema ‘O Treinador como profissional reflexivo & PNFT (Secção 3 – Cap. 12 e 13 do livro: Nash, C. (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge, e, livro: (s.a.) (2010). Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão coletiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

 

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão.



Nash, C. (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge 

(s.a.) (2010). Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal 


Eficácia do treinador desportivo

10 Dezembro 2021, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 13:

Apresentação do tema ‘Eficácia do treinador desportivo’ (artigos: Shanmugam, V. & Jowett, S. (2016). Creating a successful and effective coaching environment through interpersonal sports coaching. In S. Cotterill, N. Weston & G. Breslin (Eds.) Sport and Exercise Psychology: Practitioner Case Studies (Cap. 13). pp. 215-238; Resende, R. (2018). Filosofia do treinador e sua implementação com eficácia. Journal of Sports Pedagogy and Research, 4(3), pp. 51-59, e, Pereira, F., Mesquita, I. & Graça, A. (2010). A investigação sobre a eficácia pedagógica no ensino do desporto. Rev. da Educação Física/UEM, 21(1), pp. 147-160.) por um grupo de trabalho do MTD & MTAR-opção (em suporte power point) seguido de discussão coletiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

 

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão.



Shanmugam, V. & Jowett, S. (2016). Creating a successful and effective coaching environment through interpersonal sports coaching. In S. Cotterill, N. Weston & G. Breslin (Eds.) Sport and Exercise Psychology: Practitioner Case Studies (Cap. 13). pp. 215-238.

Resende, R. (2018). Filosofia do treinador e sua implementação com eficácia. Journal of Sports Pedagogy and Research, 4(3), pp. 51-59.

Pereira, F., Mesquita, I. & Graça, A. (2010). A investigação sobre a eficácia pedagógica no ensino do desporto. Rev. da Educação Física/UEM, 21(1), pp. 147-160.


O Treinador como profissional reflexivo & PNFT

9 Dezembro 2021, 09:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 10:

Apresentação do tema ‘O Treinador como profissional reflexivo & PNFT (Secção 3 – Cap. 12 e 13 do livro: Nash, C. (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge, e, livro: (s.a.) (2010). Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão coletiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

 

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão.



Nash, C. (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge 

(s.a.) (2010). Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal 


O Modelo Desenvolvimental de Rink (Parte A e B)

3 Dezembro 2021, 09:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 9:

Apresentação do tema ‘O Modelo Desenvolvimental de Rink (Parte A e B)

(Parte 2 – Cap. 4, 5, 6, 13 e 14: Designing Movement Experiences and Tasks”, “Task resentation”, “Content Analysis and Development, ‘’Observation and Analysis of Instruction”

“Tools for the analysis of instruction, do livro: Rink. J. E. (1993). Teaching Physical Education for Learning. St. Louis, Missouri: Mosby-Year Book, Inc.) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão coletiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

 

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão.



Rink. J. E. (1993). Teaching Physical Education for Learning. St. Louis, Missouri: Mosby-Year Book, Inc.