Sumários

Da Formação Desportiva ao Coaching Desportivo – parte IV

3 Dezembro 2021, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Da Formação Desportiva ao Coaching Desportivo – parte IV

- Identificar e trabalhar emoções em desporto;

- A violência e a agressividade no desporto;

- Questões éticas no desporto: o uso de PES (performance-enhancing substances/substâncias que melhoram o desempenho);

- Treino e rendimento e relações com os conceitos de overreaching, overtraining, droupout, Withdrawal e burnout.



Ferreira, V. & Januário, N. (2019). Variability of Athletes' Perception of Their Coaches and the Importance of This Image in Their Relations. IOSR Journal of Sports and Physical Education (IOSR-JSPE). 6(6), 33-36.


O Modelo Desenvolvimental de Rink (Parte A e B)

2 Dezembro 2021, 09:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 9:

Apresentação do tema ‘O Modelo Desenvolvimental de Rink (Parte A e B)

(Parte 2 – Cap. 4, 5, 6, 13 e 14: Designing Movement Experiences and Tasks”, “Task resentation”, “Content Analysis and Development, ‘’Observation and Analysis of Instruction”

“Tools for the analysis of instruction, do livro: Rink. J. E. (1993). Teaching Physical Education for Learning. St. Louis, Missouri: Mosby-Year Book, Inc.) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão coletiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

 

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão.




Rink. J. E. (1993). Teaching Physical Education for Learning. St. Louis, Missouri: Mosby-Year Book, Inc. 


O Modelo de Educação Desportiva

26 Novembro 2021, 09:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 8:

Apresentação do tema ‘O Modelo de Educação Desportiva (Parte 2 – Cap. 10: The Sport Education Model (learning to become competence, literate, and enthusiastic sportspersons, do livro: Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão coletiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

 

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão.



Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA


Da Formação Desportiva ao Coaching Desportivo – parte III

26 Novembro 2021, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Da Formação Desportiva ao Coaching Desportivo – parte III

- O comportamento como emoção e o sentimento;

- As inteligências múltiplas;

- A inteligência cultural;

- A identidade global;

- A inteligência cultural e a identidade global;

- Referência aos conceitos de interculturalidade, multiculturalidade e transculturalidade;

- Inteligência intercultural;

- Ética, deontologia e pedagogia;

- Inteligência emocional;

- Referência às estratégias cognitivas em/para o desporto.


Ferreira, V.; Januário, N.; Martins, P.; Ayala, A.; Gonçalves, A.; Sousa, E. & Machado, A.R. (2018). Atitudes Face ao Desporto e Comportamentos Agressivos: comparação entre Andebolistas e Basquetebolistas. Eduser - Revista de Educação, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 18-34, dec. 2018. ISSN 1645-4774. Disponível em: <https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/104>.

Cruz, A.S.; Carvalho, D.; Queiroz, S.; Ferreira, V.; Biscaia, R.; Vitorino, A. & Dias, T. (2017). Empowerment e Necessidades psicológicas Básicas Considerando o Nível de Escolaridade, o Género e a Prática Desportiva. Medi@ções – revista OnLine do Instituto Politécnico de Setúbal, 5 (2), 112-128


O Modelo de Educação Desportiva

25 Novembro 2021, 09:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 8:

Apresentação do tema ‘O Modelo de Educação Desportiva (Parte 2 – Cap. 10: The Sport Education Model (learning to become competence, literate, and enthusiastic sportspersons, do livro: Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão coletiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

 

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão.\


Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA