Sumários
Da Formação Desportiva ao Coaching Desportivo – parte IV
3 Dezembro 2021, 08:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Da Formação Desportiva ao Coaching Desportivo – parte IV
- Identificar e trabalhar emoções em desporto;
- A violência e a agressividade no desporto;
- Questões éticas no desporto: o uso de PES (performance-enhancing substances/substâncias que melhoram o desempenho);
- Treino e rendimento e relações com os conceitos de overreaching, overtraining, droupout, Withdrawal e burnout.
Ferreira, V. & Januário, N. (2019). Variability of Athletes' Perception of Their Coaches and the Importance of This Image in Their Relations. IOSR Journal of Sports and Physical Education (IOSR-JSPE). 6(6), 33-36.
O Modelo Desenvolvimental de Rink (Parte A e B)
2 Dezembro 2021, 09:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Tema 9:
Apresentação do tema ‘O Modelo Desenvolvimental de Rink (Parte A e B)
(Parte 2 – Cap. 4, 5, 6, 13 e 14: Designing Movement Experiences and Tasks”, “Task resentation”, “Content Analysis and Development, ‘’Observation and Analysis of Instruction”
“Tools for the analysis of instruction, do livro: Rink. J. E. (1993). Teaching Physical Education for Learning. St. Louis, Missouri: Mosby-Year Book, Inc.) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão coletiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).
Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão.
Rink. J. E. (1993). Teaching Physical Education for Learning. St. Louis, Missouri: Mosby-Year Book, Inc.
O Modelo de Educação Desportiva
26 Novembro 2021, 09:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Tema 8:
Apresentação do tema ‘O Modelo de Educação Desportiva (Parte 2 – Cap. 10: The Sport Education Model (learning to become competence, literate, and enthusiastic sportspersons, do livro: Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão coletiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).
Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão.
Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA
Da Formação Desportiva ao Coaching Desportivo – parte III
26 Novembro 2021, 08:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Da Formação Desportiva ao Coaching Desportivo – parte III
- O comportamento como emoção e o sentimento;
- As inteligências múltiplas;
- A inteligência cultural;
- A identidade global;
- A inteligência cultural e a identidade global;
- Referência aos conceitos de interculturalidade, multiculturalidade e transculturalidade;
- Inteligência intercultural;
- Ética, deontologia e pedagogia;
- Inteligência emocional;
Ferreira, V.; Januário, N.; Martins, P.; Ayala, A.; Gonçalves, A.; Sousa, E. & Machado, A.R. (2018). Atitudes Face ao Desporto e Comportamentos Agressivos: comparação entre Andebolistas e Basquetebolistas. Eduser - Revista de Educação, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 18-34, dec. 2018. ISSN 1645-4774. Disponível em: <https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/104>.
Cruz, A.S.; Carvalho, D.; Queiroz, S.; Ferreira, V.; Biscaia, R.; Vitorino, A. & Dias, T. (2017). Empowerment e Necessidades psicológicas Básicas Considerando o Nível de Escolaridade, o Género e a Prática Desportiva. Medi@ções – revista OnLine do Instituto Politécnico de Setúbal, 5 (2), 112-128
O Modelo de Educação Desportiva
25 Novembro 2021, 09:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Tema 8:
Apresentação do tema ‘O Modelo de Educação Desportiva (Parte 2 – Cap. 10: The Sport Education Model (learning to become competence, literate, and enthusiastic sportspersons, do livro: Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão coletiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).
Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão.\
Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA