Sumários

Técnica, Propriocepção e Coordenação para Dançar

18 Janeiro 2022, 14:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- As técnicas de dança e a importância do treino suplementar, nomeadamente do chamado treino propriocetivo. O desenvolvimento das habilidades motoras e as capacidades coordenativas específicas do comportamento motor em dança.

- Os objetivos do treino técnico. Especialização e formação multidisciplinar. Limites da adaptabilidade motora. Noção de habilidade motora em dança. Aquisição, aplicação e aperfeiçoamento. Observação do movimento e análise de erros.

- Treino das capacidades coordenativas. A avaliação da técnica através da análise de habilidades-critério.

 

Bibliografia

- Xarez, L. (2012). Treino em Dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH.


Força

14 Janeiro 2022, 15:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Sessão realizada na sala de exercício centrada no fortalecimento muscular específico para a dança.

- Treino em circuito (continuação): grupos de 2 por cada exercício e equipamento.


Força

11 Janeiro 2022, 15:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Sessão realizada na sala de exercício centrada no fortalecimento muscular específico para a dança.

- Treino em circuito (continuação): grupos de 2 por cada exercício e equipamento.


Capacidades Coordenativas

11 Janeiro 2022, 14:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Identificação das capacidades coordenativas necessárias ao ato de dançar. Situações de dança exemplificativas de cada uma das suas componentes.

- Coordenação motora e capacidades coordenativas: ritmo, equilíbrio, combinação, reação, orientação espacial, diferenciação segmentar. Tipos de coordenação: intramuscular, intermuscular, intersegmentar e interpessoal. Determinantes das capacidades coordenativas.

- O controlo motor nas habilidades motoras complexas do movimento dançado e a treinabilidade das capacidades coordenativas.

 

Bibliografia

- Xarez, L. (2012).Treino em Dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 10).

- Xarez, L. (2013). Entrainment in Ballroom Dances: The Influence of the Pair in the Synchronization with the Music. International Symposium on Performance Science (ISPS), Vienna, Austria, 28-31 August. A. Williamon & W. Goebl (Eds). Proceedings of the ISPS 2013, pp.141-145. Brussels, Belgium: European Association of Conservatoires (AEC), Brussels, Belgium. ISBN 9782960137804.

- Xarez, L. (2011). Dances of Cape Verde: Tempo, Preferences and Entrainment. International Symposium on Performance Science (ISPS), Toronto, Canada, 24-27 August. A. Williamon, D. Edwards & L. Bartel (Eds). Proceedings of the ISPS 2011, pp.209-214. Utrecht, The Netherlands: Association Europpéenne des Conservatoires (AEC). ISBN 9789490306021.


Revisões

17 Dezembro 2021, 15:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Sessão realizada via zoom, com esclarecimento dos conceitos apreendidos até aqui, centrado essencialmente nos tópicos da força e flexibilidade. 

- Visionamento de vídeos sobre o trabalho físico na escola e na companhia profissional do Royal Ballet.