Sumários
Força
14 Dezembro 2021, 15:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Sessão realizada na sala de exercício centrada no fortalecimento muscular específico para a dança.
- Treino em circuito (continuação): grupos de 2 por cada exercício e equipamento.
Força
14 Dezembro 2021, 14:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Introdução ao estudo da força aplicada a situações de dança. Nomenclatura. A sua importância para a execução de grande parte das habilidades técnicas da dança (skills).
- Conceitos básicos. Ações estáticas (isométricas) e dinâmicas (concêntricas e excêntricas). Ciclo de alongamento-encurtamento. Recrutamento de unidades motoras. A via “nervosa” e a via “hipertrófica” para desenvolvimento da força.
- Fatores que influenciam a produção de força. Idade, sexo e nível de atividade física. Tipos de força. Classificações existentes. Força máxima, rápida, de resistência e reativa.
- Identificação de situações de dança (aulas, ensaios, espetáculos) em que esta qualidade se manifesta. Exemplos: lifts, developpés, grand battements, impulsão nos saltos e desequilíbrios musculares.
Bibliografia
- Rodrigues, L.X. e Carvalheiro, S. (2008). Supplemental training to improve dance technique: The example of “frontal fall” skill. Proceedings of the ECSS – Europeen College of Sports Sciences, (p.277). Estoril.
- Watkins, A. & Clarkson, P. (1998). Dancing Longer Dancing Stronger: a Dancer’s Guide to Improving Technique and Preventing Injury. Hightstown: Princeton Book Company Publishers.
- Xarez, L. (2012).Treino em Dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH.
Força
10 Dezembro 2021, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Sessão realizada na sala de exercício (continuação), centrada no fortalecimento muscular específico para a dança. A força de determinados grupos musculares dos membros inferiores e a sua relação com a execução de determinadas habilidades técnicas. A noção de uma repetição máxima
- Orientações básicas sobre a utilização das máquinas e o trabalho muscular: posicionamento (aplicação biomecânica), respiração, número de repetições, séries, intervalo, frequência. Utilização dos equipamentos da sala de exercício para trabalho individualizado de avaliação e prescrição de força para determinados grupos musculares.
- Treino em circuito: grupos de 2 por cada equipamento.
Força
7 Dezembro 2021, 15:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Sessão realizada na sala de exercício, centrada no fortalecimento muscular específico para a dança. A força de determinados grupos musculares do tronco e membros superiores e a sua relação com a execução de determinadas habilidades técnicas. A noção de uma repetição máxima.
- Orientações básicas sobre a utilização das máquinas e o trabalho muscular: posicionamento (aplicação biomecânica), respiração, número de repetições, séries, intervalo, frequência.
- Treino em circuito: grupos de 2 por cada equipamento.
Flexibilidade
7 Dezembro 2021, 14:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Introdução ao estudo da flexibilidade aplicada a situações de dança. Nomenclatura. Hipermobilidade e hipomobilidade. A sua importância para a execução de grande parte das habilidades técnicas da dança (skills).
- Fatores que influenciam a flexibilidade. Papel do tecido muscular e sua elasticidade. As estruturas não elásticas (ligamentos, tendões, articulações). Idade, sexo e nível de atividade física.
- Tipos de flexibilidade. Classificações existentes. Avaliação da flexibilidade. Métodos de treino desta capacidade. Exercícios exemplificativos dos métodos passivo, dinâmico e PNF.
Bibliografia
- Deighan, M. (2005). Flexibility in Dance. Journal of Dance Medicine and Science, 9, 1, 13-17.
- Freitas, S. R. (2010). Flexibilidade e Alongamento: um Modelo Taxonómico. Santo António dos Cavaleiros: Gnosies.
- McCormack, M. (2010). Teaching the Hypermobile Dancer. The IADMS Bulletin for Teachers, 2, 1, 5-8.
- Watkins, A. & Clarkson, P. (1998). Dancing Longer Dancing Stronger: a Dancer’s Guide to Improving Technique and Preventing Injury. Hightstown: Princeton Book Company Publishers.
- Wyon, M. (2010). Stretching for Dance. The IADMS Bulletin for Teachers, 2, 1, 9-12.
- Xarez, L. (2012).Treino em Dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH.